Questão 10)
Henry Ford, nascido no estado de Michigan nos EUA, representa a contribuição da indústria para a formação da teoria clássica da administração. Iniciou sua vida de trabalho como mecânico e depois se tornou engenheiro, projetou um modelo de carro e em 1899 abriu sua primeira fábrica de automóveis, veio a ser fechada, entretanto, em 1903, fundou a Ford Motor Company.
O Fordismo, criado por ele, foi um modelo de produção em massa que revolucionou a indústria automobilística da sua época. Ford era um empresário com visão prática, que buscava a cristalização do conceito da eficiência, no mais amplo sentido, em uma fábrica de automóveis.
Disponível em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAfgqMAB/fundamentos-administracao?part=2. Acesso em: 24 jan. 2019 (adaptado).
Enquanto no sistema de Taylor o operário executava, em um tempo-padrão, movimentos regulados e prescritos pela administração de planejamento, é correto afirmar que no sistema de Ford
A)
existia a preocupação com os primeiros trabalhos de seleção e treinamento dos empregados e a administração por objetivos.
B)
foi implantado o sistema de pagamento por incentivo chamado de “tarefa-bônus”, que faria o trabalhador ganhar um bônus quando alcançasse um padrão.
C)
o operário adaptava seus movimentos à velocidade da esteira rolante, sendo naturalmente conduzido à ritmização involuntária, de acordo com o nível de produção.
D)
os movimentos deveriam ser executados sobre um rígido controle e monitorados a todo instante para que o tempo gasto nos processos fosse mínimo.
E)
havia tempo determinado cientificamente para o trabalho individual, devido à preocupação com a economia do trabalho humano.