QUESTÃO 3
A partir de 1990, as agendas internacionais de educação, impulsionadas por organismos como a Unesco, o Banco Mundial e a OCDE, começaram a influenciar fortemente as políticas educacionais de diversos países, incluindo o Brasil. Essas agendas enfatizam a educação como fator-chave para o desenvolvimento econômico, social e humano, promovendo diretrizes como a universalização do ensino básico, a melhoria da qualidade e a formação continuada de professores. A cada encontro internacional, são discutidas metas e planos para que a educação, sobretudo em países menos desenvolvidos, como o Brasil, melhore em aspectos de acesso e qualidade. A partir de então, as políticas educacionais brasileiras passaram a ser elaboradas, em grande parte, com base nas recomendações desses organismos que comandam tais encontros.
Acerca dessa influência que o Brasil recebe dos Organismos Internacionais, qual afirmativa a seguir corresponde verdadeiramente à política adotada em nosso país?
Alternativas
O Brasil passou a elaborar políticas para os encontros internacionais, sob recomendações internacionais, negligenciando a Educação Básica, que é responsabilidade dos municípios.