Quando Gil Vicente encenava a derradeira peça (1536), já ia alto o processo histórico que levou o povo português a posições jamais alcançadas antes ou depois: O Renascimento.(...)
(...)
Ao teocentrismo medieval opõe-se uma concepção antropocêntrica do mundo, em que “o homem é a medida de todas as coisas”, no redivivo dizer de Protágoras. Ao teologismo de antes contrapõe-se o paganismo, fruto da sensação de pleno gozo da existência, provocada pela vitória do homem sobre a natureza e seus assombramentos : não mais a volúpia de ascender para as alturas, mas sim de estender o olhar até os confins da terra. (...) A mitologia greco-latina, esvaziada de significado religioso ou ético, passa a funcionar apenas como símbolo ou ornamento; em suma: o humano prevalece sobre o divino. A partir da leitura dos textos, assinale a alternativa correta:
Tendo como base a leitura atenta o texto A e observando a tela de Masaccio (TEXTO B), assinale a frase que melhor define aspectos renascentistas na pintura em questão:
Escolha uma opção:
a. A mitologia greco-latina, esvaziada de significado religioso ou ético, passa a funcionar apenas como símbolo ou ornamento.
b. Ao teologismo de antes contrapõe-se o paganismo.
c. em suma: o humano prevalece sobre o divino.
d. Ao teocentrismo medieval opõe-se uma concepção antropocêntrica do mundo.
e. não mais a volúpia de ascender para as alturas, mas sim de estender o olhar até os confins da terra.