Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Marcela

SENT BY THE APP
Estudos Gerais10/24/2024

QUESTÃO 37 O processo para produzir o vergalhão de aço inici...

QUESTÃO 37 O processo para produzir o vergalhão de aço inicia com a fusão da sucata e toda a matéria prima – ferro bruto, seguida do tratamento e posterior solidificação do aço. Para fundir a sucata e o ferro bruto, o forno opera a 1500 ºC. Desconsiderando a troca de calor do forno com o meio e assumindo que a temperatura inicial do material a ser colocado no forno é 50 ºC, o calor específico do ferro é 0,1 cal/(g · ºC) e o calor latente de fusão do ferro é 64 cal/g, analise a alternativa que apresenta corretamente a ordem de grandeza da energia necessária para esse forno fundir 200 toneladas (2 · 10^8 g) de sucata e ferro bruto. (A) 10^16 cal. (B) 10^14 cal. (C) 10^12 cal. (D) 10^10 cal. (E) 10^7 cal.

QUESTÃO 38 A arquitetura das grandes salas de concerto e as famílias de instrumentos (cordas, percussão, metais e madeiras) de uma orquestra sinfônica se relacionam com uma série de fenômenos acústicos e ondulatórios. A esse respeito, é correto afirmar: (A) em alguns instrumentos de sopro, as vibrações dos lábios dos instrumentistas geram ondas estacionárias que refratam no interior dos tubos. (B) quando dois músicos tocam uma mesma nota, ao mesmo instante e com a mesma intensidade, é impossível distinguir os instrumentos. (C) em salas de concerto muito altas, a densidade do ar muda, em decorrência da variação de temperatura, do modo como som demora para chegar à região superior da sala. (D) as paredes das salas de concerto diminuem as reflexões múltiplas e impedem que o reverbore aumente as ondas sonoras. (E) as dimensões das salas de concerto permitem tempos de reverberação ideais para prolongar a sensação auditiva.

QUESTÃO 39 Com objetivo de calcular a velocidade das ondas eletromagnéticas, uma jovem realizou o seguinte experimento: colocou três fatias de queijo lado a lado num prato, removeu o prato giratório do micro-ondas, colocou o prato com queijo em seu interior e ligou o aparelho por 30 segundos. Após o funcionamento, removeu o prato com queijo e mediu a distância entre o centro de duas faixas de derretimento (6,1 cm). Em seguida, verificou no manual do aparelho que sua frequência de operação é 2 450 MHz. A reflexão das micro-ondas nas paredes internas do aparelho, associada à interferência entre as ondas incidentes e refletidas, cria ondas estacionárias que geram os padrões de derretimento observados no queijo. A velocidade experimental aproxima, em m/s, determinada pela jovem foi de (A) 3,4 · 10^8 m/s (B) 3,0 · 10^8 m/s (C) 3,2 · 10^8 m/s (D) 1,6 · 10^8 m/s (E) 5,3 · 10^8 m/s

QUESTÃO 40 Estrelas supermassivas, com massa superior a aproximadamente oito vezes a do Sol, terminam sua existência de algumas dezenas de milhões de anos com uma potente e luminosa explosão denominada supernova. Nesse evento, que marca o fim do processo de geração de energia por fusão nuclear, a estrela moribunda expeli suas camadas externas e a matéria restante pode seguir dois caminhos. Se a massa total inicial da estrela for maior que a de 25 sóis, o núcleo interno continua colapsando e vira um buraco negro. Se tiver entre 10 e 25 massas solares, o núcleo exterior sobrevive e explosão e forma um objeto composto apenas por um tipo de partícula: uma estrela de neutrons. Novos estudos sugerem que uma estrela de nêutrons de pequena massa pode ser um objeto ainda mais exótico, previsto na teoria, mas nunca observado de forma inequívoca: uma estrela composta de quarks soltos, um tipo de partícula elementar, indivisível, que é um constituinte fundamental da matéria.

QUESTÃO 37
O processo para produzir o vergalhão de aço inicia com a fusão da sucata e toda a matéria prima – ferro bruto, seguida do tratamento e posterior solidificação do aço. Para fundir a sucata e o ferro bruto, o forno opera a 1500 ºC.
Desconsiderando a troca de calor do forno com o meio e assumindo que a temperatura inicial do material a ser colocado no forno é 50 ºC, o calor específico do ferro é 0,1 cal/(g · ºC) e o calor latente de fusão do ferro é 64 cal/g, analise a alternativa que apresenta corretamente a ordem de grandeza da energia necessária para esse forno fundir 200 toneladas (2 · 10^8 g) de sucata e ferro bruto.
(A) 10^16 cal.
(B) 10^14 cal.
(C) 10^12 cal.
(D) 10^10 cal.
(E) 10^7 cal.

QUESTÃO 38
A arquitetura das grandes salas de concerto e as famílias de instrumentos (cordas, percussão, metais e madeiras) de uma orquestra sinfônica se relacionam com uma série de fenômenos acústicos e ondulatórios. A esse respeito, é correto afirmar:
(A) em alguns instrumentos de sopro, as vibrações dos lábios dos instrumentistas geram ondas estacionárias que refratam no interior dos tubos.
(B) quando dois músicos tocam uma mesma nota, ao mesmo instante e com a mesma intensidade, é impossível distinguir os instrumentos.
(C) em salas de concerto muito altas, a densidade do ar muda, em decorrência da variação de temperatura, do modo como som demora para chegar à região superior da sala.
(D) as paredes das salas de concerto diminuem as reflexões múltiplas e impedem que o reverbore aumente as ondas sonoras.
(E) as dimensões das salas de concerto permitem tempos de reverberação ideais para prolongar a sensação auditiva.

QUESTÃO 39
Com objetivo de calcular a velocidade das ondas eletromagnéticas, uma jovem realizou o seguinte experimento: colocou três fatias de queijo lado a lado num prato, removeu o prato giratório do micro-ondas, colocou o prato com queijo em seu interior e ligou o aparelho por 30 segundos. Após o funcionamento, removeu o prato com queijo e mediu a distância entre o centro de duas faixas de derretimento (6,1 cm). Em seguida, verificou no manual do aparelho que sua frequência de operação é 2 450 MHz.
A reflexão das micro-ondas nas paredes internas do aparelho, associada à interferência entre as ondas incidentes e refletidas, cria ondas estacionárias que geram os padrões de derretimento observados no queijo. A velocidade experimental aproxima, em m/s, determinada pela jovem foi de
(A) 3,4 · 10^8 m/s
(B) 3,0 · 10^8 m/s
(C) 3,2 · 10^8 m/s
(D) 1,6 · 10^8 m/s
(E) 5,3 · 10^8 m/s

QUESTÃO 40
Estrelas supermassivas, com massa superior a aproximadamente oito vezes a do Sol, terminam sua existência de algumas dezenas de milhões de anos com uma potente e luminosa explosão denominada supernova. Nesse evento, que marca o fim do processo de geração de energia por fusão nuclear, a estrela moribunda expeli suas camadas externas e a matéria restante pode seguir dois caminhos. Se a massa total inicial da estrela for maior que a de 25 sóis, o núcleo interno continua colapsando e vira um buraco negro. Se tiver entre 10 e 25 massas solares, o núcleo exterior sobrevive e explosão e forma um objeto composto apenas por um tipo de partícula: uma estrela de neutrons.
Novos estudos sugerem que uma estrela de nêutrons de pequena massa pode ser um objeto ainda mais exótico, previsto na teoria, mas nunca observado de forma inequívoca: uma estrela composta de quarks soltos, um tipo de partícula elementar, indivisível, que é um constituinte fundamental da matéria.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee