Questão 5: No filme "A Lista de Schindler" (1993), dirigido por Steven Spielberg, o personagem do comandante nazista do campo de concentração interpretado por Ralph Fiennes costuma praticar tiro ao alvo nos prisioneiros judeus pela manhã como se fosse um exercício corriqueiro para aperfeiçoar a sua mira. A sequência que apresenta esse comportamento é uma das mais impactantes do longa-metragem, premiado com o Oscar de Melhor Filme e Direção daquele ano.
No contexto das relações étnico-raciais entre judeus e nazistas no âmbito da Segunda Guerra Mundial, a atitude do militar mostrado no filme representa:
A) Um esforço para o "apagamento" da etnia judaica por meio da homogeneização aos valores da etnia germânica dominante.
B) A prática de "aceitar o outro", no caso os judeus, com o intuito de colocá-los em uma posição de desvantagem e submissão sociais.
C) A face mais amena e benigna do etnocentrismo, que assume a aparência do "outro" para melhor descaracterizálo.
D) A tentativa de apresentar o "outro" sob uma aparência "folclórica" e "exótica", ressaltando o caráter insólito e curioso de todas as etnias que se diferenciam da cultura hegemônica germânica.
(E) A noção, predominante na ideologia nazista, de que o outro, representado pelo povo judeu, é uma aberração perigosa que precisa ser exterminada como uma praga daninha.