Download the Guru IA app
Android and iOS

Klicia
QUESTÕES OBJETIVAS 1. (UEMS) Sobre os vírus é correta a afir...
QUESTÕES OBJETIVAS
-
(UEMS) Sobre os vírus é correta a afirmação:
a) Todos os vírus têm DNA na sua constituição.
b) Os vírus diferem dos seres vivos por serem acelulares.
c) Não necessitam de outros organismos para sua reprodução.
d) Não infectam células bacterianas.
e) É considerado um ser unicelular.
-
(UEMS) Componente que faz parte da estrutura dos vírus, formado por proteínas que, além de proteger o ácido nucleico viral, têm a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células hospedeiras, permitindo ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequada a hospeda-lo:
a) Núcleo viral.
b) Envoltório lipídico.
c) Capsídeo.
d) DNA.
e) RNA.
-
(UEMS) O Ministério da Saúde promove, regularmente, campanhas de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. Essas doenças são causadas por:
a) uma bactéria.
b) um protista.
c) um fungo.
d) um bacteriófago.
e) um vírus.
-
(Uerj) A alternativa que apresenta uma propriedade comum a todos os vírus é:
a) replicam-se independentemente.
b) possuem ácido nucleico e proteínas.
c) são formados por DNA e carboidratos.
d) reproduzem-se de forma similar às bactérias.
-
(Fuvest-SP) Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existindo diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode-se prever que a descendência desses vírus terá:
a) cápsula de T2 e DNA de T2.
b) cápsula de T2 e T4.
c) cápsula de DNA, ambos de T2.
d) cápsula e DNA, ambos de T4.
e) mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.
-
(UFSCar-SP) Determinado medicamento interage com o seguinte modo de ação: suas moléculas interagem com uma determinada proteína desestabilizando e impedindo-a de exercer sua função como catalisadora da síntese de uma molécula de DNA, a) de um molde de RNA. Este medicamento é:
a) um fungicida.
b) um antibiótico com ação sobre algumas bactérias.
c) impede a reprodução de alguns tipos de vírus.
d) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários.
e) inabiliza a mitose.
-
(UFRGS-RS) Em 2006, chegaram ao Brasil dois tipos de vacinas para prevenir a infecção por HPV, que é a doença viral sexualmente transmissível mais comum. O HPV é causador:
a) da sífilis.
b) do câncer de útero.
c) da gonorreia.
d) do câncer mole.
e) da aids.
-
(Enem) O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esses mosquitos eram encontrados. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.
Tipos de reservatórios População de A. aegypti
2000 2001 2002
pneu 895 1.658 974
tambor/tanque/
depósito de barro 6.855 46.444 32.767
vaso de planta 456 3.191 1.399
material de
construção/peça de carro 271 436
poço/cisternas 44 428 275
caixa-d'água 248 1.689 1.014
recipiente natural,
armadilha, piscina e outros 615 2.658 1.176
total 10.059 58.604 38.896
Caderno Saúde Pública, vol. 20, n° 5, Rio de Janeiro, out/2004 (com adaptações)
De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor desse município deveria ser constituído por:
a) tambores, tanques e depósitos de barro.
b) vasos de plantas, poços e cisternas.
c) materiais de construção e peças de carro.
d) garrafas, latas e plásticos.
e) caixas d'água.
- (FUA-AM) Além do cromossomo, algumas bactérias contêm um pequeno DNA circular extracromossômico denominado
a) Z DNA.
b) Plasmídeo.
c) B DNA.
d) DNA linear.
e) P DNA.
QUESTÕES OBJETIVAS
-
(UEMS) Sobre os vírus é correta a afirmação: a) Todos os vírus têm DNA na sua constituição. b) Os vírus diferem dos seres vivos por serem acelulares. c) Não necessitam de outros organismos para sua reprodução. d) Não infectam células bacterianas. e) É considerado um ser unicelular.
-
(UEMS) Componente que faz parte da estrutura dos vírus, formado por proteínas que, além de proteger o ácido nucleico viral, têm a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células hospedeiras, permitindo ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequada a hospeda-lo: a) Núcleo viral. b) Envoltório lipídico. c) Capsídeo. d) DNA. e) RNA.
-
(UEMS) O Ministério da Saúde promove, regularmente, campanhas de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. Essas doenças são causadas por: a) uma bactéria. b) um protista. c) um fungo. d) um bacteriófago. e) um vírus.
-
(Uerj) A alternativa que apresenta uma propriedade comum a todos os vírus é: a) replicam-se independentemente. b) possuem ácido nucleico e proteínas. c) são formados por DNA e carboidratos. d) reproduzem-se de forma similar às bactérias.
-
(Fuvest-SP) Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existindo diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode-se prever que a descendência desses vírus terá: a) cápsula de T2 e DNA de T2. b) cápsula de T2 e T4. c) cápsula de DNA, ambos de T2. d) cápsula e DNA, ambos de T4. e) mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.
-
(UFSCar-SP) Determinado medicamento interage com o seguinte modo de ação: suas moléculas interagem com uma determinada proteína desestabilizando e impedindo-a de exercer sua função como catalisadora da síntese de uma molécula de DNA, a) de um molde de RNA. Este medicamento é: a) um fungicida. b) um antibiótico com ação sobre algumas bactérias. c) impede a reprodução de alguns tipos de vírus. d) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários. e) inabiliza a mitose.
-
(UFRGS-RS) Em 2006, chegaram ao Brasil dois tipos de vacinas para prevenir a infecção por HPV, que é a doença viral sexualmente transmissível mais comum. O HPV é causador: a) da sífilis. b) do câncer de útero. c) da gonorreia. d) do câncer mole. e) da aids.
-
(Enem) O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esses mosquitos eram encontrados. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.
Tipos de reservatórios População de A. aegypti 2000 2001 2002 pneu 895 1.658 974 tambor/tanque/ depósito de barro 6.855 46.444 32.767 vaso de planta 456 3.191 1.399 material de construção/peça de carro 271 436 poço/cisternas 44 428 275 caixa-d'água 248 1.689 1.014 recipiente natural, armadilha, piscina e outros 615 2.658 1.176 total 10.059 58.604 38.896
Caderno Saúde Pública, vol. 20, n° 5, Rio de Janeiro, out/2004 (com adaptações)
De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor desse município deveria ser constituído por: a) tambores, tanques e depósitos de barro. b) vasos de plantas, poços e cisternas. c) materiais de construção e peças de carro. d) garrafas, latas e plásticos. e) caixas d'água.
- (FUA-AM) Além do cromossomo, algumas bactérias contêm um pequeno DNA circular extracromossômico denominado a) Z DNA. b) Plasmídeo. c) B DNA. d) DNA linear. e) P DNA.
Não é preciso fazer as alternativas 5 e 9, pôr somente as alternativas certas