Questão 14
Capítulo CXXIII
Olhos de ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhava alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admiria lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas.
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, quando a furta para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palidez desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar, e foram como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
ASSIS, M. Dom Casmurro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
No fragmento, de Machado de Assis, a especificidade do foco narrativo sugere que os gestos da esposa do narrador, Capitu, são interpretados com base em
A O análises psicológicas isentas.
B O hesitações ignoradas pelo esposo.
C O repetições de movimentos gratuitos.
D O comparações entre mulheres semelhantes.
E O percepções subjetivas do marido sobre a companheira.