Região
[8.1] Telencéfalo
[8.2] Diencéfalo
[8.3] Mesencéfalo
[8.4] Ponte
[8.5] Bulbo
[8.6] Cerebelo
Estrutura
Verme
Oliva
Lámina do teto
Lobo frontal
Árvore da vida
Hipotálamo
Sulco basilar
Lobo parietal
Corpo caloso
Aderência intertalámica
(continua)
80
Anatomia: cadeno illustrado de exercicios
Scanned with CamScar
Regiāo
Estrutura
Lobo occipital
Sulco central
Lobo insular
Tálamo
Sulco lateral
Lobo temporal
Arqueduto
[9] Plexos nervosos
Os nervos espinais podem se organizar em redes de fibras denominadas plexos nervosos. Os plexos mais estudados såo: [9.1] composto por fibras entre CI até C IV; [9.2] ; composto por fibras entre CV até TIe [9.3] composto por fibras entre L. II E SIV.
Desses, destacamos os plexos braquial e lombossacral (ver figuras).
Do plexo braquial, ou seja, das raizes dos nervos entre CV atéTI, observamos a formação de très troncos: [9.4] formado pela união das raizes CV e CV1; [9.5] , composto por C VII e [9.6] formado pela uniảo de CVIlleTI.Os ramos dorsais dos très troncos formamo [9.7] Os ramos ventrais dos troncos superiore médio se unem para compor o [9.8] e do ramo ventral do tronco inferior forma-se o [9.9]
Do fasciculo lateral originam-se o nervo [9.10] responsável pela inervação dos músculos anteriores do braço. Do fascículo medial origina-se o nervo [9.11] responsável pela inervação, entre outros, de alguns músculos anteriores mediais do antebraço e da mão.
Do fasciculo posterior originam-se o nervo [9.12] responsável pela inervação dos músculos deltóide e redondo menor e o nervo [9.13 ] responsável pela inervação dos músculos posteriores do membro superior. O nervo [9.14] é formado pela união de fibras dos fasciculos medial e lateral e é responsável pela inervaçăo de alguns músculos anteriores laterais de antebraço e måo.
[9.5]