Questão 11
O livro Pantagruel de François Rabelais (1532) e as análises que gerou na historiografia entre autores como, por exemplo, Lucien Febvre A questão da Incredulidade no século XVI (1932) e Mikhail Bakhtin A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965); estabeleceu uma importante discussão sobre a questão da credibilidade e da carnavalização da sociedade moderna. As pinturas, ainda, podem ser consideradas outros elementos de apego às características humanas como ponto central das questões artísticas. Ainda é importante incluir os elementos da burguesia mercantil que se torna aspirante socialmente.
Sobre o excerto anterior, é correto afirmar:
A. Renascimento é um termo sempre utilizado de forma neutra e objetiva, ou seja, não tem a função ético-política de enaltecer determinadas formas de pensar e agir.
B. O Renascimento surgiu na França e se expandiu por toda a Europa, impulsionado pelo financiamento estatal do absolutismo monárquico, que necessitava marcar sua presença perante as classes subalternas.
C. Febvre e Bakhtin são dois historiadores contemporâneos que defenderam a irrelevância do Renascimento no processo de transição da Idade Média para a Idade Moderna.
D. A religião e a monarquia foram atividades humanas impactadas pelo Renascimento, sendo possível devotar o patronício de Lutero e Maquiavel que buscavam ascensão social.
E. A literatura e a pintura foram atividades humanas impactadas pelo Renascimento, sendo possível devotar o patronício de Lutero e Maquiavel que buscavam ascensão social.