Pressão segundo o dicionário (Aurélio) é o ato ou efeito de comprimir ou apertar. No sentido figurado, significa influência constrangedora e coercitiva.
Talvez seja este o sentido que mais se conheça. Os que já passaram por isso sabem exatamente do que falo e conhecem também as consequências para o organismo. Cada indivíduo reage a seu modo. Pode ser que o leitor não esteja sofrendo coação, mas está seguramente sob pressão. Estamos todos. Vamos ver como é isso. [...]
Diariamente estamos pressionando ou sendo pressionados, cientificamente falando. Quando caminhamos, por exemplo, nossos pés apertam o solo.
O sangue exerce pressão sobre as paredes das artérias (pressão arterial), para ficar somente em dois exemplos. Mas, será que temos inovações tecnológicas?
Importantes desenvolvimentos surgiram do entendimento do conceito de pressão. Usamos, por exemplo, a diferença de pressão, vinculada à velocidade distinta do ar na parte superior e inferior da asa de uma aeronave, para dar sustentação ao avião. Usamos da propriedade específica que alguns sólidos apresentam para fazer os microfones, o sistema de imagem médica (ultras- sonografia), entre uma vasta gama de outras aplicações.
Como se pôde ver, estamos todos sob pressão, mas também pressionando!