Questão 2
"O encontro entre o velho e o novo mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra — ou a conquista —, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México — a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano —, como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?" (TODOROV, 2010, p. 31).
A partir da citação, marque a alternativa que melhor explica a conquista.
A. Os europeus tinham técnicas de combate superiores e eram mais evoluídos intelectualmente em decorrência das transformações do Renascimento.
B. Os europeus tinham armas baseadas no uso da pólvora, desconhecida entre os nativos, além de estratégias que articulavam as rivalidades entre os povos nativos para dominá-los. Eles ainda traziam da Europa germes potencialmente letais para os indígenas.
C. Os nativos acreditavam que os europeus eram deuses e se entregaram pacificamente à conquista.
D. Os europeus tinham amplos recursos a serem oferecidos em troca do trabalho e da submissão dos povos originários.
E. A civilização europeia encontrava-se em um estágio superior de desenvolvimento, o que tornava a conquista inevitável.