QUESTÃO 03 1/2013 Disciplina: ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO Nro. 3
O problema que se coloca ao professor é pensar o aluno dotado de uma identidade construída histórica e socialmente. Daí a importância não só de trazer o seu cotidiano para o interior da escola, mas também a História e o desafio de conhecer e respeitar a diferença cultural e a heterogeneidade de experiências sociais. A escola é uma instituição privilegiada, na medida em que possibilita o contato entre atores com diferentes visões de mundo, podendo promover o seu encontro e a troca de significados e vivências (DAUSTER, Tânia. Construindo pontes - a prática etnográfica e o campo da Educação. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996, p. 70).
De acordo com o texto, a escola, na busca do entendimento da diferença deve:
A) dialogar e buscar aproximar a distância que existe entre o universo escolar e a realidade dos alunos para contribuir na diminuição das desigualdades sociais.
B) reforçar a educação elitista pelo fato dessa ser a dominante e necessária à ascensão social e econômica do indivíduo.
C) buscar uma educação atemporal, isto é, desvinculada de seu contexto histórico e social, pois a educação deve ser a mesma sempre.
D) fortalecer o conteúdo das disciplinas, pois a escola existe para o aprendizado formal e não tem o papel de ser um espaço de sociabilidade.
E) homogeneizar todos os alunos para que esses aprendam igualmente o que é ensinado, sem o reconhecimento de suas diferenças.