Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

A

Aluno

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais26/08/2024

PROPOSTA DE REDAÇÃO Produzindo uma crônica argumentativa Im...

PROPOSTA DE REDAÇÃO Produzindo uma crônica argumentativa

Imagine que a Letrus decidiu criar um livro que reunirá as melhores crônicas de estudantes de todo o Brasil. Sua escola inscreveu você na seção de Crônicas Argumentativas e você terá a responsabilidade de criar o seu próprio texto autoral nesse gênero. Leia a proposta a seguir, pois nela você encontrará as orientações necessárias para a produção do seu texto: Todos os dias, ao sairmos de casa ou passearmos pela vizinhança, podemos nos deparar com cenas que, à primeira vista, parecem comuns, mas que refletem questões profundas que merecem nossa atenção. Um exemplo disso é a realidade de pessoas em situação de rua. Muitas vezes, essas pessoas são tratadas como lixo e são alvo de retaliação, ignoradas por fundos comerciais e por moradores. É crucial reconhecer que a rua, seja uma moradia temporária ou permanente, abriga milhares de homens, mulheres e crianças, todos enfrentando suas próprias dificuldades. Que ações podem ser tomadas para melhorar essa situação? Qual é o papel do governo e da sociedade civil? Sua tarefa é criar uma crônica argumentativa que aborde essa questão de uma cena cotidiana e argumentar sobre as causas e consequências dessa realidade.

Planejando o texto O planejamento textual é uma parte muito importante do processo de escrita. É nessa etapa que você vai ativar os seus conhecimentos a respeito do gênero discursivo a ser desenvolvido e pensar em como cada um dos elementos são importantes para a construção de uma crônica argumentativa. Portanto, siga as orientações abaixo para planejar a sua crônica argumentativa: a) Pense na situação inicial: A crônica é a observação de uma situação aparentemente comum e a percepção de que ela possui uma dimensão muito mais ampla, que deve ser analisada. Imagine a situação de pessoas morando na rua, sem uma cama para dormir ou um chuveiro para tomar um banho quente. Que sentimentos isso gera em você? Comece sua crônica relatando essa observação. b) Contextualize o seu ponto de vista: Tente entender as causas e consequências dessa situação. Por que há tantas pessoas vivendo nas ruas? Você acredita que esse é um problema público? c) Apresente argumentos: Desenvolva seus argumentos com base em evidências e dados que você conhece. Use exemplos e referências que sustentem sua opinião. d) Conclua com uma reflexão: deve reafirmar a opinião já expressa e apresentar uma solução possível. e) Lembre-se de que todos esses elementos devem estar bem relacionados para que o seu cronômetro leia o que a sua opinião é relevante e deve ser considerada!

Crie uma Crônica Argumentativa seguindo as instruções

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Produzindo uma crônica argumentativa

Imagine que a Letrus decidiu criar um livro que reunirá as melhores crônicas de estudantes de todo o Brasil. Sua escola inscreveu você na seção de Crônicas Argumentativas e você terá a responsabilidade de criar o seu próprio texto autoral nesse gênero. Leia a proposta a seguir, pois nela você encontrará as orientações necessárias para a produção do seu texto:
Todos os dias, ao sairmos de casa ou passearmos pela vizinhança, podemos nos deparar com cenas que, à primeira vista, parecem comuns, mas que refletem questões profundas que merecem nossa atenção. Um exemplo disso é a realidade de pessoas em situação de rua. Muitas vezes, essas pessoas são tratadas como lixo e são alvo de retaliação, ignoradas por fundos comerciais e por moradores.
É crucial reconhecer que a rua, seja uma moradia temporária ou permanente, abriga milhares de homens, mulheres e crianças, todos enfrentando suas próprias dificuldades. Que ações podem ser tomadas para melhorar essa situação? Qual é o papel do governo e da sociedade civil?
Sua tarefa é criar uma crônica argumentativa que aborde essa questão de uma cena cotidiana e argumentar sobre as causas e consequências dessa realidade.

Planejando o texto
O planejamento textual é uma parte muito importante do processo de escrita. É nessa etapa que você vai ativar os seus conhecimentos a respeito do gênero discursivo a ser desenvolvido e pensar em como cada um dos elementos são importantes para a construção de uma crônica argumentativa.
Portanto, siga as orientações abaixo para planejar a sua crônica argumentativa:
a) Pense na situação inicial: A crônica é a observação de uma situação aparentemente comum e a percepção de que ela possui uma dimensão muito mais ampla, que deve ser analisada. Imagine a situação de pessoas morando na rua, sem uma cama para dormir ou um chuveiro para tomar um banho quente. Que sentimentos isso gera em você? Comece sua crônica relatando essa observação.
b) Contextualize o seu ponto de vista: Tente entender as causas e consequências dessa situação. Por que há tantas pessoas vivendo nas ruas? Você acredita que esse é um problema público?
c) Apresente argumentos: Desenvolva seus argumentos com base em evidências e dados que você conhece. Use exemplos e referências que sustentem sua opinião.
d) Conclua com uma reflexão: deve reafirmar a opinião já expressa e apresentar uma solução possível.
e) Lembre-se de que todos esses elementos devem estar bem relacionados para que o seu cronômetro leia o que a sua opinião é relevante e deve ser considerada!
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros