Questão 04
A sociedade de consumo caracteriza-se, antes de tudo, pelo desejo socialmente expandido da aquisição "do supérfluo", do excedente, do luxo. Essa lógica [...] acelera-se a partir da segunda metade do século XX, quando o universo do consumo passou a ganhar centralidade tanto como motor do desenvolvimento econômico quanto através da expansão do consumismo como elemento de mediação de novas relações e processos que se estabelecem no plano cultural das sociedades modernas.
Dentro dessa perspectiva, o consumo deixa de ser uma variável dependente de estruturas e processos a ele externos e passa a se constituir enquanto campo autônomo, caracterizando-se como importante objeto do conhecimento no âmbito das ciências sociais contemporâneas, especialmente no campo dos estudos sobre a cultura.
RETONDAR, Anderson Moebus. A (Re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como "contexto social" de produçăo de subjetividades. Sociedade e Estado, Brasilia, v.23, n.1, p.137-160, jan/abr 2008. Disponivel em: Acesso em: 14 mar. 2019.
Conforme a visão do autor do trecho lido, é necessário analisar de maneira ampla a incidência do consumo nas sociedades modernas. Nesse sentido, em relação ao proposto pelo autor, podemos afirmar que
A) o consumo é o limitador na construção de diferentes relações sociais.
B) o consumismo é um aspecto que polariza na sociedade moderna o estabelecimento de novos processos sociais.
C) o consumo marca o início da produção e circulação de bens para a produção de relações sociais.
D) o consumo está relacionado à satisfação das necessidades de determinados grupos sociais.
E) o consumismo está ligado ao campo das construções das relações entre os indivíduos.