Questão 8
Renato é biomédico de um laboratório de análises clínicas, responsável pelo setor de coleta de sangue. Hoje ele acompanhou os novos técnicos de coleta em seu primeiro dia de trabalho e, ao final do expediente, elencou alguns pontos de observação para feedback dos colaboradores:
Técnico 1: Realizou a antissepsia do local e logo em seguida já puncionou o braço do paciente.
Técnico 2: evidenciou a veia, realizou a antissepsia do local com algodão e álcool 70%, confirmou a posição novamente por meio da palpação, e logo em seguida puncionou o paciente.
Técnico 3: coletou utilizando scalpe e seringa, alegando dificuldade na punção, e transferiu o sangue para o tubo evitando o sangue escorrer pela sua parede.
Técnico 4: realizou manobras para evidenciar a veia com massagem, pedindo para o paciente abrir e fechar o punho e dando pequenos golpes com os dedos.
Técnico 5: puncionou a veia do paciente, introduziu o tubo no canhão e soltou o garrote somente após a finalização do todo o procedimento.
Com base nesse relato, e de acordo com seus conhecimentos, assinale a alternativa correta quanto à conduta esperada de Renato para orientações dos colaboradores.
A. O técnico 3 realizou o procedimento de forma inadequada, uma vez que deveria ter perturbado a borracha do tubo, uma vez que a ausência do vácuo poderia provocar hemólise
B. O técnico 4 realizou todas as técnicas de evidência da veia de forma equivocada, pois os golpes no braço do paciente com dos dedos favorecem a ocorrência de hemólise.
C. O técnico 1 realizou a técnica corretamente, uma vez que o álcool evapora instantaneamente.
D. O técnico 5 deveria ter soltado o garrote assim que o sangue começasse a fluir no primeiro tubo para prevenção de hemólise da amostra.
E. Ao não realizar a antissepsia novamente após palpar a veia, o técnico 2 poderia induzir a ocorrência de hemólise, uma vez que a complicação é possível diante da antissepsia inadequada.