Questão 1
(FAU) A consolidação do poder romano sobre o mar Mediterrâneo se deu a partir dos conflitos conhecidos como Guerras Púnicas. Qual cidade foi o principal núcleo de rivalidade com a Roma Antiga naquele conflito?
a) Esparta
b) Tiro
c) Babilônia
d) Cartago
e) Nínive
Questão 2
(Gualimp - adaptado) Entre os motivos que levaram ao fim do Império Romano, estão as migrações e invasões bárbaras. Atualmente este termo tem diferentes designações, mas no período romano tinha como sentido:
a) Representar o conjunto de povos cujos valores incitavam a violência e a destruição como forma de atuação.
b) Denominar povos que não compartilhavam os valores e o idioma falado pelos romanos.
b) Referir-se aos povos considerados primitivos, ou seja, aqueles que desconhecem a cidade e as regras de convivência comum.
d) Classificar povos considerados inferiores, que viviam de caça e pesca, eram nômades e, para os romanos, incapazes de civilizar-se.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Questão 3
(Gualimp - adaptado) Após elaborar uma série de medidas, o governo do imperador Otávio Augusto inaugurou um período de estabilidade política conhecido como Pax Romana, que se prolongou por mais de 200 anos.
Sobre esse período, é correto afirmar:
a) Foram difundidos valores humanistas, que auxiliaram no fim da escravidão, aumentando o trabalho assalariado, e a difusão de uma nova filosofia religiosa, o cristianismo.
b) Abandou-se completamente as conquistas imperialistas, povos conquistados puderam deixar as terras romanas e voltar às suas origens.
c) O Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, houve crescimento econômico, dinamização do comércio e o uso de uma moeda unificada.
d) Foram abolidos os espetáculos de gladiadores, o serviço militar obrigatório foi extinto, em contrapartida, o comércio e a agricultura se expandiram.