Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo
Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria, o mundo se encontrava bipolarizado entre os Estados Unidos, capitalista, e a União Soviética, socialista. A rivalidade entre os países capitalistas e socialistas baseava-se, em grande parte, no desenvolvimento de suas economias e de seus modelos de produção, o que impulsionou as corridas armamentistas e especial.
Nesse contexto de Guerra Fria, o demógrafo francês Alfred Sauvy utilizou o termo Terceiro Mundo, em artigo escrito em 1952, para se referir aos países economicamente mais frágeis e com pouca influência política nas decisões mundiais. Com base nesse conceito, originou uma nova regionalização do mundo, que classificou os países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, como União Soviética, China, Cuba e países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.
A população dos países classificados como Primeiro Mundo apresenta altos níveis de consumo. Na fotografia, o interior de uma loja de departamentos de alto padrão em Reims, França (2021).
Entre as características dos países do Terceiro Mundo, estão as más condições de moradia e a baixa renda da população.