Questão 10
Sem resposta
"O caráter polêmico da proposta de Durkheim reside no exemplo utilizado por ele para demonstrar a distinção entre normal e patológico: o crime como fato social. O autor define que a ocorrência de crimes é normal em todas as sociedades humanas, desde que sua frequência não ultrapasse determinados níveis. Diz mais Durkheim: "Classificar o crime entre os fenômenos de sociologia normal não é apenas dizer que constitui fenômeno inevitável, embora lastimável e devido à maldade incongruível dos homens; é afirmar que é um fator de saúde pública, um parte integrante de toda sociedade" (ALMEIDA, M. Descontinuidades e resurgências entre o normal e o patológico na teoria do controle social. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 20, n. 4, p. 1057-1078, jul. 2013)
A passagem acima marca a importância da Sociologia de Emile Durkheim para a Criminologia. Sobre a teoria de Durkheim se pode afirmar as seguintes alternativas:
I. O estado anômico se refere à perda de direção sentida em situações de conflito social do comportamento individual se torna ineficiente.
II. O estado de anomia ocorre quando as pessoas perdem o sentido de propósito ou de direção, geralmente durante um período de mudanças sociais profundas.
III. Anomia se refere à tomada de consciência de classe explorada; para classe exploradora no modo de produção capitalista.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em