Questão 6: Segundo Althusser, o "aparelho repressivo de Estado", que agregaria a magistratura (o governo, a administração, os tribunais), as prisões, a polícia e o exército, tem o papel de garantir, predominantemente pela força, as condições políticas para a reprodução das relações de produção, mas também pode atuar secundariamente pela ideologia. Já os "aparelhos ideológicos de Estado", correspondentes à religião, educação, família, sindicato, imprensa, meios culturais etc., garantem, prevalentemente pela ideologia, a reprodução das relações de produção, embora também possam exercer a violência.
Ao formular o conceito de "aparelhos ideológicos de Estado", o autor se vê obrigado a explicitar seu conceito de ideologia. Afirma que a ideologia não tem história, constitui uma representação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência, pois é uma distorção das relações reais; a ideologia tem uma existência material e interpela os indivíduos como sujeitos. Os aparelhos ideológicos do Estado, por meio de suas práticas e rituais, realizam as ideologias e, assim, contribuem para reproduzir as relações de produção: garantem a opressão de classe e suas condições de exploração e reprodução (DORE, Rosemary. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. Cad. CEDES [online]. 2006, vol. 26, n. 70).
Saviani (1991, p. 34) refere-se a Althusser para explicar a Teoria da Escola enquanto Aparelho Ideológico de Estado, na qual a escola reproduz as relações de produção capitalista, transmitindo o saber dominante para as crianças de todas as classes sociais, as quais adquirem rumos diversificados no mercado de trabalho e "uma pequena parte atinge o vértice da pirâmide escolar".
A qual tendência corresponde este pensamento defendido por Saviani e outros educadores na década de 80 ?