Poluição térmica
A poluição térmica ocorre quando a água utilizada na refrigeração de usinas que geram eletricidade é lançada em um ecossistema aquático (figura 2.07). O aquecimento da água pode prejudicar os animais que não suportam grandes variações de temperatura. Além disso, a quantidade de oxigênio dissolvido na água diminui com o aumento de temperatura, o que pode causar a morte dos seres aeróbios. Para evitar essa poluição, é preciso que o calor da água seja dissipado em poços artificiais.
Possíveis soluções
Ainda que seja possível a limpeza dos rios poluídos, esse processo pode ser demorado e caro. Por isso, o melhor é não poluir. Vejamos algumas medidas que podem ser adotadas.
-
Proibição do lançamento de produtos químicos na água, multando indústrias poluidoras. Metais pesados não devem ser lançados na água, mas armazenados e reaproveitados. É preciso também evitar que baterias com chumbo, mercúrio e cádmio sejam misturadas com o lixo comum. Por lei, os fabricantes têm de implantar um programa de coleta e transporte de pilhas e baterias usadas, e providenciar a armazenagem ou o reaproveitamento dos metais pesados.
-
Controle da poluição nos garimpos, com a utilização de tecnologias mais modernas e de aparelhos que reaproveitam o mercúrio.
-
Fiscalização da exploração, do transporte e da distribuição de petróleo. Em caso de vazamento, devem-se utilizar técnicas para conter o óleo, removê-lo por meio de barcos com aparelhos de sucção, usar materiais que absorvam o petróleo, etc.
-
Melhoria do saneamento básico, aumentando a rede de esgoto.
-
Uso correto de fertilizantes e adubos para diminuir a eutrofização.