[...]
PRATA, Antonio. Murundu polissêmico. Folha de S.Paulo. 16 jan. 2013. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2013/01/1215497-murundu-polissemico. shtml?origin=uol>. Acesso em: 25 jun. 2020. (Fragmento).
- Como você resumiria o assunto tratado nessa crônica?
✓ Explique de que maneira o título sugere para o leitor a opinião de Antonio Prata a respeito desse assunto.
- No primeiro parágrafo, o autor faz referência a uma palavra da língua para exemplificar a questão abordada no texto. Qual é essa palavra e o que significa?
↓ Em seu caderno, transcreva as passagens desse parágrafo em que o autor deixa clara a sua opinião sobre a questão tratada.
- Em seu texto, Antonio Prata faz uma sugestão equivocada em relação ao que os gramáticos poderiam fazer a respeito dessa questão. Que sugestão é essa?
a) Qual é o impedimento que ele mesmo vê para que sua sugestão seja posta em prática?
b) Por que podemos qualificar como equivocada a proposta de Antonio Prata?
- A partir do terceiro parágrafo, o texto apresenta outras palavras polissêmicas. Identifique-as, explicando seus diferentes sentidos. Caso seja necessário, pesquise o significado dessas palavras no dicionário.
- Qual é a estratégia utilizada pelo autor, nesses parágrafos, para provar que a multiplicidade de sentidos de uma mesma palavra pode causar confusão? Justifique.