Questão 5: Leia o trecho a seguir, de autoria do professor Alfredo Bosi.
"Ciclo e enraizamento são processos que faltam, em geral, à indústria e ao comércio cultural. Os meios de comunicação nutrem-se da aparência do novo, que é pura serialidade. [...]
Nas manifestações rituais das classes pobres há uma conaturalidade entre os eventos e os seus participantes. Uma festa popular identifica-se com os festeiros e os convidados: está neles, está entre eles. O mesmo ocorre com um desafio, uma cantoria, uma procissão, uma congada, um bumba meu boi, uma reza pelas almas. O distanciamento começa quando o turismo (ou a TV, paraíso do viajante de poltrona) toma conta dessas práticas: a festa, exibida, mas não partilhada, torna-se espetáculo. Nesse exato momento, o capitalismo se apropriou do folclore, ocultando o seu teor original de enraizamento."
BOSI, A. Plural, mas não caótico. In BOSI, A. (org). Cultura brasileira. Temas e situações. São Paulo: Ática, 2004, p.11.
Com base na leitura, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
- O autor considera que a cultura popular, expressa em manifestações como o bumba meu boi ou uma cantoria, tem o enraizamento como característica, o que empobrece essas produções.
porque
II. Os meios de comunicação apropriam-se das manifestações populares, transformando-as em espetáculos inseridos na lógica mercadológica capitalista. Assinale a alternativa correta.
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a Il justifica a l.
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a ll não justifica a l.
A afirmativa l é uma proposição verdadeira, e a lI é uma proposição falsa.
A afirmativa | é uma proposição falsa, e a Il é uma proposição verdadeira
As afirmativas I e II são proposições falsas.