Questão 2
O EIA (estudo de impacto ambiental) e, especialmente, o RIMA (relatório de impacto ambiental) devem ser facilitadores da discussão pública. Amplia-se, assim, o espectro de participantes implicados na discussão e com possibilidade de influenciar o processo decisório, aumentando sua transparência e ampliando o debate público sobre questões que antigamente não so fraj, antes da legislação sobre Avaliação de impacto ambiental) ficavam restritas a determinados círculos monopolizados de interpretação. Para tal estudo, o problema da multiplicidade e diversidade dos leitores do texto é de ser enfrentado. Se estudos tecnicamente imperfeitos resultarem em decisões errôneas, será por conta de má escrita, leitor terá um trabalho árduo e penoso para decifrar as intenções de proponentes e as conclusões de cada um de consultores. Diferentemente de um mau romance, cuja letra pode ser lida e interpretada facilmente, um relatório do EIA, mas um estudo mal redigido pode ser um desvio do bom trabalho.
Fonte: SANCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2020. E-book. Disponível em: https://www.oficinadetextos.com.br/2014.
PORQUE
Ilum estudo de impacto ambiental, esforço por profissionais técnicos, sempre estará numa linguagem negativa, ficando seu uso desconsiderado. Assinale a alternativa correta.
A) E uma afirmativa verdadeira e a I e a falsa.