Questão 5
No mundo contemporâneo, é possível ter mais conhecimento dos desastres, independentemente de sua natureza, graças aos meios de comunicação e à rapidez com que acompanhamos o fato, seus desdobramentos e as açōes de resgate. A agilidade dos meios de comunicação e a quase onipresença da informação, aliadas ao sofrimento humano presente em diferentes escalas, fazem com que as pessoas se sintam participantes e, muitas vezes, também atingidos. A Psicologia tem contribuído nessas situações, de maneiras desafiadoras e corajosas, uma vez que se mostrou necessário rever alguns posicionamentos tradicionais para construir a abordagem que se mostrasse adequada e necessária para a demanda ao longo dos anos.
Tendo em vista que a inserção da Psicologia na área das emergências e desastres é recente, analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, o primeiro registro da Psicologia inserida em intervenções em emergências e desastres ocorreu no acidente do césio-137, em 1987.
II. A Psicologia adentrou ao campo das emergências e desastres somente nos anos 80 , direcionando suas análises para as reações individuais no pós-desastre.
III. Os primeiros estudos sobre desastres foram desenvolvidos por Edward Stierlin em 1909 considerando as emoções das pessoas envolvidas nesses contextos.
IV. Uma das grandes expoentes sobre a Psicologia das emergências e desastres é Maria Helena Pereira Franco.
É correto o que se afirma em: