Reflexos primitivos estão presentes em nossa vida, a partir do nascimento, e funcionam como respostas automáticas e estereotipadas a certo estímulo externo. Os reflexos do recém-nascido são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Eles são os principais movimentos de um bebê, no primeiro mês de vida, e apontam a maturidade do seu sistema nervoso. Vão sendo inibidos já nos primeiros meses, sendo substituídos, de forma progressiva, pelos reflexos posturais. São eles que colaboram para o entendimento da integridade do sistema nervoso central. Sobre esta afirmativa, escolha a alternativa que define corretamente esses reflexos.
I. Reflexo de busca - no momento da amamentação, o bico do seio toca a boca do bebê. Ele vira a cabeça em direção ao seio para poder sugar. Esse reflexo vai diminuindo a partir do quarto mês, quando a criança começa a levar a própria mão à boca.
II. Reflexo de sucção - é uma continuidade do reflexo de busca. Depois que a mãe introduziu o bico do seio na boca do bebê, há um desencadeamento dos movimentos rítmicos de sucção. Todo bebê que nasce no tempo certo tem esse reflexo e sua ausência indica prematuridade ou grave defeito em seu desenvolvimento.
III. Reflexo de preensão palmar - nem todo bebê conta com um forte reflexo de preensão. Eles nascem sem essa habilidade. O recém-nascido fecha as mãos e os dedos, quando sente algum toque. O reflexo é tão forte que seu filho, muitas vezes, é capaz de puxar cabelos ou arrancar um par de óculos. Essa resposia envolve uma sequência bem determinada dos dedos. Inicia-se com o dedo médio, seguido do anelar, do mínimo, do indicador e finalmente do polegar. Geralmente desaparece aos 6 meses.
IV. Reflexo de preensão plantar - é semelhante ao da mão. Ao pressionar o pé da criança, ela fecha os dedos. Demora um pouquinho mais para desaparecer, podendo permanecer até nove meses, até o bebê
Pesquisar