Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Marya

SENT BY THE APP
Estudos Gerais12/15/2024

Questão 1. A partir da letra da música de Emicida "A ordem n...

Questão 1. A partir da letra da música de Emicida "A ordem natural das coisas", infere-se que:

(A) a Dona Maria pode ser interpretada como uma referência a todas as mulheres simples que saem para trabalhar pela manhã bem cedo em serviços considerados de menor prestígio social, como diaristas, merendeiras, garis. (B) a repetição da expressão "só vem depois", na segunda estrofe, sugere que Dona Maria, e todos(as) que ela representa, são de importância igual ou maior que o Sol, uma vez que o dia só vem depois que elas(e) forem trabalhar. (C) ao afirmar que São Paulo tem "Vietnã", metaforicamente o autor faz referência ao serviço militar obrigatório de adolescentes do sexo masculino no Brasil, o que justifica a orientação da mãe para seu filho levar documento. (D) o autor ameniza a desigualdade social na música, o que é reforçado pelo título "A ordem natural das coisas", cujo tema principal é o cotidiano da cidade de São Paulo, com trabalhadores indo de ônibus para seus trabalhos bem cedo. (E) o autor ironiza os sonhos da população mais vulnerável economicamente, como reformar um cômodo da casa, ao utilizar a palavra "farelos" em "Farelos de um sonho bobinho que a luz contorna".

Questão 2. O uso dos dois pontos em "E diz: Leva o documento, son" indica a inserção de: (A) estranheirismo, devido à utilização do termo "son", uma gíria de centros urbanos para "filho". (B) discurso indireto, por fazer referência a como as mães falam com seus filhos em São Paulo. (C) discurso indireto, pois há uma opinião do autor sobre a calma das mães na criação de seus filhos. (D) discurso direto, na medida em que há a introdução da fala literal da mãe em orientação ao filho. (E) discurso direto, ao fazer a introdução de um pensamento de preocupação da mãe com seu filho.

resposta

Questão 1.
A partir da letra da música de Emicida "A ordem natural das coisas", infere-se que:

(A) a Dona Maria pode ser interpretada como uma referência a todas as mulheres simples que saem para trabalhar pela manhã bem cedo em serviços considerados de menor prestígio social, como diaristas, merendeiras, garis.
(B) a repetição da expressão "só vem depois", na segunda estrofe, sugere que Dona Maria, e todos(as) que ela representa, são de importância igual ou maior que o Sol, uma vez que o dia só vem depois que elas(e) forem trabalhar.
(C) ao afirmar que São Paulo tem "Vietnã", metaforicamente o autor faz referência ao serviço militar obrigatório de adolescentes do sexo masculino no Brasil, o que justifica a orientação da mãe para seu filho levar documento.
(D) o autor ameniza a desigualdade social na música, o que é reforçado pelo título "A ordem natural das coisas", cujo tema principal é o cotidiano da cidade de São Paulo, com trabalhadores indo de ônibus para seus trabalhos bem cedo.
(E) o autor ironiza os sonhos da população mais vulnerável economicamente, como reformar um cômodo da casa, ao utilizar a palavra "farelos" em "Farelos de um sonho bobinho que a luz contorna".

Questão 2.
O uso dos dois pontos em "E diz: Leva o documento, son" indica a inserção de:
(A) estranheirismo, devido à utilização do termo "son", uma gíria de centros urbanos para "filho".
(B) discurso indireto, por fazer referência a como as mães falam com seus filhos em São Paulo.
(C) discurso indireto, pois há uma opinião do autor sobre a calma das mães na criação de seus filhos.
(D) discurso direto, na medida em que há a introdução da fala literal da mãe em orientação ao filho.
(E) discurso direto, ao fazer a introdução de um pensamento de preocupação da mãe com seu filho.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee