Podemos afirmar que a NBR 6492 – Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos, é uma norma essencial para a elaboração dos desenhos de arquitetura. Ela é extremamente útil, pois trata de assuntos essenciais para as representações de peças básicas como planta, corte, fachada (elevações), detalhes, etc. Ela aborda também as fases do projeto, além dos documentos necessários para sua apresentação e aprovação junto aos órgãos públicos. Somada às regras de representação gráfica dos elementos constituintes de uma edificação, ela exemplifica as situações mais relevantes, sendo assim, uma consulta obrigatória para que você consiga criar, ler e interpretar o desenho técnico de arquitetura.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
As linhas de representação, a partir de espessuras e continuidades, são empregadas para expressar significados, com objetivo de representar e distinguir os elementos desenhados.
As hachuras devem aparecer nos desenhos de plantas, mas são menos comuns na representação dos cortes e detalhamentos, e em alguns desenhos, você pode indicar as dimensões através de cotas.
Os materiais mais usados devem respeitar uma convenção de representação, através do desenho de hachuras, ainda que não seja a NBR 6492 que apresente esses modelos.