QUESTÃO 9
Leia, atentamente, o trecho a seguir, em que Adriana Piscitelli define patriarcado:
"Um sistema social no qual a diferença sexual serve como base da opressão e da subordinação da mulher pelo homem. O poder patriarcal pode ser entendido em função do âmbito familiar, como poder do pai sobre a esposa e sobre os filhos. [...] O poder patriarcal diz respeito à capacidade masculina de controlar o corpo da mulher, para fins reprodutivos ou sexuais."
Fonte: PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: BUARQUE DE ALMEIDA, H.; SZWAKO, J. (org.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlandis & Vertecchia, 2009. p. 132.
Diante da definição apresentada pela autora, é correto afirmar que:
• o pensamento patriarcal molda os valores da nossa cultura e prega a socialização não diferenciada para homens e mulheres.
• o patriarcado busca justificar a subordinação da mulher pelo homem apenas pela diferença sexual, sem interferência de construções ideológicas.
• as mulheres desajustadas ao sistema social e aos papéis a elas impostos costumam ser preservadas dentro do quadro de violência sustentado no âmbito do patriarcado.
• os valores do patriarcalismo costumam ser aprendidos e reproduzidos em casa, dentro da família, onde observamos, frequentemente, a assimetria de poder entre as figuras masculinas e femininas.