QUESTÃO 31.
Do ponto de vista das tendências progressistas da educação brasileira, como o neotecnicismo influencia a relação entre escola e comunidade, e quais as possíveis consequências para a democratização do conhecimento?
a) O neotecnicismo fortalece a relação entre escola e comunidade, promovendo a participação dos pais e da comunidade na gestão da escola e na construção do currículo.
b) O neotecnicismo pode aprofundar as desigualdades digitais e dificultar o acesso das classes populares ao conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais elaboradas, contribuindo para a manutenção do status quo das elites dominantes.
c) O neotecnicismo não influencia na relação entre escola e comunidade, pois essa relação depende de fatores históricos e sociais específicos que extrapolam o poder de atuação dessa tendência.
d) O neotecnicismo fragmenta a comunidade escolar, pois as tecnologias digitais obnubilam o processo de aprendizagem e tornam factíveis e eficientes a construção de conhecimentos compartilhados restritamente fora da escola, convertendo essa tendência em educação popular.
e) O neotecnicismo retira todas as possibilidades de controle e supervisão do trabalho do docente, dando-lhe mais liberdade. Isso impacta negativamente na gestão do conhecimento na escola, afirmando desproporcionalidade, pois o professor que sabe mais, vai socializar mais conhecimentos em detrimento daqueles que são novatos ou pouco preparados.