Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Lívia

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais05/12/2024

Questão 1.(Espcex-2025) "No mundo da globalização, o espaço ...

Questão 1.(Espcex-2025) "No mundo da globalização, o espaço geográfico ganha novos contornos, novas características, novas definições. E, também, uma nova importância, porque a eficácia das ações está estreitamente relacionada com a sua localização. Os atores mais poderosos se reservam os melhores pedaços do território e

deixam o resto para os outros". (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2001. D.

39).

Sobre a globalização, marque a alternativa correta.

a) A globalização é um fenômeno que apresenta várias dimensões: econômica, social, politica, entre outras, as quais se materializam somente em escala mundial.

b) Os lugares estão conectados a uma rede de fluxos, controlados por muitos centros de poder económico e político.

c) A circulação global de capitais financeiros, cada vez mais livres de não são capazes de gerar crises econômicas. barreiras e regulamentações nacionals,

d) A integração global dos mercados financeiros gerou crescente interdependência entre os países, baseado em resultados dispares para cada um.

Questão 2.(Uece 2025) Leia atentamente o excerto a seguir:

"Os baixos custos de transporte e comunicação podem facilitar a dispersão e a descentralização da atividade por espaços geográficos cada vez mais amplos. A quase eliminação do tempo e dos custos de transporte como fator determinante para a decisão da localização permite que o capital explore diferentes oportunidades de lucro em lugares extremamente dispares. As divisões de trabalho dentro de uma empresa podem ser descentralizadas para diferentes locais. A deslocalização produtiva se torna possível e o elemento de monopólio na concorrência é reduzido. As especializações regionais e as divisões do trabalho se acentuam, porque pequenas diferenças de

custo (como impostos locais) se traduzem em mais lucro para o capital". Fonte: David Harvey. As 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

De acordo com a passagem acima, é correto afirmar que

a)as diferenciações espaciais por meio das especializações regionais são reflexos da dispersão geográfica do capitalismo que, ao contrário de oferecer oportunidades iguais de crescimento em muitos lugares, aprofunda as diferenças territoriais.

b) o capital se apropria e ao mesmo tempo produz, mediante o tempo e o espaço, as oportunidades de auferir maior lucratividade em determinados contextos históricos e em locais particulares de modo homogêneo e equitativo.

c) na medida em que o capital se beneficia pelas novas tecnologias de transporte e comunicações, há uma maior homogeneização dos espaços a partir da expansão geográfica das inovações dificultando a divisão territorial do trabalho das empresas.

d)) o tempo é um fator menos importante que o espaço para as oportunidades lucrativas de investimento e expansão geográfica do capital.

Questão 3. (Fempar (Fepar) 2024) O termo globalização começou a ser usado com mais frequência a partir da década de 1980, refletindo avanços tecnológicos como os processos de transmissão de dados e a capacidade ampliada de seu processamento que facilitaram e tornaram mais rápidos os fluxos comerciais e financeiros.

As opções a seguir apresentam indicadores do processo de globalização, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Os avanços tecnológicos contribuíram para acentuar a desigualdade ao privilegiar a demanda por trabalhadores mais qualificados, o que estimulou os fluxos migratórios de "cérebros".

b) O aumento da circulação de bens permitiu que os consumidores tivessem acesso a uma variedade maior de bens e serviços a um custo mais baixo, o que irá se refletir positivamente na qualidade de vida.

A globalização eliminou

a pobreza ao promover

regiões,

o aumento da renda per capita em diversas regiões,

permitiu diminuir, ao mesmo tempo, o distanciamento entre as faixas de renda e entre os países. "distância digital": boa d) A difusão de novas tecnologias de informação contribuiu para ampliar a Indivíduos não tem condições para acompanhar os progressos tecnológicos ou mesmo participar Questão 4. (Uem-pas 2024) Sobre a globalização, assinale o que for correto. parte dos de redes.

a) A globalização foi um processo impulsionado pela tecnologia. b) A distribuição equivalente de serviços adoros le centros de pesquisa das multinacionals entre os paises desenvolvidos e em desenvolvimento contribui para o processo de globalização.

c) Paises em desenvolvimento e com disponibilidade de mão de obra barata, como China e India, não se beneficiaram com a instalação de indústrias e serviços durante o processo de globalização.

d) O acesso à informação tornou-se limitado com a globalização.

Questão 5. (Enem 2024) Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistemicamente. Um grande supermercado ou shopping center seria incapaz de existir se não fossem servidos por vias rápidas, as, estacionamentos adequados e acessíveis, sistemas de transportes públicos com horários regulares e conhecidos e se, no seu próprio interior, as atividades não estivessem subordinadas a uma coordenação. Esse é o caso dos armazéns, dos silos etc. Os portos, a rede rodoviária de um país

e, sobretudo, a rede ferroviária são exemplos de objetos complexos e sistêmicos. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996 (adaptado). De acordo com o texto, o território torna-se cada vez mais dotado de objetos com a finalidade de intensificar a

a) desindustrialização da economia. c) concentração da produção.

b) desregulamentação do mercado. d) dinamização dos fluxos.

Questão 6. (Unesp 2025) Examine a notícia publicada pela Tribuna da Imprensa em 1991.

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai: livre comércio

MERCADO DO CONE SUL

6

como

Mais de três décadas após a sua fundação, o Mercosul consolidou-se

a) uma república federativa, defendendo os interesses de seus Membros Plenos na conquista de relevância política Internacional.

b) um mercado comum, articulando potencialidades comerciais com o auxilio de uma autoridade monetária conjunta. contemplando Estados Partes e Estados

c) uma união aduaneira, Associados, com graus diferentes de integração. d) uma união política, estabelecendo parâmetros legislativos

democráticos para seus Estados-Membros. e) um organismo supranacional, fomentando debates sobre as

necessidades socioeconômicas do Sul-global.

Questão 7. (Uea 2024) Negociado por mais de 20 anos, o acordo União Europeia- Mercosul teve um anúncio de conclusão geral em 2019, mas ainda há um longo caminho para sua efetiva entrada em vigor. Isso porque o tratado precisa ser ratificado e internalizado por cada um dos Estados integrantes dos dois blocos econômicos. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos.

O acordo entre os dois blocos econômicos tem como objetivo

(https://agenciabrasil.ebc.com.br, 04.07.2023. Adaptado.)

a) tornar o Mercosul um mercado comum.

b) criar uma área de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

c) estender o espaço Schengen para os países do Mercosul. d) formar uma organização supranacional entre a União Europeia e o Mercosul.

Questão 8. (Pucrs Medicina 2023) A intensificação do processo de globalização integrou as economias mundiais, de modo que o fortalecimento de relações internacionais de cooperação e de parcerias tornou-se uma estratégia geopolítica importante. Associe as etapas de integração econômica internacional à sua respectiva característica.

tapas de integração económica Internacional:

  1. Zona de Livre Comércio (ZLC)

  2. União Aduaneira

  3. Mercado Comum

  4. União Econômica Monetária

Caracteristicas das etapas de integração econômica:

() adota uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de paises aplica uma tarifa para suas importações provenientes de paises não pertencentes ao grupo, qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação o de bens entre si com tarifa z zero.

( ) requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas, além da livre circulação de mercadorias. () ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por

um Banco Central comunitário. () consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os

países que constituem a zona.

A numeração correta dos parenteses, de cima para baixo, é

a) 4-3-1--2

b) 3-4-1-2

c) 2-3-4-1-

d)1-2-3-4-

Questão 9. (Ufu 2023) O Mercosul é um bloco econômico criado em 1991, formado pela adesão de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo do Mercosul é promover o livre comércio entre os países do bloco, ampliar a cooperação econômica e promover maior segurança política e social para a população dos seus países. Os objetivos desse bloco não foram ainda totalmente alcançados devido

à

a) dificuldade de implementação da livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho.

b) ausência de uma política aduaneira e à falta de uma moeda única para o bloco. c) abertura de mercado para prestação de serviços e aos baixos investimentos em tecnologia.

d) falta de acordo comercial com a União Europeia e à insegurança jurídica

Questão 10. (Espcex) A União Europeia (UE) resulta de um longo processo de integração que possui mais de meio século, apesar de ter adotado a denominação atual apenas no início da década de 1990. Ainda hoje, o bloco enfrenta desafios de toda ordem. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:

I. A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar

com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais. II. A Turquía integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as

fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turco conta a simpatia da maioria dos dirigentes europeus.

com III. migrantes, vindos de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia,

Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos paises que compõem o bloco diz

respeito à pressão de ampliando a concorrência por empregos.

IV. Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na OTAN; condição essa da UE fazerem parte da aliança militar.

que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

Questão 11. (Albert Einstein - Medicina) A queda no preço do minério de ferro em julho e agosto de 2021 está ligada à expectativa de diminuição da demanda chinesa pelo produto. Há duas frentes que

explicam isso. Por um lado, a China colocou em abril de 2021 a meta de desacelerar o setor de siderurgia para tentar conter as emissões de gases poluentes no país. Por outro lado, há também os

efeitos ligados aos sinais de desaceleração da economia chinesa como um todo. Em julho de 2021,

diversos indicadores econômicos vieram abaixo da expectativa incluindo a produção industrial. Marcelo Roubicek. www.nexojornal.com.br, 26.08.2021. Adaptado.)

( uma economia globalizada, a menor demanda chinesa por minério de ferro é capaz de provocar

Em

a) o colapso do modo de produção capitalista.

b) a queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.

c) a redução das sanções comerciais impostas pelos EUA.

d) o fim da guerra fiscal com os países-membros da União Europeia. Questão 12.. (Uel 2021) Leia o texto a seguir.

Três anos meio após a votação no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, o Parlamento britânico aprovou o acordo para o Brexit no dia 09/01/2020. Esse foi o passo mais importante para

que os britânicos deixem o bloco. Adaptado de: noticias.uol.com.br

Sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), assinale a alternativa correta.

a) Os contrários ao Brexit, em grande parte politicos nacionalistas e conservadores, consideram que o Reino Unido deve incentivar a entrada de imigrantes, por serem considerados mão de obra barata.

b) O comércio com a Europa permanecerá inalterado, pois mesmo fora da União Europeia, as empresas britânicas ainda estarão vinculadas às regulações impostas pelo bloco e limitadas por sua legislação. c) Dentre as motivações para o Brexit estão a recessão econômica e a chegada de imigrantes, que reacendeu

a xenofobia e o medo de que eles passem a competir com os britânicos no mercado de trabalho. d) O Brexit colocou fim ao conflito entre as fronteiras da República da Irlanda e da Irianda do Norte, constituindo um mercado comum com o Reino Unido.

Questão 13. (Uea) A charge faz referência à atuação de dois países que promovem ações para o reordenamento dos territórios, segundo os seus interesses. Considerando a charge, pode-se afirmar que ocorre na América Latina uma disputa

a) comercial, com a finalidade de estreitar laços de cooperação e aprofundar a dependência econômica externa.

b) politica, com a intenção de alinhar apoios diplomáticos e posicionar estrategicamente nos acordos internacionais.

c) geopolítica, com o objetivo de alinhar os princípios do capitalismo ocidental com os do socialismo oriental.

d) ambiental, com o objetivo de contribuir para a conservação dos recursos naturais e assegurar o mercado da água.

thitpamudraspalavras.net.

c6

Questão 14. Aponte um aspecto característico da sociedade da América Latina:

a) alta renda por indivíduo.

c) baixa taxa de natalidade.

b) ampla igualdade de gênero.

d) elevada desigualdade social.

Questão 15. Os países latino-americanos classificados como emergentes, ou seja, em vias de desenvolvimento, são:

a) Argentina, Brasil e México.

c) Brasil, Argentina e Guiana.

b) Brasil, Estados Unidos e Chile..

d) Haiti, Estados Unidos e Canadá.

Questão 16. (USP) Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]; um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.

Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado. to afirmar

a) O México é ação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é o pais com maior produção de carvão, tal situação, b) A Colombia ocupa o nos dois cuja exportação é controlada por capital canadense é praticado no mesmo cont nse. Para primeiro lugar na produção mundial de manganës, por meio de últimos governos bolivarianos, o a dominação Norte/Sul. continente empresas pn que realça sua posição no cenário económico internacional, rompendo pivatizadas expo Chile destaca se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro-norte, que é, em parte,

explorado por empresas transnacionais, o que reitera o d) O Uruguai padrão da DIT mencionado pelo cionado pelo autor. transnacionais. Nessencipal produtor mundial de dar anserção do pais na DI mencionada pelo autor de sua feito por empresas

Questão 17. A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo- saxonica, avalie as proposições abaixo:

  1. A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o glo-saxo Inglês como lingua oficial.

II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no periodo colonial, abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração. 111) Os países da América latina possuem um passado comum, lodo colonial, suas economias destinadas ao

exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.

A maior parte de seus paises foi colonia de

IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxónica e da América Latina, torna-se dificil compreender como países com periodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos. Estão corretas as alternativas:

a) I, e III.

b) I, II e III.

c) II e IV.

d) Apenas a IV.

Questão 18. (UFSC-)Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxónica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a

América Latina.

a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a excessiva concentração de terras.

b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce

desenvolvimento industrial.

c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também atuem na formação económico-social.

d) O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns paises que falam inglês

e francês.

Questão 19. A figura a seguir representa a Região Metropolitana de Palmas, Estado do Tocantins, instituída pela Lei Complementar 90, de 30/12/2013, sendo formada por 16 municipios. Com base nas informações e nos seus conhecimentos, marque a alternativa que indique corretamente os respectivos nomes dos pelos algarismos 1 e 2 no mapa.

municípios representados

a) 1-Tocantinópolis e 2-Ipueiras

b) 1-Tocantínia e 2-Taguatinga

c) 1-Formoso do Araguaia e 2- Tocantinópolis

d) 1-Tocantinia e 2-Ipueiras

Questão 20. Os mais de 100 municípios que compõem atualmente o Estado do Tocantins diferem quanto ao porte demográfico que varia em função do crescimento natural e da migração, processo que leva à redistribuição da população sobre o território. (Alvim, A. M. M., Amaral, J. B., & Ferreira, G. L. L. (2017). Movimentos migratórios

intermunicipais no estado do Tocantins (Brasil) entre 1991 e 2010. GeoTextos, 13(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13/1.20527)

Considerando os movimentos migratórios intermunicipais ocorridos no Estado do Tocantins entre 1991 e 2010, é correto afirmar que

bde Cadha au

tais redistribuição da população por seu tertório, a) movimentos migratórios. Indicaram uma predominancia de perda populacional em todas as áreas.

b) esses deslocamentos populacionais estimularam uma redistribuição da população por todo o Estado, sendo o incremento populacional o único processo observado.

à criação da capital c) a redistribuição da população no território, via movimentos migratórios, deve-se em parte atração sobre a população tocantinense do Estado Palmas, que, desde então, tem mostrado seu poder de d) toda a redistribuição da população no território tocantinense ocorreu sem qualquer ligação com a Palmas, capital do Estado. criação de

Questão 21. Uma importante área de expansão de fronteira agricola, que avança sobretudo sobre o cerrado a região do MATOPIBA, Região essa que se estende por territórios de quatro estados do Brasil, formado com as primeiras silabas dos nomes dessas unidades federativas, respectivamente. Assinale a opção que apresente corretamente as respectivas Unidades da Federação.

a) Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia

c) Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí e Bahia

b) Marabá, Tocantins, Piauí e Bahia d) Maranhão, Tocantins, Piaui e Bahia

Questão 22. "O estado do Tocantins, criado pela Constituição Federal de 1988, desmembrado do

estado de Goiás, está dividido em oito microrregiões. O municipio de Paraíso do Tocantins está inserido na microrregião de Rio Formoso. A microrregião geográfica de Rio Formoso está localizada na porção sudoeste do estado." (Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/paraiso-do-tocantins/panorama)

Considerando a microrregião de Rio Formoso, é correto afirmar que está inserida na mesorregião

a) oriental, fazendo fronteiras com os estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Goiás.

b) ocidental, fazendo fronteiras com os estados do Pará, Mato Grosso e Goiás. c) ocidental, fazendo fronteiras com os estados do Pará, Maranhão e Goiás.

d) oriental, fazendo fronteiras com os estados do Maranhão e Pará

Questão 23.- O Tocantins é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de indígenas vivendo dentro de terras indígenas. Segundo o levantamento feito pelo Censo 2022, a percentagem é de 75,98%. O estado fica atrás apenas do Mato Grosso, com 77,39%. Conforme a pesquisa, há 20.023 indígenas vivendo no Tocantins. O censo não traz detalhes sobre a origem dos povos. https://g1.globo.com/to/tocantins/. Acesso em: 25 out. 2023.

Disponível em: Segundo informações do governo, a população está distribuída em nove etnias. São elas:

a) Cayapó, Xambioá, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajè, Kraho, Krahō-Kanela, Avá-

Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu. b) Karajá, Xambioá, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajë, Krahő, Kraho-Kanela, Avá-

Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu.

c) Karajá, Xambioá, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajè, Krahő, KrahōKanela, Avá-

Canoeiro (Cara Preta) e Ticuna.

d Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu.

) Karajá, Xavante, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajė, Kraho, Krahô-Kanela, Avá-

GABARITO//ATENÇÃO

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros