Download the Guru IA app
Android and iOS

Enzo
QUESTAO 78 = GFPY Na década de 1920, a economia estadunidens...
QUESTAO 78
= GFPY
Na década de 1920, a economia estadunidense estava crescendo como nunca, com as classes médias e as elites se aproveitando da grande festa do consumo, da alta produtividade propiciada pelo modelo fordista da linha de montagem industrial e da liberalização dos costumes na sociedade afluente. Nunca a promessa de felicidade, pensada como um Direito Natural desde a época da Declaração de Independência das Treze Colônias, esteve tão perto de se materializar. Sua realização parecia ser o american way of life (estilo de vida americano) sintetizado por alguns valores garantidos por uma ordem liberal-
-democrática.
NAPOLITANO, M. História contemporânea 2: do entreguerras à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2020. p. 14-15 (Adaptação).
O texto reforça que a sociedade estadunidense, no período histórico abordado, foi marcada pela
conservação dos valores culturais.
B
ampliação do progresso material.
supressão da competitividade
D
extinção das desigualdades.
glorificação da coletividade.
QUESTÃO 79
= FNJF.
Durante a longa infância da Humanidade, só as concepções teológico-metafísicas podiam, conforme nossas explicações anteriores, satisfazer provisoriamente a esta dupla condição fundamental, ainda que de modo extremamente imperfeito. Mas quando a razão humana se acha bastante amadurecida para renunciar francamente às especulações inacessíveis e circunscrever com sabedoria sua atividade ao domínio verdadeiramente apreciável por nossas faculdades, a filosofia positiva proporciona-lhe, por certo, uma satisfação muito mais completa, a todos os respeitos, e também mais real, destas duas necessidades elementares.
COMTE, Augusto. Discurso sobre o espírito positivo.
São Paulo: Montecristo Editora, 2022.
O texto apresenta a teoria positivista, para a qual a humanidade passou por uma marcha de desenvolvimento que, no terceiro estágio, é caracterizada pelo(a)
A
saber, transmitido pela cultura ancestral.
B
metafísica, constrangida pela moralidade laica. ordem, restituída pela militarização institucional. conhecimento, construído pelo método científico.
indústria, transformada pela Revolução Tecnológica.
CH - PROVA I - PÁGINA 36
QUESTÃO 80
39QH
A reconstrução das economias europeias exigia volumosas importações que pressionavam suas balanças comerciais; a demanda nacional era suprida com custosos produtos importados, e o crescente déficit precisava ser coberto com empréstimos. De outro lado, os Estados Unidos nos anos seguintes à guerra diminuíram suas importações em 50%, reduzindo a receita europeia de exportações.
Entre 1919 e 1920, a importação da Europa continental alcançou US12,5bilho~es,enquantoasexportac\co~es,receitasinvisıˊveis(rendasoriundasdotransportemarıˊtimo,companhiasdeseguros,empreˊstimoseinvestimentosaleˊm−mar)etransfere^nciadeouro,na~osomavamnemUS 7 bilhões. Para cobrir esse déficit era preciso contar com ajuda externa e, nesse momento, apenas os Estados Unidos tinham recursos para tanto.
SAES, F.; SAES, A. História Econômica Geral.
São Paulo: Saraiva, 2013. p. 334. [Fragmento adaptado]
No contexto descrito, as ações mencionadas indicaram a
A consolidação da estrutura liberal burguesa.
B
transformação da ordem econômica global. instituição de doutrinas antidemocráticas.
proibição de princípios protecionistas.
criação do mercado comum europeu.
QUESTAO 81
PG02
Uma usina termelétrica fóssil é uma instalação que gera energia termica por meio da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e gás natural. Um volume de água é aquecido pela queima do combustível, transformando-se em vapor que vai girar uma turbina e acionar um gerador elétrico. No Brasil, as termelétricas fósseis são utilizadas de modo estratégico, pois, geralmente, são acionadas durante os períodos de estiagem, em que os níveis dos reservatórios hídricos das usinas hidrelétricas ficam baixos.
Como funcionam as usinas termeletricas?
Disponível em: <www.gnpw.com.br>.
Acesso em: 25 jul. 2024.
[Fragmento adaptado]
O texto enfatiza uma forma de produção de eletricidade que propicia o(a)
uso de recursos renováveis.
B
priorização de fontes alternativas.
diminuição da poluição atmosférica.
flexibilização da geração energética. barateamento do consumo residencial.
QUESTÃO 82
PRDJ
O declínio das oligarquias denunciava a presença de novas forças no cenário brasileiro. A estrutura econômica já não encontrava correspondência na estrutura política, inadequada, obsoleta, vivendo por inércia, rotinada em seus processos e tendo de valer-se agora de recursos diversos para assegurar a sua continuação. [.] A Revolução de 1930 assinala, na história brasileira, o primeiro exemplo de movimento revolucionário que parte da periferia sobre o centro.
SODRÉ, N. W. Formação histórica do Brasil.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
O texto aponta que o movimento descrito representou a
A priorização das massas populares.
B
volta dos militares ao poder político.
ruptura com a ordem política vigente. consolidação de um governo ditatorial.
aproximação com o modelo federalista.
QUESTAO 83
VOBP
A partir das últimas décadas do século XX, consolida-se uma nova Divisão Internacional do Trabalho caracterizada pela desindustrialização dos países avançados, ou seja, pelo deslocamento da produção industrial para alguns países subdesenvolvidos, em função da busca por condições mais favoráveis de produção.
MARQUES, R.; PINHEIRO, M. Divisão Internacional do Trabalho e trabalho intelectual na era da informação. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, out. 2015
Disponível em: http://www.ufpb.br. Acesso em: 29 jun. 2022
(Adaptação).
A constituição de uma nova Divisão Internacional do Trabalho resultou da
A
superação das relações de dependência entre os países.
B
manutenção da concentração industrial nos países ricos. diminuição da circulação de investimentos produtivos. desarticulação entre os mercados em escala global. alteração na distribuição das atividades produtivas.
QUESTÃO 84
OOUJ
Fui liberal, dirá ele, e então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis, não nas ideias práticas; o poder era tudo: fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que então corria risco pelo poder, corre agora risco pela anarquia. Como então quis, quero hoje salvá-la, e por isso sou regressista.
VASCONCELOS, B. P. apud NABUCO, J. Um Estadista do Império.
Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
A mudança de postura do político Bernardo Pereira de Vasconcelos descrita no texto foi motivada, entre outros aspectos, pela
intensificação do processo de centralização política.
B
intenção de proteger os interesses da elite brasileira. radicalização dos conflitos entre os partidos políticos.
D
ampliação da participação popular na política regional. pretensão de restabelecer o modelo monárquico no país.
QUESTÃO 85
CA1L
Os subsídios são, juntamente com as tarifas e as quotas, instrumentos básicos da política comercial. Assim como as tarifas são utilizadas para elevar o preço dos produtos importados, os subsídios servem para reduzir o preço do produto doméstico. Nos dois casos, o propósito é alterar as condições de concorrência entre produtos nacionais e estrangeiros, em favor dos primeiros.
MESQUISTA, P. A Organização Mundial do Comércio.
Brasília: FUNAG, 2013. Disponível em: <https://funag.gov.br
Acesso em: 25 jul. 2024 (Adaptação).
As medidas citadas propiciam o(a)
diminuição da intervenção estatal.
B
ampliação das migrações internacionais.
desequilíbrio da competitividade comercial. enfraquecimento das políticas protecionistas.
desburocratização da circulação alfandegária.
QUESTÃO 86
A6IM
Em 1957, os soviéticos lançaram um satélite artificial na órbita da Terra, o Sputnik 1: uma esfera de alumínio de 83,6 quilos. No mesmo ano, subiu ao espaço o Sputnik 2 Dentro dele estava a cadela Kudriavka, da raça Laika.
A corrida virou uma febre: o país que chegasse à Lua primeiro seria considerado mais avançado do que o concorrente. Logo em seguida, outra conquista soviética: o lançamento da nave Vostok, pilotada pelo jovem Yuri Gagarin, de 27 anos, o primeiro homem a subir ao espaço.
KARNAL, L. A Guerra Fria. São Paulo: FTD, 2000.
De acordo com o texto, as ações descritas tinham o objetivo de
ampliar o conhecimento humano sobre o universo.
B
apaziguar os conflitos internos da União Soviética. demonstrar força em um contexto de polarização.
assegurar o apoio popular às ações do governo.
D
E
contribuir para o progresso tecnológico
QUESTAO 78 = GFPY Na década de 1920, a economia estadunidense estava crescendo como nunca, com as classes médias e as elites se aproveitando da grande festa do consumo, da alta produtividade propiciada pelo modelo fordista da linha de montagem industrial e da liberalização dos costumes na sociedade afluente. Nunca a promessa de felicidade, pensada como um Direito Natural desde a época da Declaração de Independência das Treze Colônias, esteve tão perto de se materializar. Sua realização parecia ser o american way of life (estilo de vida americano) sintetizado por alguns valores garantidos por uma ordem liberal- -democrática. NAPOLITANO, M. História contemporânea 2: do entreguerras à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2020. p. 14-15 (Adaptação). O texto reforça que a sociedade estadunidense, no período histórico abordado, foi marcada pela conservação dos valores culturais. B ampliação do progresso material. supressão da competitividade D extinção das desigualdades. glorificação da coletividade. QUESTÃO 79 = FNJF. Durante a longa infância da Humanidade, só as concepções teológico-metafísicas podiam, conforme nossas explicações anteriores, satisfazer provisoriamente a esta dupla condição fundamental, ainda que de modo extremamente imperfeito. Mas quando a razão humana se acha bastante amadurecida para renunciar francamente às especulações inacessíveis e circunscrever com sabedoria sua atividade ao domínio verdadeiramente apreciável por nossas faculdades, a filosofia positiva proporciona-lhe, por certo, uma satisfação muito mais completa, a todos os respeitos, e também mais real, destas duas necessidades elementares. COMTE, Augusto. Discurso sobre o espírito positivo. São Paulo: Montecristo Editora, 2022. O texto apresenta a teoria positivista, para a qual a humanidade passou por uma marcha de desenvolvimento que, no terceiro estágio, é caracterizada pelo(a) A saber, transmitido pela cultura ancestral. B metafísica, constrangida pela moralidade laica. ordem, restituída pela militarização institucional. conhecimento, construído pelo método científico. indústria, transformada pela Revolução Tecnológica. CH - PROVA I - PÁGINA 36 QUESTÃO 80 39QH A reconstrução das economias europeias exigia volumosas importações que pressionavam suas balanças comerciais; a demanda nacional era suprida com custosos produtos importados, e o crescente déficit precisava ser coberto com empréstimos. De outro lado, os Estados Unidos nos anos seguintes à guerra diminuíram suas importações em 50%, reduzindo a receita europeia de exportações. Entre 1919 e 1920, a importação da Europa continental alcançou US12,5bilho~es,enquantoasexportac\co~es,receitasinvisıˊveis(rendasoriundasdotransportemarıˊtimo,companhiasdeseguros,empreˊstimoseinvestimentosaleˊm−mar)etransfere^nciadeouro,na~osomavamnemUS 7 bilhões. Para cobrir esse déficit era preciso contar com ajuda externa e, nesse momento, apenas os Estados Unidos tinham recursos para tanto. SAES, F.; SAES, A. História Econômica Geral. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 334. [Fragmento adaptado] No contexto descrito, as ações mencionadas indicaram a A consolidação da estrutura liberal burguesa. B transformação da ordem econômica global. instituição de doutrinas antidemocráticas. proibição de princípios protecionistas. criação do mercado comum europeu. QUESTAO 81 PG02 Uma usina termelétrica fóssil é uma instalação que gera energia termica por meio da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e gás natural. Um volume de água é aquecido pela queima do combustível, transformando-se em vapor que vai girar uma turbina e acionar um gerador elétrico. No Brasil, as termelétricas fósseis são utilizadas de modo estratégico, pois, geralmente, são acionadas durante os períodos de estiagem, em que os níveis dos reservatórios hídricos das usinas hidrelétricas ficam baixos. Como funcionam as usinas termeletricas? Disponível em: <www.gnpw.com.br>. Acesso em: 25 jul. 2024. [Fragmento adaptado] O texto enfatiza uma forma de produção de eletricidade que propicia o(a) uso de recursos renováveis. B priorização de fontes alternativas. diminuição da poluição atmosférica. flexibilização da geração energética. barateamento do consumo residencial.
QUESTÃO 82 PRDJ O declínio das oligarquias denunciava a presença de novas forças no cenário brasileiro. A estrutura econômica já não encontrava correspondência na estrutura política, inadequada, obsoleta, vivendo por inércia, rotinada em seus processos e tendo de valer-se agora de recursos diversos para assegurar a sua continuação. [.] A Revolução de 1930 assinala, na história brasileira, o primeiro exemplo de movimento revolucionário que parte da periferia sobre o centro. SODRÉ, N. W. Formação histórica do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. O texto aponta que o movimento descrito representou a A priorização das massas populares. B volta dos militares ao poder político. ruptura com a ordem política vigente. consolidação de um governo ditatorial. aproximação com o modelo federalista. QUESTAO 83 VOBP A partir das últimas décadas do século XX, consolida-se uma nova Divisão Internacional do Trabalho caracterizada pela desindustrialização dos países avançados, ou seja, pelo deslocamento da produção industrial para alguns países subdesenvolvidos, em função da busca por condições mais favoráveis de produção. MARQUES, R.; PINHEIRO, M. Divisão Internacional do Trabalho e trabalho intelectual na era da informação. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, out. 2015 Disponível em: http://www.ufpb.br. Acesso em: 29 jun. 2022 (Adaptação). A constituição de uma nova Divisão Internacional do Trabalho resultou da A superação das relações de dependência entre os países. B manutenção da concentração industrial nos países ricos. diminuição da circulação de investimentos produtivos. desarticulação entre os mercados em escala global. alteração na distribuição das atividades produtivas. QUESTÃO 84 OOUJ Fui liberal, dirá ele, e então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis, não nas ideias práticas; o poder era tudo: fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que então corria risco pelo poder, corre agora risco pela anarquia. Como então quis, quero hoje salvá-la, e por isso sou regressista. VASCONCELOS, B. P. apud NABUCO, J. Um Estadista do Império. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. A mudança de postura do político Bernardo Pereira de Vasconcelos descrita no texto foi motivada, entre outros aspectos, pela intensificação do processo de centralização política. B intenção de proteger os interesses da elite brasileira. radicalização dos conflitos entre os partidos políticos. D ampliação da participação popular na política regional. pretensão de restabelecer o modelo monárquico no país. QUESTÃO 85 CA1L Os subsídios são, juntamente com as tarifas e as quotas, instrumentos básicos da política comercial. Assim como as tarifas são utilizadas para elevar o preço dos produtos importados, os subsídios servem para reduzir o preço do produto doméstico. Nos dois casos, o propósito é alterar as condições de concorrência entre produtos nacionais e estrangeiros, em favor dos primeiros. MESQUISTA, P. A Organização Mundial do Comércio. Brasília: FUNAG, 2013. Disponível em: <https://funag.gov.br Acesso em: 25 jul. 2024 (Adaptação). As medidas citadas propiciam o(a) diminuição da intervenção estatal. B ampliação das migrações internacionais. desequilíbrio da competitividade comercial. enfraquecimento das políticas protecionistas. desburocratização da circulação alfandegária. QUESTÃO 86 A6IM Em 1957, os soviéticos lançaram um satélite artificial na órbita da Terra, o Sputnik 1: uma esfera de alumínio de 83,6 quilos. No mesmo ano, subiu ao espaço o Sputnik 2 Dentro dele estava a cadela Kudriavka, da raça Laika. A corrida virou uma febre: o país que chegasse à Lua primeiro seria considerado mais avançado do que o concorrente. Logo em seguida, outra conquista soviética: o lançamento da nave Vostok, pilotada pelo jovem Yuri Gagarin, de 27 anos, o primeiro homem a subir ao espaço. KARNAL, L. A Guerra Fria. São Paulo: FTD, 2000. De acordo com o texto, as ações descritas tinham o objetivo de ampliar o conhecimento humano sobre o universo. B apaziguar os conflitos internos da União Soviética. demonstrar força em um contexto de polarização. assegurar o apoio popular às ações do governo. D E contribuir para o progresso tecnológico