Questão 4
"[..] a historiografia tradicional aponta a centralizaçäo monárquica do Império Carolíngio como obra do mérito ou da genialidade pessoal de Carlos Magno, o que é questionável, já que essa centralização conviveu o tempo todo com a fragmentação política e social da sociedade medieval. O que existia de centralizaçào ou uma administração central confundia-se com a existência do palácio, com seus funcionários privados e públicos, eclesiásticos e leigos. Esses funcionários do estado erarn remunerados com a doação de terras, o que aumentava a necessidade de expansäo territorial (dependente dos proprietários), da servidào e da extração de excedente de trabalho."
(MORAES, Leandro Eliel Pereira. História Medieval. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017, p. 88)
Sobre essa temática, analise as asserções a seguir a relaçäo entre elas:
- A centralizaçào politica do Império Carolingio entrava em choque com uma estrutura económico-social regionalizada. que aumentava o poder dos proprietários de terras, recebidas como forma de remuneracãoo.
PORQUE
- Para manter a estrutura politica centralizada. o Imperio Carolingio recessitava aumentar seu território e seu corpo de vassalos, provocando contraditoriamente o aumento do poder desse setor intermediário.
A respeito dessas asserçoes, assinale a altemativa correta:
A.
As asserçöes I ell são proposiçöes fals as.
E.
As asserçöes I E II são proposicoóes vercladeiras mas a II não justifica a 1 .
C
As assercōes Ie II são proposicodes verdadeiras sendo que a ll justrica a I.
0.0
Aassercäo té uma proposicäo verdadeira elle uma proposiçào falsa
A asserçà lé uma proposiçà falsa e lle uma propos câo verdade ra