Reprodução assexuada das angiospermas
Muitas espécies de angiospermas reproduzem-se assexuadamente. Na reproduçāo celvõo não há a participo vegetativo, como folha, raiz ou caule. Nesse tipo de reproduçao nà planta que oação de gametas, e o novo individuo gerado é geneticamente dèntico à planta que o originou.
por exemplo, muitas espécies de angiospermas, como a azedinha, podern formar novos individuos originados de caules subterrâneos do tipo rizoma. Esses caules, em geral, tém regiōes chamadas nós, que podem originar novos caules e folhas.
Há também angiospermas que podem originar novos individuos a partir de suas folhas, como é o caso da planta folha-da-fortuna. Nas bordas das folhas dessas plantas formam-se raizes e, posteriormente, desenvolvem-se novos individuos.
Aredinha: pode atingir aproximadamente 20 cm de altura.
Azedinha
(Rumex acetosella).
Folha-da-fortuna
(Kalanchoe pinnata).
Folha-da-fortuna: pode atingir aproximadamente 12 cm de altura.
Órgãos reprodutivos das angiospermas: flor, fruto e semente
Você já estudou que as angiospermas são plantas vasculares que apresentam sementes e flores e podem desenvolver frutos. Essas três estruturas são os órgãos envolvidos na reprodução sexuada das angiospermas. Por serem especializados nesse processo são chamados órgãos reprodutivos e são eles que estudaremos com mais detalhes a partir de agora.
Questāo 10. No periodo de um minuto, escreva em seu caderno o que você sabe a respeito de cada um desses órgãos reprodutivos das angiospermas - flor, fruto e semente. Em seguida, compartilhe suas anotaçōes com os colegas.
151