Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
QUESTÄO 03 Pangolim: uma fofura em grave perigo de extinçāo ...
QUESTÄO 03
Pangolim: uma fofura em grave perigo de extinçāo
Pangolim (Manis spp.), um mamífero pertencente a uma ordem muito antiga, a Pholidota, que vive em zonas tropicais da Ásia e da Africa, tem um pequeno corpo escamoso, aparentemente duro e forte, mas que se enrola indefeso quando ameaçado. Essa fofura está seriamente em risco de extinção.
[...] Talvez esses animais sejam pouco conhecidos, mas eles sāo os mamiferos mais traficados no mundo.
Apesar de parecerem invencíveis com suas armaduras - têm o corpo coberto de escamas compostas de queratina, sobrepostas umas às outras formando uma espécie de escudo protetor - essa sua característica fisica nāo è suficiente para afastá-los da crueldade dos caçadores.
Há sete espécies diferentes representantes da familia Manidae e todas elas sofrem várias ameaças especialmente de caçadores e contrabandistas. Os pangolins vivem em zonas tropicais da Ásia e da África subsaariana (China, Taiwan, norte da India, Nepal, Butāo, Bangladesh, Myanmar). Todas as espécies sāo classificadas entre altamente vulneráveis e em risco de extinção.
Os pangolins sāo muito cobiçados porque sāo considerados uma iguaria da culinária asiática. Mas nāo só por isso. Eles também são explorados pela medicina tradicional asiática, porque acredita-se que sua pele escamosa pode melhorar a funçăo renal, o tratamento da asma e melhorar os sintomas da psoriase.
Na parte "Talvez esses animais sejam pouco conhecidos, mas eles sāo os , a conjunçāo "mas" estabelece uma relaçāo de:
a) oposiçāo de ideias.
d) adiçāo de ideias.
b) comparaçāo entre dois fatos.
e) explicaçäo entre os dois fatos.
c) conclusão de um pensamento.
QUESTÃO 04
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruiçāo dos recursos naturais. Essas sāo palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda nāo descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilizaçāo nada mais é do que uma agressāo às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilizaçäo significa a devastaçäo das florestas, a poluiçäo dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradaçāo deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jomal Madhva (adaptado).
Segundo o Texto, o cientista americano está preocupado com
7) vida neste planeta.
b) a qualidade do espaço aéreo.
c) o que pensam os extraterrestres.
d) o seu prestigio no mundo.
e) os seres de outro planeta.
QUESTÄO 03 Pangolim: uma fofura em grave perigo de extinçāo
Pangolim (Manis spp.), um mamífero pertencente a uma ordem muito antiga, a Pholidota, que vive em zonas tropicais da Ásia e da Africa, tem um pequeno corpo escamoso, aparentemente duro e forte, mas que se enrola indefeso quando ameaçado. Essa fofura está seriamente em risco de extinção. [...] Talvez esses animais sejam pouco conhecidos, mas eles sāo os mamiferos mais traficados no mundo. Apesar de parecerem invencíveis com suas armaduras - têm o corpo coberto de escamas compostas de queratina, sobrepostas umas às outras formando uma espécie de escudo protetor - essa sua característica fisica nāo è suficiente para afastá-los da crueldade dos caçadores. Há sete espécies diferentes representantes da familia Manidae e todas elas sofrem várias ameaças especialmente de caçadores e contrabandistas. Os pangolins vivem em zonas tropicais da Ásia e da África subsaariana (China, Taiwan, norte da India, Nepal, Butāo, Bangladesh, Myanmar). Todas as espécies sāo classificadas entre altamente vulneráveis e em risco de extinção.
Os pangolins sāo muito cobiçados porque sāo considerados uma iguaria da culinária asiática. Mas nāo só por isso. Eles também são explorados pela medicina tradicional asiática, porque acredita-se que sua pele escamosa pode melhorar a funçăo renal, o tratamento da asma e melhorar os sintomas da psoriase.
Na parte "Talvez esses animais sejam pouco conhecidos, mas eles sāo os , a conjunçāo "mas" estabelece uma relaçāo de: a) oposiçāo de ideias. d) adiçāo de ideias. b) comparaçāo entre dois fatos. e) explicaçäo entre os dois fatos. c) conclusão de um pensamento.
QUESTÃO 04 O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruiçāo dos recursos naturais. Essas sāo palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda nāo descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilizaçāo nada mais é do que uma agressāo às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilizaçäo significa a devastaçäo das florestas, a poluiçäo dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradaçāo deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza. Afrânio Primo. Jomal Madhva (adaptado). Segundo o Texto, o cientista americano está preocupado com 7) vida neste planeta. b) a qualidade do espaço aéreo. c) o que pensam os extraterrestres. d) o seu prestigio no mundo. e) os seres de outro planeta.