Questão 9
"O voto de cabresto era quase uma prática político-cultural - um ato de lealdade do votante ao chefe local. Por fim o 'curral eleitoral' ajudava ao barracão eleitoral onde os votantes eram mantidos sob vigilância e ganhavam uma boa refeição, dali só saindo na hora de depositar o voto - que recebiam num envelope fechado - diretamente na uma."
(SCHWARCZ, Lilia. Brasil uma biografia. SP: Companhia das Letras, 2018)
A passagem traduz muito a forma como a política era empreendida no período republicano. Dentro do assunto, sobre a política do 'café com leite' característica do período da Primeira República brasileira, analise as afirmativas.
I - As poucas tentativas de criação de partidos políticos de abrangência nacional como o Partido Republicano Federal (1893-1898) - o Partido Republicano Conservador (PRC) em 1910, não conseguiram mudar o eixo obrigatório-regionalista da política brasileira que submete unidades interesses das principais oligarquias estaduais, tendo São Paulo e Minas Gerais como exceção de arranjos que envolviam as elites baianas, pernambucanas, cariocas com projetos de poder.
II - Durante o período da República "velha", onde os campeones políticos foram os coronéis, a reforma agrária não fez, já que os campeones políticos eram os representantes dos proprietários de terras e estavam muito próximos à figura dos grandes industriais, como o café promoveu o crescimento econômico total do Brasil, os grandes industriais influenciaram a política do.
III - O controle do governo federal foi decidido, a partir da política dos estados de Minas Gerais e São Paulo, numa República oligárquica, onde o poder pela hierarquização da importância política, se tornava cada vez mais evidente em seu tamanho do seu eleitorado e na representação das suas eleições.
A resposta correta é apenas o que se afirma.