Download the Guru IA app
Android and iOS

Aluno
PRIMEIRA QUESTÃO: A farmacodinâmica é um termo utilizado par...
PRIMEIRA QUESTÃO:
A farmacodinâmica é um termo utilizado para descrever os efeitos de uma droga (fármaco) no corpo, podendo ser quantificada pela relação entre a dose (concentração) do fármaco e a resposta do organismo a tal fármaco. Sobre a dose-resposta graduada, assinale a afirmativa CORRETA.
a) A eficácia refere-se à resposta mínima produzida pelo fármaco.
b) Alguns fármacos são capazes de produzir uma resposta máxima quando menos de 100% de seus receptores estão ocupados.
c) Em relação à potência de um fármaco está se refere à concentração em que o fármaco produz 25% de sua resposta máxima.
d) Representa graficamente a fração da população que responde a determinada dose de um fármaco como função da dose deste fármaco.
SEGUNDA QUESTÃO:
Sobre a farmacodinâmica, ou seja, a ação dos medicamentos nos sistemas do corpo humano, assinale a alternativa CORRETA:
a) A potência (força) refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial. Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais eficiente que o medicamento B.
b) A potência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial). Por exemplo, o diurético furosemida elimina uma quantidade muito maior de sal e de água através da urina do que o diurético hidroclorotiazida. Por isso, a furosemida tem maior potência do que a hidroclorotiazida.
c) A maioria das interações entre um medicamento e um receptor ou entre um medicamento e uma enzima é irreversível, ou seja, depois de algum tempo, o medicamento permanece acoplado ao receptor ou enzima, que produzindo um efeito prolongado, que pode durar dias, meses ou até anos.
d) Por outro lado, medicamentos que bloqueiam os receptores (agonistas) devem se ligar aos mesmos de forma eficaz, mas têm pouca ou nenhuma atividade intrínseca, porque a sua função é a de impedir a interação de um antagonista com os seus receptores.
e) Em alguns casos, a interação do medicamento com o receptor ou enzima é, em grande parte, irreversível e o efeito do medicamento persiste até que o organismo produza mais enzimas. Por exemplo, o omeprazol, um medicamento utilizado no tratamento de refluxo gastroesofágico e úlceras, inibe, de forma irreversível, uma enzima envolvida na secreção de ácido gástrico.
TERCEIRA QUESTÃO:
Acerca da farmacodinâmica, julgue as frases abaixo.
I. As curvas de concentração-efeito mostram como a intensidade dos efeitos de um medicamento está relacionada à sua concentração no local de ação. Essas curvas são úteis para determinar a faixa terapêutica, onde os benefícios são maximizados e os efeitos adversos são minimizados.
II. Muitos medicamentos exercem seus efeitos através da interação com proteínas específicas chamados receptores. Esses receptores podem estar localizados na superfície celular, no citoplasma ou no núcleo das células. A ligação do medicamento ao receptor desencadeia uma série de eventos que resultam nos efeitos observados.
III. Os medicamentos podem agir de diversas maneiras, como agonistas (boqueiam os receptores), antagonistas (ativam os receptores), inibidores enzimáticos (interferem nas reações químicas celulares), entre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
a) I, II e III.
b) Apenas, I e II.
c) Apenas, II e III.
d) Apenas, I e III.
e) Apenas, III.
QUARTA QUESTÃO:
As interações medicamentosas são problemas relacionados à utilização de fármacos pelo paciente e podem ser evitadas por meio de análises farmacêuticas. As interações que descrevem a interferência de medicamentos ou alimentos nos processos de absorção e distribuição, no metabolismo ou na excreção de outros fármacos são classificadas como:
a) farmacointerativas
b) farmacodinâmicas
c) farmacocinéticas
d) farmacoreativas
QUINTA QUESTÃO:
Quanto à administração de medicamentos, é CORRETO afirmar que a:
a) Dose de manutenção é a dose necessária para manter os níveis desejáveis de medicamento na corrente sanguínea e nos tecidos.
b) Dose tóxica é a maior quantidade de droga capaz de produzir efeito terapêutico sem apresentar efeitos indesejáveis.
c) Dose letal é a quantidade de medicamento capaz de causar sequelas ao paciente.
d) Dose máxima é a quantidade de uma droga que ultrapassa a dosagem terapêutica e que causa perturbações, até mesmo de muita gravidade.
e) Dose pediátrica é sempre a metade da dose feita em adulto.
SEXTA QUESTÃO:
Farmacologia é a ciência que estuda as drogas e os resultados da interação de um composto químico com um sistema biológico. Sobre os conceitos básicos de farmacologia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os fármacos atuam sobre proteínas-alvo, que podem ser enzimas, transportadoras, canais de íons ou receptores.
b) Nenhum fármaco é totalmente específico nas suas ações.
c) Quanto maior a afinidade do fármaco pelo receptor, menor a concentração em que produz determinado efeito.
d) Quando dois fármacos se ligam ao mesmo receptor exercendo efeitos contrários, podese afirmar que os mesmos são agonistas competitivos.
e) Um fármaco é uma substância química que afeta a função fisiológica de modo específico.
SÉTIMA QUESTÃO:
O chamado sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos, cuja resposta resultante é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles. O tipo de sinergismo que pode ocorrer com medicamentos que atuam em diferentes receptores farmacológicos é denominado?
a) Sinergismo antagônico.
b) Sinergismo aditivo.
c) Sinergismo por somação.
d) Sinergismo por potencialização.
OITAVA QUESTÃO:
Marque a alternativa CORRETA sobre antagonismo competitivo irreversível:
a) O antagonista bloqueia, em algum ponto, a cadeia de eventos que leva à produção de uma resposta pelo agonista.
b) Ocorre com fármacos dotados de grupos reativos que formam ligações covalentes com o receptor.
c) O antagonista reduz efetivamente a concentração do fármaco ativo em seu local de ação.
d) Duas substâncias se combinam em solução, de modo que o efeito do fármaco ativo é perdido.
NONA QUESTÃO:
O chamado sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos, cuja resposta resultante é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles. O tipo de sinergismo que pode ocorrer com medicamentos que atuam em diferentes receptores farmacológicos é denominado?
a) Sinergismo antagônico.
b) Sinergismo aditivo.
c) Sinergismo por somação.
d) Sinergismo por potencialização.
DÉCIMA QUESTÃO:
Assinale a alternativa que representa a resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação de um medicamento com outros, a qual também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças.
a) Evento Adverso.
b) Perfil de Segurança e Eficácia.
c) Intoxicação Medicamentosa.
d) Interação Medicamentosa.
DÉCIMA PRIMEIRA QUESTÃO:
A definição, “Ocorrem quando fármacos de efeitos semelhantes ou contrários são administrados conjuntamente. Fármacos de ações semelhantes podem apresentar um efeito sinérgico, ao passo que a coadministração dos que apresentam ações contrárias pode resultar em antagonismo. Tais interações independem da ocorrência de ligação a um mesmo sítio receptor” refere-se a:
a) Interações farmacocinéticas.
b) Interações fármaco-alimentos.
c) Interações farmacodinâmicas.
d) Reação adversa a medicamentos.
DÉCIMA SEGUNDA QUESTÃO:
A farmacologia estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos. A farmacologia é uma peça essencial para os profissionais de saúde que trabalham, seja de forma direta ou indiretamente com as prescrições médicas. O conhecimento da farmacologia se faz necessário para compreender como o fármaco age no organismo e, ao mesmo tempo, o que o organismo faz com ele.
(Entendendo a Farmacologia: Conceitos Básicos. Santos et al., 2015. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 28, jul./set. 2015, ISSN 2318-2083. Eletrônico.)
De uma maneira geral, a farmacodinâmica possui como objetivo fundamental o estudo
a) da análise quantitativa dos processos de absorção dos fármacos.
b) do destino dos fármacos no organismo por meio de modelos matemáticos.
c) dos efeitos fisiológicos, bioquímicos, comportamentais dos fármacos, bem como o seu mecanismo de ação.
d) das propriedades que determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do medicamento no organismo.
DÉCIMA TERCEIRA QUESTÃO:
Quando uma molécula se liga em um receptor a célula pode apresentar alterações no seu comportamento que desencadeiam uma resposta tecidual, entretanto, a ocupação de um receptor por uma molécula de um fármaco pode ou não resultar em resposta (RANG et. al, 2020). Assinale a alternativa que corresponde ao termo utilizado quando o receptor é afetado pela molécula ligada a ele, de tal modo que altera o comportamento da célula levando à uma resposta tecidual.
a) Ativação.
b) Interação.
c) Especificidade.
d) Seletividade.
e) Atenuação.
DÉCIMA QUARTA QUESTÃO:
São fatores internos constitucionais que interferem na absorção da droga, EXCETO:
Alternativas
a) Idade
b) Espécie (raça)
c) Peso corporal
d) Fator genético
e) Estado nutricional
PRIMEIRA QUESTÃO: A farmacodinâmica é um termo utilizado para descrever os efeitos de uma droga (fármaco) no corpo, podendo ser quantificada pela relação entre a dose (concentração) do fármaco e a resposta do organismo a tal fármaco. Sobre a dose-resposta graduada, assinale a afirmativa CORRETA. a) A eficácia refere-se à resposta mínima produzida pelo fármaco. b) Alguns fármacos são capazes de produzir uma resposta máxima quando menos de 100% de seus receptores estão ocupados. c) Em relação à potência de um fármaco está se refere à concentração em que o fármaco produz 25% de sua resposta máxima. d) Representa graficamente a fração da população que responde a determinada dose de um fármaco como função da dose deste fármaco.
SEGUNDA QUESTÃO:
Sobre a farmacodinâmica, ou seja, a ação dos medicamentos nos sistemas do corpo humano, assinale a alternativa CORRETA:
a) A potência (força) refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial. Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais eficiente que o medicamento B.
b) A potência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial). Por exemplo, o diurético furosemida elimina uma quantidade muito maior de sal e de água através da urina do que o diurético hidroclorotiazida. Por isso, a furosemida tem maior potência do que a hidroclorotiazida.
c) A maioria das interações entre um medicamento e um receptor ou entre um medicamento e uma enzima é irreversível, ou seja, depois de algum tempo, o medicamento permanece acoplado ao receptor ou enzima, que produzindo um efeito prolongado, que pode durar dias, meses ou até anos.
d) Por outro lado, medicamentos que bloqueiam os receptores (agonistas) devem se ligar aos mesmos de forma eficaz, mas têm pouca ou nenhuma atividade intrínseca, porque a sua função é a de impedir a interação de um antagonista com os seus receptores.
e) Em alguns casos, a interação do medicamento com o receptor ou enzima é, em grande parte, irreversível e o efeito do medicamento persiste até que o organismo produza mais enzimas. Por exemplo, o omeprazol, um medicamento utilizado no tratamento de refluxo gastroesofágico e úlceras, inibe, de forma irreversível, uma enzima envolvida na secreção de ácido gástrico.
TERCEIRA QUESTÃO: Acerca da farmacodinâmica, julgue as frases abaixo. I. As curvas de concentração-efeito mostram como a intensidade dos efeitos de um medicamento está relacionada à sua concentração no local de ação. Essas curvas são úteis para determinar a faixa terapêutica, onde os benefícios são maximizados e os efeitos adversos são minimizados. II. Muitos medicamentos exercem seus efeitos através da interação com proteínas específicas chamados receptores. Esses receptores podem estar localizados na superfície celular, no citoplasma ou no núcleo das células. A ligação do medicamento ao receptor desencadeia uma série de eventos que resultam nos efeitos observados. III. Os medicamentos podem agir de diversas maneiras, como agonistas (boqueiam os receptores), antagonistas (ativam os receptores), inibidores enzimáticos (interferem nas reações químicas celulares), entre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
a) I, II e III. b) Apenas, I e II. c) Apenas, II e III. d) Apenas, I e III. e) Apenas, III.
QUARTA QUESTÃO: As interações medicamentosas são problemas relacionados à utilização de fármacos pelo paciente e podem ser evitadas por meio de análises farmacêuticas. As interações que descrevem a interferência de medicamentos ou alimentos nos processos de absorção e distribuição, no metabolismo ou na excreção de outros fármacos são classificadas como: a) farmacointerativas b) farmacodinâmicas c) farmacocinéticas d) farmacoreativas
QUINTA QUESTÃO: Quanto à administração de medicamentos, é CORRETO afirmar que a: a) Dose de manutenção é a dose necessária para manter os níveis desejáveis de medicamento na corrente sanguínea e nos tecidos. b) Dose tóxica é a maior quantidade de droga capaz de produzir efeito terapêutico sem apresentar efeitos indesejáveis. c) Dose letal é a quantidade de medicamento capaz de causar sequelas ao paciente. d) Dose máxima é a quantidade de uma droga que ultrapassa a dosagem terapêutica e que causa perturbações, até mesmo de muita gravidade. e) Dose pediátrica é sempre a metade da dose feita em adulto.
SEXTA QUESTÃO: Farmacologia é a ciência que estuda as drogas e os resultados da interação de um composto químico com um sistema biológico. Sobre os conceitos básicos de farmacologia, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os fármacos atuam sobre proteínas-alvo, que podem ser enzimas, transportadoras, canais de íons ou receptores. b) Nenhum fármaco é totalmente específico nas suas ações. c) Quanto maior a afinidade do fármaco pelo receptor, menor a concentração em que produz determinado efeito. d) Quando dois fármacos se ligam ao mesmo receptor exercendo efeitos contrários, podese afirmar que os mesmos são agonistas competitivos. e) Um fármaco é uma substância química que afeta a função fisiológica de modo específico.
SÉTIMA QUESTÃO: O chamado sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos, cuja resposta resultante é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles. O tipo de sinergismo que pode ocorrer com medicamentos que atuam em diferentes receptores farmacológicos é denominado? a) Sinergismo antagônico. b) Sinergismo aditivo. c) Sinergismo por somação. d) Sinergismo por potencialização.
OITAVA QUESTÃO: Marque a alternativa CORRETA sobre antagonismo competitivo irreversível: a) O antagonista bloqueia, em algum ponto, a cadeia de eventos que leva à produção de uma resposta pelo agonista. b) Ocorre com fármacos dotados de grupos reativos que formam ligações covalentes com o receptor. c) O antagonista reduz efetivamente a concentração do fármaco ativo em seu local de ação. d) Duas substâncias se combinam em solução, de modo que o efeito do fármaco ativo é perdido.
NONA QUESTÃO: O chamado sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos, cuja resposta resultante é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles. O tipo de sinergismo que pode ocorrer com medicamentos que atuam em diferentes receptores farmacológicos é denominado?
a) Sinergismo antagônico. b) Sinergismo aditivo. c) Sinergismo por somação. d) Sinergismo por potencialização.
DÉCIMA QUESTÃO: Assinale a alternativa que representa a resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação de um medicamento com outros, a qual também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças. a) Evento Adverso. b) Perfil de Segurança e Eficácia. c) Intoxicação Medicamentosa. d) Interação Medicamentosa.
DÉCIMA PRIMEIRA QUESTÃO: A definição, “Ocorrem quando fármacos de efeitos semelhantes ou contrários são administrados conjuntamente. Fármacos de ações semelhantes podem apresentar um efeito sinérgico, ao passo que a coadministração dos que apresentam ações contrárias pode resultar em antagonismo. Tais interações independem da ocorrência de ligação a um mesmo sítio receptor” refere-se a: a) Interações farmacocinéticas. b) Interações fármaco-alimentos. c) Interações farmacodinâmicas. d) Reação adversa a medicamentos.
DÉCIMA SEGUNDA QUESTÃO: A farmacologia estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos. A farmacologia é uma peça essencial para os profissionais de saúde que trabalham, seja de forma direta ou indiretamente com as prescrições médicas. O conhecimento da farmacologia se faz necessário para compreender como o fármaco age no organismo e, ao mesmo tempo, o que o organismo faz com ele. (Entendendo a Farmacologia: Conceitos Básicos. Santos et al., 2015. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 28, jul./set. 2015, ISSN 2318-2083. Eletrônico.) De uma maneira geral, a farmacodinâmica possui como objetivo fundamental o estudo a) da análise quantitativa dos processos de absorção dos fármacos. b) do destino dos fármacos no organismo por meio de modelos matemáticos. c) dos efeitos fisiológicos, bioquímicos, comportamentais dos fármacos, bem como o seu mecanismo de ação. d) das propriedades que determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do medicamento no organismo.
DÉCIMA TERCEIRA QUESTÃO: Quando uma molécula se liga em um receptor a célula pode apresentar alterações no seu comportamento que desencadeiam uma resposta tecidual, entretanto, a ocupação de um receptor por uma molécula de um fármaco pode ou não resultar em resposta (RANG et. al, 2020). Assinale a alternativa que corresponde ao termo utilizado quando o receptor é afetado pela molécula ligada a ele, de tal modo que altera o comportamento da célula levando à uma resposta tecidual. a) Ativação. b) Interação. c) Especificidade. d) Seletividade. e) Atenuação.
DÉCIMA QUARTA QUESTÃO: São fatores internos constitucionais que interferem na absorção da droga, EXCETO: Alternativas
a) Idade b) Espécie (raça) c) Peso corporal d) Fator genético e) Estado nutricional