Questões sobre o documentário Holocausto brasileiro
- “Os pacientes do Colônia morriam de frio, de fome, de doença. Morriam também de choque. Em alguns dias, os eletrochoques eram tantos e tão fortes, que a sobrecarga derrubava a rede do município. Nos períodos de maior lotação, dezesseis pessoas morriam a cada dia. Morriam de tudo – e também de invisibilidade. Ao morrer, davam lucro.”
Segundo a narrativa de Daniela Arbex, por que a morte no Colônia dava lucro?
a) Porque o salário da classe médica era baseado na quantidade de internos do hospital. b) Porque os corpos eram vendidos para faculdades de medicina de todo o país.
c) Porque quando os pais morriam, as crianças eram comercializadas para adoção.
d) Porque quando o paciente ia a óbito, a família recebia seu seguro de vida.
e) Porque com as mortes surgiam novas vagas no Hospital Colônia.
2 A palavra “Holocausto” é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado). Originalmente, o termo era utilizado para nomear uma espécie de sacrifício praticado pelos antigos hebreus, em homenagem aos deuses, em que a vítima era totalmente queimada. Contudo, no século XX, a palavra holocausto ganha um outro sentido, e passa a designar um assassinato em massa. Seu uso está ligado ao genocídio de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), realizado pelo regime nazista na Alemanha.
O título de um livro é a chave de leitura para o mesmo, portanto ele nunca é aleatório. A opção da autora Daniela Arbex pelo título Holocauto Brasileiro e o documentário aproximam propositalmente, o Instituto Colônia a um campo de concentração nazista. Justifique, com riqueza de detalhes, essa aproximação. Houve uma omissão coletiva?
- No documentário, uma pessoa fala a seguinte frase: “ os pacientes / detentos são como cachorros , só que querem cigarro e comida em troca . Quem diz essa frase no documentário?
- Porque os internos são chamados de detentos e não de pacientes por alguns no documentário?
- Quem foi o primeiro profissional a chamar o hospital colônia de campo de concentração? Isso repercutiu mundialmente?
- Como está hoje a situação do hospital? E dos ex pacientes? O que são as residências terapêuticas e quando surgiram?