Questão 3
As enzimas, que são catalisadores dos sistemas biológicos, atuam como notáveis dispositivos moleculares, que determinam os padrões das transformações químicas. Elas também mediam a transformação de uma forma de energia em outra. Cerca de 25% dos genes do genoma humano codificam enzimas, o que testemunha a sua importância para a vida. As características mais notáveis das enzimas consistem em seu poder catalítico e sua especificidade. A catálise ocorre em determinado local da enzima, denominado sítio catalítico. As proteínas, como classe de macromoléculas, são catalisadores altamente efetivos para a realização de reações químicas, em virtude de sua capacidade de ligar-se especificamente a uma variedade muito ampla de moléculas. Ao utilizar o repertório completo de forças intermoleculares, as enzimas podem alterar uma substância em uma concentração muito baixa, o que constitui o papel da formação e quebra de ligações. Elas catalisam reações ao permitir a redução da energia de ativação da reação, o que permite que várias reações possam potencialmente deem realmente acontecer.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A especificidade enzimática independe da sequência linear de aminoácidos, pois o padrão de dobramento da proteína não interfere no formato do sítio catalítico.
II. As interações intermoleculares entre os substratos e os aminoácidos do sítio catalítico permitem reduzir a energia de ativação da reação química.
III. A especificidade enzimática pelos substratos pode ser explicada pelo modelo chave-fechadura e, em alguns casos, pelo modelo induzido.
IV. As forças intermoleculares não são necessárias para redução da energia de ativação da reação, pois, na verdade, estas substâncias ao se ligarem aos sítios catalíticos podem ser porcional.