Possivelmente, o que leva muitos hipnólogos sem formação ou mesmo com graduação na área de saúde a acreditarem que, por meio do estado de transe, basta fazer a pessoa manter contato com sua inconsciência para que melhorias na saúde possam acontecer? Qual(is) das alternativas a seguir, vivencialmente, pode(m) explicar tal fenômeno?
I. Em dado momento, tivemos uma experiência pessoal com a hipnose que foi fantástica, trazendo para a consciência do paciente de forma surpreendente memórias inconscientes. Muitas vezes, o conceito correto de inconsciente não fora estudado nem assimilado de forma precisa como preconizado pela teoria psicanalítica por parte do hipnólogo.
II. A experiência pessoal e profissional com a hipnose é gratificante e, por vezes, empolgante, pois normalmente os pacientes relatam o quanto a experiência terapêutica com hipnose faz bem, deixando a pessoa mais relaxada, calma e possibilitando a melhora do problema demandado a partir do acesso de conteúdos inconscientes.
III. A hipnose é uma ferramenta muito interessante e aplicada há séculos, que possibilita ao cliente e terapeuta vivenciarem experiências significativas, principalmente sobre a melhora do estado de saúde, mas o desespero acadêmico de muitos profissionais permite a ingenuidade intelectual de querer generalizar tais experiências fascinantes sem submeter tal ato terapêutico ao escrutínio científico, seja na modalidade quantitativa, qualitativa ou mista.
Assinale a alternativa correta.
Selecione a resposta:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) Apenas a afirmativa I está correta.
C) Apenas a afirmativa II está correta.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
E) As afirmativas I e III estão corretas.