Propriedades gerais e específicas da matéria
Agora sabemos que matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Os livros, os lápis, o ar, a água e nosso corpo são exemplos de matéria. Uma porção limitada de matéria pode ser chamada de corpo. Um corpo produzido pelo ser humano para uma finalidade é denominado objeto.
Propriedades gerais da matéria são aquelas comuns a todo tipo de corpo. A massa, o volume e a impenetrabilidade são exemplos, pois são comuns a todos os corpos, independentemente de sua composição.
Propriedades específicas da matéria são aquelas que dependem do material de que é composto um corpo. A densidade é um exemplo de propriedade específica.
Massa
A massa é a propriedade relacionada com a quantidade de matéria que um corpo possui. A massa dos corpos é medida diretamente por meio de instrumentos chamados balanças. A unidade padrão de medida de massa no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma (kg).
Volume e impenetrabilidade
O volume de um corpo é a medida do espaço que ele ocupa, ou que pode ser determinado pelas suas dimensões. Por exemplo, o volume de um sólido geométrico, como o cubo ou o paralelepípedo, é obtido pela multiplicação das medidas da altura, da largura e da profundidade dele.
Volume de um cubo
Volume = 1 m • 1 m • 1 m = 1 m³ = 1000 L
Representação esquemática de um cubo de 1 m de aresta e o cálculo do seu volume.