Download the Guru IA app
Android and iOS

Carvalhozs
Responda essas questões aqpenas com as respostas 2o DIA ...
Responda essas questões aqpenas com as respostas
2o DIA
2a ér e
PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Realização:
ATENÇÃO: transcreva no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA, com sua caligrafia usual, considerando as letras maiúsculas e minúsculas, a seguinte frase:
Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias.
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:
-
Este CADERNO DE QUESTÕES contém 90 questões numeradas de 91 a 180, dispostas da seguinte maneira: a) questões de número 91 a 135, relativas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
b) questões de número 136 a 180, relativas à área de Matemática e suas Tecnologias.
-
Confira se a quantidade e a ordem das questões do seu CADERNO DE QUESTÕES estão de acordo com as instruções anteriores. Caso o caderno esteja incompleto, tenha defeito ou apresente qualquer divergência, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis.
-
Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções. Apenas uma responde corretamente à questão.
-
O tempo disponível para estas provas é de cinco horas.
-
Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.
-
Quando terminar as provas, acene para chamar o aplicador e entregue este CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.
-
Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas duas horas do início da aplicação, mas NÃO poderá levar seu caderno de questões.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 91 a 135
QUESTÃO 91
(ENEM) A extinção de espécies é uma ameaça real que afeta diversas regiões do país. A introdução de espécies exóticas poder ser considerada um fator maximizador desse processo. A jaqueira (Artocarpus heterophyllus), por exemplo, é uma árvore originária da Índia e de regiões do Sudeste Asiático que foi introduzida ainda na era colonial e se aclimatou muito bem em praticamente todo o território nacional.
Casos como o dessa árvore podem provocar a redução da biodiversidade, pois elas
(A) ocupam áreas de vegetação nativa e substituem parcialmente a flora original.
(B) estimulam a competição por seus frutos entre animais típicos da região e eliminam as espécies perdedoras.
(C)alteram os nichos e aumentam o número de possibilidades de relações entre os seres vivos daquele ambiente.
(D) apresentam alta taxa de reprodução e se mantêm com um número de indivíduos superior à capacidade suporte do ambiente.
(E) diminuem a relação de competição entre os polinizadores e facilitam a ação de dispersores de sementes de espécies nativas.
QUESTÃO 92
(PUC-GO) Leia o texto a seguir sobre a bioeconomia:
A bioeconomia está estreitamente ligada com a melhoria de nosso desenvolvimento, na busca por novas tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente em seu eixo de elaboração. Ela reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos.
O conceito surgiu há meio século. O economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen englobou nas ciências econômicas os princípios da biofísica. Na visão de Roegen, o processo de produção de bens materiais diminui a disponibilidade de energia para o futuro e, consequentemente, afeta a possibilidade de as novas gerações produzirem mais bens materiais. A entropia, conceito definido pelo físico alemão Clausius em 1850, tem papel central na bioeconomia.
A energia precisa ser incluída na análise dos processos econômicos. A energia total do universo é constante, mas a entropia total continuamente aumenta, ou seja, possuímos cada vez menos energia utilizável. Esses conceitos da biofísica podem parecer um pouco complicados, mas basicamente significam que uma tecnologia não é viável a menos que ela seja capaz de se manter sem reduzir o estoque de recursos não renováveis.
(Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4518-bioeconomia. Acesso em: 20 jan. 2019. Adaptado.)
A respeito da energia do universo, analise as afirmativas a seguir:
I - Quando um processo (químico ou físico) ocorre com um recurso renovável de forma espontânea, deve haver a liberação de energia.
II - Quando um processo (químico ou físico) ocorre com um recurso renovável de forma não espontânea, deve haver a realização de trabalho sobre o sistema.
III - A energia interna de um sistema pode ser transformada em calor ou trabalho.
IV - Segundo a lei da conservação de energia, a entropia é constante no sistema, em um processo químico ou físico.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens contêm afirmações corretas:
(A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) III e IV. (E) II e IV.
QUESTÃO 93
(UECE) Adaptado. Sobre a reprodução humana, é correto afirmar que a gravidez ectópica ocorre quando
(A) anidaçãodoembriãoocorrenoútero.
(B) oóvuloeoendométriosofremdescamação.
(C) a implantação do óvulo fertilizado ocorre fora da cavidade uterina.
(D) oembriãosedesenvolveapartirdeumóvulosem ocorrer a fecundação.
(E) oembriãosedesenvolveapartirdafecundação, mas nunca ocorre na cavidade abdominal.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 2
QUESTÃO 94
(ENEM) A nanotecnologia pode ser caracterizada quando os compostos estão na ordem de milionésimos de milímetros, como na utilização de nanomateriais catalíticos nos processos industriais. O uso desses materiais aumenta a eficiência da produção, consome menos energia e gera menores quantidades de resíduos. O sucesso dessa aplicação tecnológica muitas vezes está relacionado ao aumento da velocidade da reação química envolvida.
O êxito da aplicação dessa tecnologia é por causa da realização de reações químicas que ocorrem em condições de
(A) alta pressão.
(B) alta temperatura.
(C) excesso de reagentes.
(D) maior superfície de contato. (E) elevada energia de ativação.
QUESTÃO 95
(ENEM) A nanotecnologia é responsável pelo aprimoramento de diversos materiais, incluindo os que são impactados com a presença de poluentes e da umidade na atmosfera, causadores de corrosão. O processo de corrosão é espontâneo e provoca a deterioração de metais como o ferro, que, em presença de oxigênio e água, sofre oxidação, conforme ilustra a equação química:
4Fe(S) +2H2O(l) +3O2(g) ⟶2Fe2O3 ∙H2O(S)
Uma forma de garantir a durabilidade da estrutura metálica e a sua resistência à umidade consiste na deposição de filmes finos nanocerâmicos à base de zircônia (ZrO2) e alumina (Al2O3) sobre a superfície do objeto que se deseja proteger.
CLEMENTE, G. A. B. F. et al. O uso de materiais híbridos ou nanocompósitos como revestimentos anticorrosivos do aço. Química Nova, n. 9, 2021 (adaptado)
Essa nanotecnologia aplicada na proteção contra a corrosão se baseia no(a)
(A) proteção catódica, que utiliza um metal fortemente redutor.
(B) uso de metais de sacrifício, que se oxidam no lugar do ferro.
(C) passivação do ferro, que fica revestido pelo seu próprio óxido.
(D) efeito de barreira, que impede o contato com o agente oxidante.
(E) galvanização, que usa outros metais de menor potencial de redução.
QUESTÃO 96
(ENEM) Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia.
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
(A)O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.
(B) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.
(C) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.
(D) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão que atrai o ar quente do continente.
(E) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 3
QUESTÃO 97
(Unicamp) A dinâmica populacional de duas espécies que compartilham o mesmo habitat é representada na figura a seguir. O tamanho máximo da população de cada espécie é limitado pela disponibilidade de recursos no habitat.
Considerando seus conhecimentos e os dados apresentados, é correto afirmar que as espécies
(A) competem por recursos e apresentam diferenças na eficiência de utilização do alimento disponível.
(B) são generalistas e assim têm nichos ecológicos mais restritos, o que diminui a competição entre elas.
(C) ocupam nichos ecológicos distintos e têm crescimento populacional até o limite imposto pela resistência ambiental.
(D) apresentam uma relação de cooperação, facilitando o crescimento populacional na ausência da resistência ambiental.
(E) a população aumenta de forma que a resistência ambiental começa a interferir, a população continua a crescer, de forma acelerada.
QUESTÃO 98
Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol−1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol−1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:
C2H5OH(l) + 3 O2(g) ⟶ 2 CO2(g) + 3 H2O(g)
Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km.
CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).
A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de
(A) 50. (B) 60. (C) 95. (D) 99. (E) 120.
QUESTÃO 100
(ENEM) Na fertilização in vitro, espermatozoides são adicionados aos gametas femininos retirados de uma mulher. Após o período de incubação, a fecundação é favorecida pela ação de enzimas. Em um procedimento realizado, observou-se que nenhum dos gametas femininos foi fertilizado e, posteriormente, verificou-se que havia sido adicionado, equivocadamente, um coquetel de inibidores das enzimas do acrossomo, no lugar de um dos nutrientes constituintes do meio de cultura.
O coquetel de inibidores impediu o(a)
(A) formação do pronúcleo masculino.
(B) início da divisão mitótica do zigoto.
(C) término da segunda divisão meiótica do ovócito.
(D) passagem do espermatozoide pela corona radiata e zona pelúcida.
(E) fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide.
(ENEM) Bebidas podem ser refrigeradas de modo mais rápido utilizando-se caixas de isopor contendo gelo e um pouco de sal grosso comercial. Nesse processo ocorre o derretimento do gelo com consequente formação de líquido e resfriamento das bebidas. Uma interpretação equivocada, baseada no senso comum, relaciona esse efeito à grande capacidade do sal grosso de remover calor do gelo.
Do ponto de vista científico, o resfriamento rápido ocorre em razão da
(A) variação da solubilidade do sal.
(B) alteração da polaridade da água.
(C) elevação da densidade do líquido.
(D) modificação da viscosidade do líquido.
(E) diminuição da temperatura de fusão do líquido.
QUESTÃO 99
(ENEM) O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 4
QUESTÃO 101
(ENEM) O gás hidrogênio é considerado um ótimo combustível — o único produto da combustão desse gás é o vapor de água, como mostrado na equação química.
2 H2(g) + O2(g) ⟶ 2 H2O(g)
Um cilindro contém 1 kg de hidrogênio e todo esse gás foi queimado. Nessa reação, são rompidas e formadas ligações químicas que envolvem as energias listadas no quadro.
H−H 437 H−O 463 O=O 494
Massas molares (g/mol): H2 = 2; O2 = 32; H2O = 18. Qual é a variação da entalpia, em quilojoule, da reação
de combustão do hidrogênio contido no cilindro?
(A) −2 500. (B) −242 000. (C) −121 000. (D) +110 500. (E) +234 000.
QUESTÃO 102
(ENEM) Em uma residência com aquecimento central, um reservatório é alimentado com água fria, que é aquecida na base do reservatório e, a seguir, distribuída para as torneiras. De modo a obter a melhor eficiência de aquecimento com menor consumo energético, foram feitos alguns testes com diferentes configurações, modificando-se as posições de entrada de água fria e de saída de água quente no reservatório, conforme a figura. Em todos os testes, as vazões de entrada e saída foram mantidas iguais e constantes.
(A) 1 e 4.
(B) 1 e 6. (C) 2 e 5. (D) 3 e 4. (E) 3e5.
QUESTÃO 103
(ENEM) O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam até mesmo em solo pouco fértil.
DARAYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (adaptado).
Esse método contribui para a preservação das abelhas porque
(A) reduz sua predação.
(B) reduz o uso de pesticidas.
(C) aumenta a oferta de alimento.
(D) reduz a competição por abrigo. (E) aumenta os locais de reprodução.
QUESTÃO 104
(ENEM) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas, promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.
Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov.2017(adaptado). (A) propicia o fluxo gênico.
(B) intensifica o manejo de espécies.
(C) amplia o processo de ocupação humana.
(D) aumenta o número de indivíduos nas populações. (E) favorece a formação de ilhas de proteção integral.
Ligação Química
Energia de Ligação ( 𝐤𝐉 ) 𝐦𝐨𝐥
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 5
QUESTÃO 105
(ENEM) Tanto a conservação de materiais biológicos como o resfriamento de certos fotodetectores exigem baixas temperaturas que não são facilmente atingidas por refrigeradores. Uma prática comum para atingi-las é o uso de nitrogênio líquido, obtido pela expansão adiabática do gás N2, contido em um recipiente acoplado a um êmbolo, que resulta no resfriamento em temperaturas que chegam até seu ponto de liquefação em −196 °C. A figura exibe o esboço de curvas de pressão em função do volume ocupado por uma quantidade de gás para os processos isotérmico e adiabático. As diferenças entre esses processos podem ser identificadas com base na primeira lei da termodinâmica, que associa a variação de energia interna à diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo.
rapidamente e, com isso, há economia de gás. A taxa de condução do calor depende da condutividade k do material, de sua área A, da diferença de temperatura ∆T e da espessura d do material, sendo
dada pela relação ∆𝑄 = 𝑘𝐴 ∆𝑇. Em panelas com ∆𝑡 𝑑
doismateriais, a taxa de condução é dada por ∆𝑄=𝐴 ∆𝑇 ,em que 𝑑 e 𝑑 são as espessuras dos
A expansão adiabática viabiliza o resfriamento do N2 porque
(A) o trabalho é associado diretamente à variação de energia interna e não há troca de calor entre o gás e o ambiente.
(B) a saída de calor que ocorre na expansão por causa do trabalho contribui para a diminuição da temperatura.
(C) a entrada de calor que ocorre na expansão por causa do trabalho contribui para a diminuição da temperatura.
(D) a variação da energia interna é nula e o trabalho é associado diretamente ao fluxo de calor, que diminui a temperatura do sistema.
(E) a variação da energia interna é nula e o trabalho é associado diretamente à entrada de frio, que diminui a temperatura do sistema.
QUESTÃO 106
(ENEM) Na montagem de uma cozinha para um restaurante, a escolha do material correto para as panelas é importante, pois a panela que conduz mais calor é capaz de cozinhar os alimentos mais
𝑘1 𝑘2
dois materiais, e 𝑘1 e 𝑘2 são as condutividades de cada
material. Os materiais mais comuns no mercado para panelas são o alumínio (k = 20 W/m K), o ferro (k = 8 W/m K) e o aço (k = 5 W/m K) combinado com o cobre (k = 40 W/m K). Compara-se uma panela de ferro, uma de
alumínio e uma composta de 1 da espessura em cobre e 12
2 da espessura em aço, todas com a mesma espessura
total e com a mesma área de fundo.
A ordem crescente da mais econômica para a menos econômica é
(A) cobre-aço, alumínio e ferro. (B) alumínio, cobre-aço e ferro. (C) cobre-aço, ferro e alumínio. (D) alumínio, ferro e cobre-aço. (E) ferro, alumínio e cobre-aço.
QUESTÃO 107
(ENEM) A Glicólise é um processo que ocorre nas células, convertendo glicose em piruvato. Durante a prática de exercícios físicos que demandam grande quantidade de esforço, a glicose é completamente oxidada na presença de O2. Entretanto, em alguns casos, as células musculares podem sofrer um déficit de O2 e a glicose ser convertida em duas moléculas de ácido lático. As equações termoquímicas para a combustão da glicose e do ácido lático são, respectivamente, mostradas a seguir:
𝑑1+𝑑2 1 2
C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6 CO2(g) + 6H2O(l) CH3CH(OH)COOH(s) + 3O2(g) ⟶ 3CO2(g) + 3H2O(l)
∆cH = −2 800 kJ ∆cH = −1 344 kJ
O processo anaeróbico é menos vantajoso energeticamente porque
(A) libera 112 kJ por mol de glicose.
(B) libera 467 kJ por mol de glicose.
(C) libera 2 688 kJ por mol de glicose. (D) absorve 1 344 kJ por mol de glicose.
(E) absorve2800kJpormoldeglicose.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 6
QUESTÃO 108
(ENEM) Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima, que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha de calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical que transfere para ela energia térmica absorvida das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno.
da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.
ALMEIDA. M W. B. Direitos a floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira das Ciências Sociais, n. 55, 2004.
De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
(A) modernização de plantio e comércio de látex.
(B) reivindicação de terra e preservação de mata nativa.
(C) produção de borracha e escassez de recursos naturais.
(D) incentivo governamental e territórios.
(E) crescimento econômico trabalhadores.
QUESTÃO 110
e
conservação de migração de
No processo de fortes chuvas no centro da cidade de São Paulo, há dois mecanismos dominantes de transferência de calor: entre o Sol e a ilha de calor e entre a ilha de calor e a brisa marítima.
(VIVEIROS, M. Ilhas de calor afastam chuvas de represas. Disponível em: www2.feis.unesp.br. Acesso em 3 dez. 2019. Adaptado.)
(A) Irradiação e irradiação. (B) Condução e irradiação. (C) Irradiação e convecção. (D) Convecção e irradiação. (E) Convecção e convecção.
QUESTÃO 109
(ENEM) Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses
(ENEM) O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:
3 𝐶2𝐻2(𝑔) ⟶ 𝐶6𝐻6(𝑙)
A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 7
I.C H +5O
2 2(g) 2 2(g)
II.𝐶 𝐻 +15𝑂
6 6(𝑙) 2 2(𝑔)
+H O
2 (l)
+3𝐻 𝑂
2 (𝑙)
∆H° =−310kcal/mol c
∆H° =−780kcal/mol c
⟶2CO
à6𝐶𝑂
2(g) 2(𝑔)
A variação de entalpia do processo de trimerização, e kcal para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de
(A) −1.090. (B) −150. (C) −50. (D) +157. (E) +470.
QUESTÃO 111
(ENEM) Por meio de reações químicas que envolvem carboidratos, lipídeos e proteínas, nossas células obtêm energia e produzem gás carbônico e água. A oxidação da glicose no organismo humano libera energia, conforme ilustra a equação química, sendo que aproximadamente 40% dela é disponibilizada para atividade muscular.
C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l) ∆cH = −2800 kJ
Considere as massas molares (em 𝑔 𝑚𝑜𝑙−1): 𝐻 = 1; 𝐶 = 12; 𝑂 = 16.
LIMA, L. M.; FRAGA. C. A. M.; BARREIRO, E. J. Química na saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010 (adaptado).
Na oxidação de 1,0 grama de glicose, a energia obtida para atividade muscular, em quilojoule, é mais próxima de:
(A) 6,2.
(B) 15,6.
(C) 70,0.
(D) 622,2.
(E) 1120,0.
QUESTÃO 112
(ENEM) Duas jarras idênticas foram pintadas, uma de branco e a outra de preto, e colocadas cheias de água na geladeira. No dia seguinte, com a água a 8 °C, foram retiradas da geladeira e foi medido o tempo decorrido para que a água, em cada uma delas, atingisse a temperatura ambiente. Em seguida, a água das duas jarras foi aquecida até 90 °C e novamente foi medido o tempo decorrido para que a água nas jarras atingisse a temperatura ambiente.
Qual jarra demorou menos tempo para chegar à temperatura ambiente nessas duas situações?
(A) a jarra preta demorou menos tempo nas duas situações.
(B) a jarra branca demorou menos tempo nas duas situações.
(C) as jarras demoraram o mesmo tempo, já que são feitas do mesmo material.
(D) a jarra preta demorou menos tempo na primeira situação e a branca, na segunda.
(E) a jarra branca demorou menos tempo na primeira situação e a preta, na segunda.
QUESTÃO 113
(ENEM) Os combustíveis de origem fóssil, como o petróleo e o gás natural, geram um sério problema
ambiental devido à liberação de dióxido de carbono durante o processo de combustão. O quadro apresenta as massas molares e as reações de
combustão combustíveis.
Metano Acetileno Etano Propano Butano
não
16 26 30 44 58
balanceadas
de diferentes
Combustível
Massa Molar (g/mol)
Reação de Combustão (não balanceada)
CH4(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶2H2(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶2H5(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶3H8(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶4H10(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g)
Considerando a combustão completa de 58 g de cada um dos combustíveis listados no quadro, a substância que emite mais CO2 é o
(A) Etano.
(B) Butano. (C) Metano. (D) Propano. (E) Acetileno.
QUESTÃO 114
(ENEM) O etanol é um combustível renovável obtido da cana-de-açúcar e é menos poluente do que os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. O etanol tem densidade 0,8 g/cm3, massa molar 46 g/mol e calor de combustão aproximado de - 1.300kJ/mol. Com o grande aumento da frota de veículos, tem sido incentivada a produção de carros bicombustíveis econômicos, que são capazes de render até 20 km/L em rodovias, para diminuir a emissão de poluentes atmosféricos. O valor correspondente à energia consumida para que o motorista de um carro econômico, movido a álcool, percorra 400km na condição de máximo rendimento é mais próximo de:
(A) 565 MJ. (B) 452 MJ. (C) 520 MJ. (D) 390 MJ. (E) 348 MJ.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 8
QUESTÃO 115
(ENEM) O esquema representa o ciclo do nitrogênio:
V Cerâmica 0,40
Qual dos materiais é o recomendado para manter um alimento aquecido por um maior intervalo de tempo?
(A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V.
QUESTÃO 117
(FCMMG) Analise a imagem a seguir.
O QUE SÃO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS?
A chuva ácida interfere no ciclo do nitrogênio, principalmente, por proporcionar uma diminuição do pH do solo e da atmosfera, alterando a concentração dos compostos presentes nesse ciclo.
Disponível em: http:/scienceprojectideasforkids.com. Acesso em: 6 ago. 2012 (adaptado).
Em um solo de menor pH, será favorecida a formação de
(A) N2 (B) NH3 (C) NH4+ (D) NO2- (E) NO3-
QUESTÃO 116
(ENEM) Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem características específicas, como a condutibilidade térmica, quando são utilizados, por exemplo, em utensílios de cozinha. Assim, os alimentos são acondicionados em recipientes que podem manter a temperatura após o preparo. Considere a tabela, que apresenta a condutibilidade térmica (K) de diferentes materiais utilizados na confecção de panelas.
Condutibilidade térmica de materiais utilizados na confecção de panelas
BIODIVERSIDADE
•Riqueza de espécies •Composição de espécies • Interações
PROCESSOS ECOSSISTÊMICOS
• Produtividade •Ciclagem de nutrientes • Polinização •Regulação hídrica
Com base na análise da imagem e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que a:
(A) produtividade citada pelo autor nos processos ecossistêmicos é a agrícola.
(B) recarga dos aquíferos está relacionada à porosidade do solo e das rochas.
(C) riqueza de espécies corresponde ao aumento de indivíduos na população.
(D) polinização diminui a diversidade de espécies na produção de madeira.
(E) Polinização aumenta a diversidade de espécies na produção agrícola.
SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
•Produção agrícola •Produção de madeira •Contenção de erosão •Recarga de aquíferos
Material
𝐊°(𝐤𝐜𝐚𝐥 𝐡−𝟏𝐦−𝟏 °𝐂−𝟏)
I II III IV
332,0
175,0 Ferro 40,0 Vidro 0,65
Cobre Alumínio
2a Série
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 9
QUESTÃO 118
(ENEM) “Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.”
(BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais, Revista da Unifebe, n. 12, 2013. Adaptado.)
Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?
(A) Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino.
(B)Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.
(C) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.
(D) Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares.
(E) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.
QUESTÃO 119
(CEPCON) Serviços ecossistêmicos são os benefícios de importância econômica e social que as pessoas obtêm da natureza. A Classificação Internacional Comum dos Serviços Ecossistêmicos (CICES) os divide em três categorias: provisão (benefícios de produtos obtidos da natureza), regulação (benefícios das regulações do ambiente feitas por ecossistemas e/ou seres vivos) e culturais (benefícios para a cultura e relações sociais a partir do contato com a natureza). Processos ecológicos como produção de oxigênio atmosférico, ciclagem de nutrientes, formação e retenção de solos e ciclagem da água são serviços ecossistêmicos de suporte, considerados como funções ecossistêmicas que são necessárias para a produção de todos os demais serviços ecossistêmicos. Assim, os serviços ecossistêmicos constituem-se como um argumento poderoso para a preservação da biodiversidade.
Fonte: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade. Disponível em
http://www.mma.gov.br/biodiversidade/economiados-ecossistemas-e-da- biodiversidade/>. Acessado em 25 de junho de 2019.
Um benefício dos serviços ecossistêmicos de regulação que justifica a preservação da biodiversidade local é:
(A) O lençol freático formado em solos profundos do Cerrado.
(B) A colheita de plantas medicinais em Florestas Tropicais.
(C) A atividade de pesca nos rios do Pantanal Mato- grossense.
(D) A estocagem de carbono na vegetação da Floresta Amazônica.
(E) O passeio eco turístico em trilhas de florestas da Mata-Atlântica.
QUESTÃO 120
(ENEM) A produtividade ecológica articula-se com uma produtividade tecnológica, porque não se deve renunciar a todas as possibilidades da ciência e da técnica, e sim reencaminhar muitas delas para a construção desse novo paradigma produtivo. Essa construção social, porém, não pode ser guiada por um planejamento centralizado da tecnologia normatizada pela ecologia. A alma dessa nova economia humana são os valores culturais. Cada cultura dá significado a seus conhecimentos, a sua natureza, recriando-a e abrindo o fluxo de possibilidades de coevolução, articulando o pensamento humano com o potencial da natureza.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).
O paradigma produtivo apresentado no texto tem como base a harmonização entre tecnologia e ecologia e propõe uma sustentabilidade pautada no(a)
(A) ideia de natureza intocada.
(B) lógica de mercado internacional.
(C) respeito ao saber local comunitário. (D) desenvolvimento de cultivos orgânicos. (E) retorno às práticas agrícolas arcaicas.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 10
QUESTÃO 121
(ENEM) No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.
QUESTÃO 122
(ENEM) Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.
Espécie exótica
Área com tela
Área sem tela
Densidade (indivíduos/ m2)
Tamanho médio dos indivíduos (cm)
Densidade (indivíduos/ m2)
Tamanho médio dos indivíduos (cm)
Alga Craca Mexilhão Ascídia
100 15 300 2 380 3
55 4
110 18 150 1,5 200 6
58 3,8
Espécies químicas
Concentração, mmol/L
Composição de referência (5,5<pH<6,5)
Solução
nutritiva preparada (pH = 4,3)
N(NH4+) 1,0 P(H2PO4-) 1,0
0,8 1,0 3,5 3,0 1,0 70 x 10-3 4,5 x 10-3
O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)
Macronutrientes K+
6,0 Ca2+ 4,0 SO42- 2,0
Fe2+ 9,0 x 10-3 Cl- -
(A) algas, estimulando seu crescimento.
(B) cracas, pequenos.
(C) mexilhões, pequenos.
predando predando
especialmente especialmente
animais
animais
Micronutrientes
(D)quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos.
LENZI, E.; FAVERO, L.O.B.; LUCHESE, E.B. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).
Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de
(A) ácido fosfórico, H3PO4.
(B) sulfato de cálcio, CaSO4. (C) óxido de alumínio, Al2O3. (D) cloreto de ferro (II), FeCl2. (E) hidróxido de potássio, KOH.
(E) ascídias, apesar de não menores organismos.
representarem os
2a Série
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
11
QUESTÃO 123
(ENEM) Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos. Para cada uma das cinco populações analisadas (I a V), identificou as taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i), em número de indivíduos, conforme ilustrado no quadro.
I 65 40 23 5 II 27 8 18 2 III 54 28 15 16 IV 52 25 12 40 V 12 9 6 4
Em longo prazo, se essas taxas permanecerem constantes, qual dessas regiões deverá apresentar maiores prejuízos na produção/armazenagem de grãos?
(A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V.
QUESTÃO 124
(B)corrige o modelo darwiniano, evidenciando o desenvolvimento das espécies por meio da convivência pacífica e ordenada.
(C) distorce o modelo evolucionista, retratando a influência negativa do consumo desenfreado na manutenção da biodiversidade.
(D) critica o modelo evolucionista, segundo o qual os seres vivos surgem a partir do material orgânico descartado de outros seres vivos.
(E) utiliza a teoria da evolução para evidenciar hábitos ambientais destrutivos do ser humano, como poluir o ambiente do qual se originou.
QUESTÃO 125
(ENEM) Muitas mulheres sofrem com desconfortos nos dias que antecedem a menstruação, a chamada tensão pré-menstrual. Entre outros sintomas, podem ocorrer alterações de humor. Atualmente, acredita-se que os sintomas são resultado da queda na concentração do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, está relacionado com a diminuição na produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, observada nessa fase do ciclo feminino.
DIMMOCK, P. W. et al. Efficacy of Selective Serotonin-Reuptake Inhibitors in Premenstrual Syndrome: a Systematic Review. The Lancet, n. 9 236, 2000 (adaptado).
A redução da produção desses hormônios nessa fase está relacionada com o(a)
(A) regressão do corpo lúteo ovariano.
(B) diminuição na produção de ocitocina.
(C) liberação do gameta feminino na ovulação. (D) aumento nos níveis dos hormônios LH e FSH. (E) elevação nos níveis sorológicos de adrenalina.
QUESTÃO 126
(UECE) Ao estudar uma reação química que se encontra em equilíbrio químico, dependendo das condições, deve-se considerar a constante de equilíbrio em função das concentrações (Kc) e a constante de equilíbrio em função das pressões parciais (Kp).
Assinale a opção que corresponde à reação química em que Kc = Kp.
(A) N2 (g) + O2 (g) ⇄ 2 NO (g).
(B) PCl5 (g) ⇄ PCl3 (g) + Cl2 (g).
(C) CaO (s) + CO2 (g) ⇄ CaCO3 (s). (D)2NO(g)+Cl2 (g)⇄2NOCl(g). (E) Ag2CO3 (s) ⇌ Ag2O (s) + CO2 (g).
n
m
e
i
Dan Piraro. Disponível em: https://tinyurl.com/y4uuwpx8Acesso em: 07.02.2019. Original colorido.
(ETEC SP) Após a leitura do cartum, pode-se concluir corretamente que ele
(A) representa os hábitos primitivos compartilhados entre os seres humanos e outras espécies.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 12
QUESTÃO 127
(ENEM) Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação.
O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?
(A) A célula-ovo sofreu uma alteração genética.
(B)As células somáticas da mãe sofreram uma mutação.
(C)A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação.
(D) As hemácias da mãe que foram transmitidas à criança não eram normais.
(E) As células hematopoiéticas sofreram alteração do número de cromossomos.
QUESTÃO 128
(ENEM) Mesmo para peixes de aquário, como o peixe arco-íris, a temperatura da água fora da faixa ideal (26 °C a 28 °C), bem como sua variação brusca, pode afetar a saúde do animal. Para manter a temperatura da água dentro do aquário na média desejada, utilizam-se dispositivos de aquecimento com termostato. Por exemplo, para um aquário de 50 L, pode-se utilizar um sistema de aquecimento de 50 W otimizado para suprir sua taxa de resfriamento. Essa taxa pode ser considerada praticamente constante, já que a temperatura externa ao aquário é mantida pelas estufas. Utilize para a água o calor específico 4,0 kJ kg-1 K-1 e a densidade 1 kg L-1.
Se o sistema de aquecimento for desligado por 1 h, qual o valor mais próximo para a redução da temperatura da água do aquário?
(A) 4,0 oC. (B) 3,6 oC. (C) 0,9 oC. (D) 0,6 oC. (E) 0,3 oC.
QUESTÃO 129
(FUVEST) Adaptado. A poluição da água tem sido um a serem estudados na problemática socioambiental. A
combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐ se principalmente à(ao)
(A) descarte de garrafas PET e sacolas plásticas, aumentando a cadeia de produção de microplásticos.
(B) aumento de intervenções de engenharia, como a construção de pontes e dragagens.
(C) aquecimento da água do rio devido ao aumento da temperatura média nas metrópoles.
(D) descarte de esgoto doméstico e industrial sem tratamento.
(E) ocorrência mais frequente de longos períodos de estiagem, aumentando a evaporação.
QUESTÃO 130
(UFC) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Essa caracterização refere-se a:
(A) micorrizas. (B) líquens.
(C) bolores.
(D) briófitas.
(E) protozoários.
QUESTÃO 131
(ENEM) Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida. Uma empresa deseja fazer um replantio de árvores e dispõe de cinco produtos que podem ser utilizados para corrigir o pH do solo que se encontra básico. As substâncias presentes nos produtos disponíveis são: CH3COONa, NH4Cl, NaBr, NaOH e KCl.
A substância a ser adicionada ao solo para neutralizá- lo é
(A) CH3COONa. (B) NH4Cl.
(C) NaBr.
(D) NaOH.
(E) KC.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 13
QUESTÃO 132
(IBADE) Considere a seguinte situação: durante um projeto de monitoramento de uma área de conservação ambiental, biólogos identificaram uma significativa redução na biodiversidade local, suspeitando que as atividades humanas nas proximidades sejam a causa.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
(A) O manejo ambiental deve focar na punição das atividades humanas;
(B) A preservação da área deve ser feita isolando-a completamente de qualquer intervenção humana, incluindo atividades de pesquisa;
(C) A conservação ambiental é responsabilidade única do governo, não necessitando da colaboração da comunidade científica;
(D) Medidas de conservação ambiental devem incluir tanto a proteção da biodiversidade quanto a sustentabilidade das comunidades humanas locais;
(E) O monitoramento da biodiversidade não é uma ferramenta eficaz para identificar impactos ambientais, devendo ser substituído por avaliações de impacto ambiental pontuais.
QUESTÃO 133
(FUNDATEC) O ponto de Curie é um fenômeno importante em materiais magnéticos. Considere um material ferromagnético e uma curva de magnetização em função da temperatura. Quando a temperatura do material é elevada, ocorre uma transição magnética significativa. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre o ponto de Curie.
(A) É um fenômeno irreversível, uma vez que, uma vez atingido, o material não pode ser mais magnetizado.
(B) É influenciado apenas pela composição química do material ferromagnético, não sendo afetado por fatores externos.
(C) É uma propriedade exclusiva dos materiais ferromagnéticos puros e não se aplica a ligas ou compostos magnéticos.
(D) Ocorre a uma temperatura específica para cada material ferromagnético, independentemente de suas características físicas.
(E) É determinado pelo equilíbrio entre as interações magnéticas e térmicas do material, sendo afetado por fatores como a pressão e a presença de impurezas.
QUESTÃO 134
(FADESP) O fenômeno da reprodução humana é um processo biológico complexo que tem por objetivo a perpetuação da espécie. Para que a concepção de um novo indivíduo possa ocorrer é necessária a união de células especializadas, as células gaméticas. O fenômeno da concepção, na reprodução humana, é denominado:
(A) nidação.
(B) ovulação.
(C) fecundação.
(D) organogênese.
(E) espermatogênese.
QUESTÃO 135
(INSTITUTO AOCP) As reações químicas podem ser reversíveis ou irreversíveis e apresentar certas características específicas que geram um sistema em equilíbrio. Sobre os sistemas químicos e as propriedades de reagentes e de produtos, assinale a alternativa correta.
(A) Se um sistema atinge o estado de equilíbrio, significa que as reações direta e inversa não estão ocorrendo.
(B)No estado de equilíbrio, os reagentes e os produtos coexistem e precisam estar em quantidades idênticas.
(C) Reações irreversíveis são as que podem ocorrer tanto no sentido direto, da esquerda para a direita, como também no sentido inverso.
(D) Os processos reversíveis só atingirão o estado de equilíbrio químico quando as concentrações dos produtos se igualarem às concentrações dos reagentes.
(E) Um processo químico reversível que atinge o estado de equilíbrio apresenta as concentrações de reagentes e de produtos constantes, mas não necessariamente iguais entre si.
2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 14
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 136 a 180
QUESTÃO 136
(ENEM adaptada) Uma indústria de sucos utiliza uma embalagem no formato de prisma reto de base quadrada, com aresta da base de medida a e altura de medida h, ambas de mesma unidade de medida, como representado na figura.
A caneca A tem formato de um prisma reto regular hexagonal de lado 𝑙 = 6𝑐𝑚, e a caneca B tem formato de um cilindro circular reto de diâmetro 𝑑 =
12 𝑐𝑚. Sabe-se que ambas têm a mesma altura h =
8 𝑐𝑚, e que essa pessoa escolherá a caneca com maior capacidade.
Considere 𝜋 = 3,1 e √3 = 1,7. A medida da capacidade, em centímetro cúbico, da caneca escolhida é
(A) 158,40 (B) 734,40 (C) 892,80 (D) 3 035,52 (E) 3 571,20
QUESTÃO 138
(ENEM adaptada) Num recipiente com a forma de paralelepípedo triangular reto, colocou-se água até a altura de 12 𝑐𝑚 e um dado, que ficou flutuando na superfície da água. Para retirar o dado de dentro do recipiente, a altura da coluna de água deve ser de, pelo menos, 17 𝑐𝑚. Para a coluna de água chegar até essa altura, é necessário colocar dentro do recipiente bolinhas de volume igual a 4 𝑐𝑚3 cada, que ficarão totalmente submersas.
Deseja-se criar uma linha de produção para uma nova embalagem de igual formato, mas que deverá ter uma capacidade igual ao quíntuplo da atual.
A altura da nova embalagem será igual a 9 da altura da 5
embalagem atual. As arestas da base da nova embalagem serão denominadas de x. Qual a relação de dependência entre a medida x da nova aresta da base e a medida a da aresta atual?
(A) 𝑥 = 𝑎 (B) 𝑥 = 5𝑎
(C) 𝑥 = 9 𝑎 5
(D) 𝑥 = 5𝑎 3
(E) 𝑥 = 𝑎√3 QUESTÃO 137
(ENEM adaptada) Um novo produto, denominado bolo de caneca no micro-ondas, foi lançado no mercado com o objetivo de atingir ao público que não tem muito tempo para cozinhar. Para prepará-lo, uma pessoa tem à sua disposição duas opções de canecas, apresentadas na figura.
dadas
(A) 14 (B) 16 (C) 18 (D) 30 (E) 34
se possa retirar o dado que flutua na água, seguindo
as instruções
, é de: (Considere √3 = 1,7)
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 15
O número mínimo de bolinhas necessárias para que
QUESTÃO 139
(ENEM adaptada) Uma fábrica de sorvetes utiliza embalagens plásticas no formato de paralelepípedo retangular reto. Internamente, a embalagem tem 10 cm de altura e base de 20 cm por 10 cm. No processo de confecção do sorvete, uma mistura é colocada na embalagem no estado líquido e, quando levada ao congelador, tem seu volume aumentado em 25%, ficando com consistência cremosa. Inicialmente é colocada na embalagem uma mistura sabor chocolate com volume de 1 000 cm3 e, após essa mistura ficar cremosa, será adicionada uma mistura sabor morango, de modo que, ao final do processo de congelamento, a embalagem fique completamente preenchida com sorvete, sem transbordar.
O volume máximo, em cm3, da mistura sabor morango que deverá ser colocado na embalagem é
(A) 450 (B) 500 (C) 600 (D) 750 (E) 1 000
QUESTÃO 140
Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 3 cm de aresta na base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar com parafina para fabricar uma vela?
(A) 256 (B) 289 (C) 392 (D) 516 (E) 525
QUESTÃO 142
(ENEM) Os alunos de uma turma escolar foram divididos em dois grupos. Um grupo jogaria basquete, enquanto o outro jogaria futebol. Sabe-se que o grupo de basquete é formado pelos alunos mais altos da classe e tem uma pessoa a mais do que o grupo de futebol. A tabela seguinte apresenta informações sobre as alturas dos alunos da turma.
Os alunos P, J, F e M medem, respectivamente, 1,65 m, 1,66 m, 1,67 m e 1,68 m, e as suas alturas não são iguais a de nenhum outro colega da sala.
Segundo essas informações, argumenta-se que os alunos P, J, F e M jogaram, respectivamente,
(A) basquete, basquete, basquete, basquete. (B) futebol, basquete, basquete, basquete. (C) futebol, futebol, basquete, basquete.
(D) futebol, futebol, futebol, basquete.
(E) futebol, futebol, futebol, futebol.
(UFMG adaptada) Em uma indústria de velas, a
parafina é armazenada em caixas cúbicas, cujo lado
mede a. Depois de derretida, a parafina é derramada
em moldes em formato de pirâmides com base
quadrada, cuja altura e cuja aresta da base medem,
cada uma, 𝑎 Considerando-se essas informações, é 2
correto afirmar que, com a parafina armazenada em
apenas uma dessas caixas, enche-se um total de:
(A) 6 moldes (B) 8 moldes (C) 15 moldes (D) 24 moldes (E) 36 moldes
QUESTÃO 141
(ENEM adaptada)
sendo que a base superior de cada bloco é igual à
base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de
ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os,
conforme a figura.
Uma fábrica produz velas de
parafina em forma de pirâmide quadrangular regular
com 23 cm de altura e 9 cm de aresta da base. Essas
velas são formadas por 4 blocos de mesma altura —
3 troncos de pirâmide de bases paralelas e 1 pirâmide
na parte superior —, espaçados de 1 cm entre eles,
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 16
QUESTÃO 143
(ENEM adaptada) A figura abaixo apresenta um molde para construção de uma pirâmide hexagonal regular. Para montar essa pirâmide, basta recortar o molde seguindo as linhas contínuas, dobrar corretamente nas linhas tracejadas e montar a pirâmide usando as abas trapezoidais para fixar sua estrutura com um pouco de cola.
(A) 62,50 (B) 100,00 (C) 150,00 (D) 187,50 (E) 200,00
QUESTÃO 145
(ENEM adaptada) Um rolo de papel higiênico tradicional é representado por um cilindro circular reto retirando-se outro cilindro circular reto interior, de mesmo eixo de simetria, mesma altura e diâmetro menor, conforme a figura.
Sabendo que cada um dos triângulos tracejados nesse molde é isósceles, com lados medindo 8 cm e 17 cm, qual das alternativas abaixo mais se aproxima do volume dessa pirâmide?
(A) 660 (B) 816 (C) 871 (D) 905 (E) 980
QUESTÃO 144
(ENEM adaptada) A água utilizada pelos 80 moradores de um vilarejo provém de um reservatório de formato cilíndrico circular reto cujo raio da base mede 5 metros, sempre abastecido no primeiro dia de cada mês por caminhões-pipa. Cada morador desse vilarejo consome, em média, 250 litros de água por dia.
No mês de junho de um determinado ano, o vilarejo festejou o dia do seu padroeiro e houve um gasto extra de água nos primeiros 20 dias. Passado esse período, as pessoas verificaram a quantidade de água presente no reservatório e constataram que o nível da coluna de água estava em 2 metros. Decidiram, então, fazer um racionamento de água durante os 10 dias seguintes. Considere 3 como aproximação para 𝜋. Qual é a quantidade mínima de água, em litro, que cada morador, em média, deverá economizar por dia, de modo que o reservatório não fique sem água nos próximos 10 dias?
Considere um rolo de papel higiênico com 18 cm de diâmetro externo, 6 cm de diâmetro interno e 9 cm de altura.
O volume, em centímetro cúbico, desse rolo é
(A) 160𝜋 (B) 320𝜋 (C) 648𝜋 (D) 972𝜋 (E) 2592𝜋
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 17
QUESTÃO 146
(ENEM adaptada) Um piscicultor cria uma espécie de peixe em um tanque cilíndrico. Devido às características dessa espécie, o tanque deve ter, exatamente, 2,5 metros de profundidade e ser dimensionado de forma a comportar 4 peixes para cada metro cúbico de água. Atualmente, o tanque comporta um total de 2 430 peixes. O piscicultor deseja aumentara capacidade do tanque para que ele comporte 4 320 peixes, mas sem alterar a sua profundidade.
Considere 3 como aproximação para 𝜋. O aumento da medida do raio do tanque, em metros, deve ser de
(A) 2,5 (B) 3 (C) √3 (D) 9 (E) 12
QUESTÃO 147
(ENEM adaptada) Um artista plástico esculpe uma escultura a partir de um bloco de madeira de lei, em etapas. Inicialmente, esculpe um cone reto com 48 cm de altura e diâmetro da base medindo 24 cm. Em seguida, remove desse cone um cone menor, cujo diâmetro da base mede 6 cm, obtendo, assim, um tronco de cone, conforme ilustrado na figura.
(A) 2198,8 (B) 2296,0 (C) 3360,8 (D) 4665,6 (E) 5832,0
QUESTÃO 148
(ENEM adaptada) Uma empresa produz e vende um tipo de chocolate, maciço, em formato de cone circular reto com as medidas do diâmetro da base e da altura iguais a 10 cm e 15 cm, respectivamente, como apresenta a figura.
Devido a um aumento de preço dos ingredientes utilizados na produção desse chocolate, a empresadecide produzir esse mesmo tipo de chocolate com um volume 36% menor, no mesmo formato de cone circular reto com altura de 15 cm.
Para isso, a empresa produzirá esses novos chocolates com medida do raio da base, em centímetro, igual a: (Considere 𝜋 = 3,14)
(A) 4,00 (B) 1,24 (C) 2,36 (D) 3,60 (E) 6,48
Em seguida, perfura esse tronco de cone, removendo um cilindro reto, de diâmetro 6 cm, cujo eixo de simetria é o mesmo do cone original. Dessa forma, ao final, a escultura tem a forma de um tronco de cone com uma perfuração cilíndrica de base a base. O tipo de madeira utilizada para produzir essa escultura tem massa igual a 0,6 g por centímetro cúbico de volume. Utilize 3 como aproximação para 𝜋. Qual é a massa, em grama, dessa escultura?
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 18
QUESTÃO 149
(ENEM adaptada) Uma pessoa comprou uma caneca para tomar sopa, conforme ilustração.
Sabe-se que 1 cm3 = 1 mL e que o topo da caneca é uma circunferência de diâmetro (D) medindo 16 cm, e a base é um círculo de diâmetro (d) medindo 8 cm. Além disso, sabe-se que a altura (h) dessa caneca mede 12 cm (distância entre o centro das circunferências do topo e da base).
Utilize 3 como aproximação para 𝜋. Qual é a capacidade volumétrica, em mililitro, dessa caneca?
(A) 192 (B) 768 (C) 1344 (D) 1536 (E) 4032
QUESTÃO 150
(ENEM adaptada) Nas empresas em geral, são utilizados dois tipos de copos plásticos descartáveis, ambos com a forma de troncos de cones circulares retos:
• Copos pequenos, para a ingestão de café: raios das bases iguais a 2,4 cm e 3,6 cm e altura igual a 4,0 cm;
• Copos grandes, para a ingestão de água: raios das bases iguais a 3,6 cm e 5,4 cm e altura igual a 9,0 cm.
Uma dessas empresas resolve substituir os dois modelos de copos descartáveis, fornecendo para cada um de seus funcionários canecas com a forma de um cilindro circular reto de raio da base igual a 6 cm e a altura de comprimento igual a y centímetros. Tais canecas serão usadas tanto para beber café como para beber água.
Sabe-se que o volume de um tronco de cone circular reto, cujos raios das bases são respectivamente iguais a R e r e a altura é h, é dado pela expressão:
Vtronco de cone = πh (R2 + r2 + Rr) 3
A altura h dessas canecas deve ser igual a
(A) 5,13 (B) 23,13 (C) 36,48 (D) 184,68 (E) 175,68
QUESTÃO 151
(ENEM adaptada) Célia é uma confeiteira renomada na pequena cidade onde mora. Herdou de sua avó uma receita de brigadeiro que faz o maior sucesso. Os ingredientes da receita enchem sempre uma panela, de forma cilíndrica, com 60 cm de altura e 40 cm de diâmetro. Para inovar e atrair mais clientes, em vez de vender os brigadeiros na forma de "bolinhas", Célia tem feito brigadeiros em forma de cones. Para isso, utiliza forminhas cônicas de 13,5 cm de altura e raio da base de 2,0 cm.
A cada receita produzida, a quantidade de cones de brigadeiro que Célia consegue obter é
(A) 600 unidades (B) 800 unidades (C) 2 400 unidades (D) 3 000 unidades (E) 9 600 unidades
QUESTÃO 152
(ENEM adaptada) Uma empresa responsável por produzir arranjos de parafina recebeu uma encomenda de arranjos em formato de cone reto. Porém, teve dificuldades em receber de seu fornecedor o molde a ser utilizado e negociou com a pessoa que fez a encomenda o uso de arranjos na forma de um prisma reto, com base quadrada de dimensões 8 cm x 8 cm.
Considerando que o arranjo na forma de cone utilizava um volume de 832 mL, qual deverá ser a altura, em cm, desse prisma para que a empresa gaste a mesma quantidade de parafina utilizada no cone?
(A) 8 (B) 13 (C) 20 (D) 60 (E) 100
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 19
QUESTÃO 153
(ENEM adaptada) Em regiões agrícolas, é comum a presença de silos para armazenamento e secagem da produção de grãos, no formato de um cilindro reto, sobreposto por um cone, e dimensões indicadas na figura. O silo fica cheio e o transporte dos grãos é feito em caminhões de carga cuja capacidade é de 30 m3. Uma região possui um silo cheio e apenas um caminhão para transportar os grãos para a usina de beneficiamento.
(E) √1,2 𝜋
QUESTÃO 155
(ENEM adaptada) Uma loja de materiais de construção vende dois tipos de caixas-d’água: tipo A e tipo B. Ambas têm formato cilíndrico e possuem o mesmo volume, e a altura da caixa-d’água do tipo B é igual a 50% da altura da caixa-d’água do tipo A.
Se R denota o raio da caixa-d’água do tipo A, então o raio da caixa-d'água do tipo B é
(A) 𝑅 2
(B) 𝑅√2
(C) 2𝑅
(D) 4𝑅
(E) 5𝑅
QUESTÃO 156
(ENEM adaptada) Um povoado está passando por uma situação de seca prolongada e os responsáveis pela administração pública local decidem contratar uma empresa para a construção de um reservatório. A empresa escolhida dispõe de dois modelos em seu catálogo: Um em formato de cone circular reto e outro em formato de cilindro circular reto, ambos com a mesma altura e mesmo raio da base.
Dessa forma, a administração pública local escolheu o reservatório com formato cilíndrico, pois o volume do reservatório com formato cônico é igual a
(A) Três vezes o volume do cilindro; (B) Duas vezes o volume do cilindro; (C) Metade do volume do cilindro;
(D) Terça parte do volume do cilindro; (E) Sexta parte do volume do cilindro;
Utilize 3 como aproximação para 𝜋.
O número mínimo de viagens que o caminhão precisará fazer para transportar todo o volume de grãos armazenados no silo é:
(A) 16 (B) 18 (C) 21 (D) 47 (E) 55
QUESTÃO 154
(ENEM adaptada) Uma indústria planeja produzir caixa-d’água, em formato cilíndrico, com 1 m de altura, capaz de armazenar 0,4 m3 de água.
A medida do raio da base dessa caixa-d’água, em metro, deve ser
(A) 0,2 𝜋
(B) 0,4 𝜋
(C) √0,2 𝜋
(D) √0,4 𝜋
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 20
QUESTÃO 157
(ENEM - adaptada) Uma construtora pretende conectar um reservatório central (𝑅𝑐) em formato de um cilindro, com raio interno igual a 4 m e altura interna igual a 5 m, a quatro reservatórios cilíndricos auxiliares (𝑅1, 𝑅2, 𝑅3 e 𝑅4), os quais possuem raios internos e alturas internas medindo 3 m.
As ligações entre o reservatório central e os auxiliares são feitas por canos cilíndricos com 0,20 m de diâmetro interno e 50 m de comprimento, conectados próximos às bases de cada reservatório. Na conexão de cada um desses canos com o reservatório central há registros que liberam ou interrompem o fluxo de água.
No momento em que o reservatório central está cheio e os auxiliares estão vazios, abrem-se os quatro registros e, após algum tempo, as alturas das colunas de água nos reservatórios se igualam, assim que cessa o fluxo de água entre eles, pelo princípio dos vasos comunicantes.
A medida, em metro, das alturas das colunas de água nos reservatórios auxiliares, após cessar o fluxo de água entre eles, é
(A) 1,10 (B) 1,16 (C) 1,44 (D) 1,00 (E) 1,50
QUESTÃO 158
(UECE – adaptada) Um fabricante de latas de alumínio com a forma de cilindro circular reto vai alterar as dimensões das latas fabricadas de forma que o volume seja preservado. Se a medida do raio da base das novas latas é o dobro da medida do raio da base das antigas, então a medida da nova altura é:
(A) A metade da medida da altura das latas antigas. (B) Um terço da medida da altura das latas antigas. (C) Um quarto da medida da altura das latas antigas.
(D) Dois terços da medida da altura das latas antigas. (E) Três quartos da medida da altura das latas antigas.
QUESTÃO 159
(ENEM adaptada) Uma fábrica comercializa chocolates em uma caixa de madeira, como na figura.
A caixa de madeira tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo cujas dimensões externas, em centímetro, estão indicadas na figura. Sabe-se também que a espessura da madeira, em todas as suas faces, é de 1,0 cm.
Qual é o volume de madeira utilizado, em centímetro cúbico, na construção de uma caixa de madeira como a descrita para embalar os chocolates?
(A) 1256 (B) 1082 (C) 975 (D) 782 (E) 673
QUESTÃO 160
(ENEM) Durante suas férias, oito amigos, dos quais dois são canhotos, decidem realizar um torneio de vôlei de praia. Eles precisam formar quatro duplas para a realização do torneio. Nenhuma dupla pode ser formada por dois jogadores canhotos.
De quantas maneiras diferentes podem ser formadas essas quatro duplas?
(A) 69 (B) 70 (C) 90 (D) 104 (E) 105
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 21
QUESTÃO 161
(ENEM) Uma pessoa produzirá uma fantasia utilizando como materiais: 2 tipos de tecidos diferentes e 5 tipos distintos de pedras ornamentais. Essa pessoa tem à sua disposição 6 tecidos diferentes e 15 pedras ornamentais diferentes
A quantidade de fantasias com materiais diferentes que podem ser produzidas é representada pela expressão
(A) 6! ∙ 15! 4!2! 10!5!
(B) 6! + 15! 4!2! 10!5!
(C) 6! + 15! 2! 5!
(D)6! .15! 2! 5!
(E) 21! 7!14!
QUESTÃO 162
(ENEM) Uma empresa de transporte faz regularmente um levantamento do número de viagens realizadas durante o dia por todos os 160 motoristas cadastrados em seu aplicativo. Em um certo dia, foi gerado um relatório, por meio de um gráfico de barras, no qual se relacionaram a quantidade de motoristas com a quantidade de viagens realizadas até aquele instante do dia.
Comparando os valores da média, da mediana e da moda da distribuição das quantidades de viagens realizadas pelos motoristas cadastrados nessa empresa, obtém-se
(A) mediana = média < moda. (B) mediana = moda < média. (C) mediana < média < moda. (D) moda < média < mediana. (E) moda < mediana < média.
QUESTÃO 163
(ENEM) O Salão do Automóvel de São Paulo é um evento no qual vários fabricantes expõem seus
modelos mais recentes de veículos, principalmente, suas inovações em tecnologia.
mostrando, design e
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 fev. 2015 (adaptado).
Uma montadora pretende participar desse evento com dois estandes, um na entrada e outro na região central do salão, expondo, em cada um deles, um carro compacto e uma caminhonete.
Para compor os estandes, foram disponibilizados pela montadora quatro carros compactos, de modelos distintos, e seis caminhonetes de diferentes cores para serem escolhidos aqueles que serão expostos. A posiçãodos carros dentro de cada estande é irrelevante.
Uma expressão que fornece a quantidade de
maneiras diferentes compostos é
4 (A) 𝐴10
(B) 𝐶4 10
(C)𝐶2 ×𝐶2 x2x2 46
(D)𝐴2 ×𝐴2 x2x2 46
(E) 𝐶2 × 𝐶2 46
QUESTÃO 164
que os
estandes
podem ser
(ENEM) Descargas atmosféricas, objetos estranhos e quedas de árvores, entre outros motivos, podem gerar interrupções na rede elétrica. Em certo município, um levantamento realizado pela companhia de fornecimento de energia relacionou, durante 30 dias, o número de interrupções na rede elétrica com o número de dias em que elas ocorreram.
A moda e a média diária do número de interrupções são, respectivamente, iguais a
(A) 3 e 2,0. (B) 3 e 2,4. (C) 3 e 6,0. (D) 10 e 2,0. (E) 10 e 2,4.
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 22
QUESTÃO 165
(ENEM) O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde. A tabela mostra o número de pessoas portadoras de diabetes mellitus tipo 2, a forma mais grave da doença, distribuídas pelas macrorregiões de saúde de Minas Gerais, em 2012.
Com base nos dados da tabela e nas informações dadas, ficará(ão) reprovado(s)
(A) apenas o aluno Y.
(B) apenas o aluno Z.
(C) apenas os alunos X e Y. (D) apenas os alunos X e Z. (E) os alunos X, Y e Z.
QUESTÃO 167
(ENEM) O gráfico apresenta os totais de receitas e despesas de uma empresa, expressos em milhão de reais, no decorrer dos meses de um determinado ano. A empresa obtém lucro quando a diferença entre receita e despesa é positiva e tem prejuízo quando essa diferença é negativa.
A mediana do número de portadores de diabetes mellitus tipo 2 das macrorregiões de saúde de Minas Gerais é
(A) 110,00. (B) 119,00. (C) 128,00. (D) 182,50. (E) 208,23.
QUESTÃO 166
Qual é a mediana, em milhão de reais, dos valores dos lucros apurados pela empresa nesse ano?
(A) 1,5 (B) 2,0 (C) 2,9 (D) 3,0 (E) 5,5
QUESTÃO 168
(FAMERP) Em três avaliações de matemática, cada uma no valor de 0 a 10 pontos, Helena tirou na segunda avaliação o dobro do que havia tirado na primeira e, na terceira, tirou o triplo do que havia tirado na primeira. Se a média aritmética das três notas de Helena foi 5,2, então a mediana das suas três notas foi igual a
(A) 5,2. (B) 5,1. (C) 5,0. (D) 4,9. (E) 4,8.
(ENEM) Três alunos, X, Y e Z, estão matriculados em um curso de inglês. Para avaliar esses alunos, o professor optou por fazer cinco provas. Para que seja aprovado nesse curso, o aluno deverá ter a média aritmética das notas das cinco provas maior ou igual a 6. Na tabela, estão dispostas as notas que cada aluno tirou em cada prova.
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 23
QUESTÃO 169
(ENEM) Uma das informações que pode auxiliar no dimensionamento do número de pediatras que devem atender em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é o número que representa a mediana da quantidade de crianças por família existente na região sob sua responsabilidade. O quadro mostra a distribuição das frequências do número de crianças por família na região de responsabilidade de uma UBS.
O número que representa a mediana da quantidade de crianças por família nessa região é
(A) 1,0. (B) 1,5. (C) 1,9. (D) 2,1. (E) 2,5.
QUESTÃO 170
(ENEM PPL) Até a Copa de 2010, apenas sete jogadores haviam conseguido o feito de marcar 8 ou mais gols em uma mesma edição da copa do mundo. O quadro apresenta os anos das edições da copa nas quais ocorreram esses feitos, quais foram os jogadores que os realizaram e os respectivos números de gols marcadores por cada um deles.
Para facilitar a análise sobre a quantidade de gols marcados por esses artilheiros nas referidas copas, foi calculada a mediana da distribuição dos números de gols marcados por eles nas sete copas especificadas no quadro.
(B) 9,7. (C) 10,0. (D) 10,2 (E) 13,0.
QUESTÃO 171
(ENEM) Um prédio, com 9 andares e 8 apartamentos de 2 quartos por andar, está com todos os seus apartamentos à venda. Os apartamentos são identificados por números formados por dois algarismos, sendo que a dezena indica o andar onde se encontra o apartamento, e a unidade, um algarismo de 1 a 8, que diferencia os apartamentos de um mesmo andar. Quanto à incidência de sol nos quartos desses apartamentos, constatam-se as seguintes características, em função de seus números de identificação:
• naqueles que finalizam em 1 ou 2, ambos os quartos recebem sol apenas na parte da manhã;
• naqueles que finalizam em 3, 4, 5 ou 6, apenas um dos quartos recebe sol na parte da manhã;
• naqueles que finalizam em 7 ou 8, ambos os quartos recebem sol apenas na parte da tarde.
Uma pessoa pretende comprar 2 desses apartamentos em um mesmo andar, mas quer que, em ambos, pelo menos um dos quartos receba sol na parte da manhã.
De quantas maneiras diferentes essa pessoa poderá escolher 2 desses apartamentos para compra nas condiçõesdesejadas?
(A)9× 6! (6−2)!
(B) 9 × 6! (6−2)!×2!
(C) 9 × 4! (4−2)!×2!
(D) 9 × 2! (2−2)!×2!
(E) 9 × ( 8! (8−2)!×2!
− 1)
A mediana dessa distribuição é igual a
(A) 9,0.
1a Série Matemática e Suas Tecnologias
24
QUESTÃO 172
(ENEM-PPL adaptada) A prefeitura de uma cidade está renovando os canteiros de flores de suas praças. Entre as possíveis variedades que poderiam ser plantadas, foram escolhidas cinco: amor-perfeito, cravina, petúnia, margarida e lírio. Em cada um dos canteiros, todos com composições diferentes, serão utilizadas somente três variedades distintas, não importando como elas serão dispostas. Um funcionário deve determinar os trios de variedades de flores que irão compor cada canteiro. De acordo com o disposto, a quantidade de trios possíveis é dada por
(A) 5
(B) 5 × 3
(C) 5! (5−3)!
(D) 5! (5−3)!2!
(E) 5! (5−3)!3!
QUESTÃO 173
(ENEM) O quadro apresenta o número de terremotos de magnitude maior ou igual a 7, na escala Richter, ocorridos em nosso planeta nos anos de 2000 a 2011.
Um pesquisador acredita que a mediana representa bem o número anual típico de terremotos em um período. Segundo esse pesquisador, o número anual típico de terremotos de magnitude maior ou igual a 7 é
(A) 11. (B) 15. (C) 15,5. (D) 15,7. (E) 17,5
(A) I (B) II (C) III (D) IV (E) V
QUESTÃO 174
(ENEM) pessoa realizou uma pesquisa com alguns alunos de uma escola, coletando suas idades, e organizou esses dados no gráfico
Qual a média das idades, em ano, desses alunos?
(A) 9 (B) 12 (C) 18 (D) 19 (E) 27
QUESTÃO 175
(ENEM PPL) Uma empresa tem cinco setores, cada um com quatro funcionários, sendo que cada funcionário de um setor tem um cargo diferente. O quadro apresenta os salários, em real, dos funcionários de cada um desses setores, por cargo.
A empresa pretende incentivar a qualificação profissional, oferecendo cursos gratuitos para os funcionários de todos os cinco setores. Entretanto, o primeiro curso será oferecido aos funcionários do setor que apresenta a menor média salarial por cargo.
O primeiro curso será oferecido aos funcionários do setor
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 25
QUESTÃO 176
(ENEM) O gráfico apresenta a taxa de desemprego (em %) para o período de março de 2008 a abril de 2009, obtida com base nos dados observados nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
QUESTÃO 178
(ENEM) O técnico de um time de basquete pretende aumentar a estatura média de sua equipe de 1,93 m para, no mínimo, 1,99 m. Para tanto, dentre os 15 jogadores que fazem parte de sua equipe, irá substituir os quatro mais baixos, de estaturas: 1,78 m, 1,82 m, 1,84 m e 1,86 m. Para isso, o técnico contratou um novo jogador de 2,02 m. Os outros três jogadores que ele ainda precisa contratar devem satisfazer à sua necessidade de aumentar a média das estaturas da equipe. Ele fi xará a média das estaturas para os três jogadores que ainda precisa contratar dentro do critério inicialmente estabelecido.
Qual deverá ser a média mínima das estaturas, em metro, que ele deverá fixar para o grupo de três novos jogadores que ainda irá contratar?
(A) 1,96 (B) 1,98 (C) 2,05 (D) 2,06 (E) 2,08
QUESTÃO 179
(ENEM) Em uma fábrica de refrigerantes, é necessário que se faça periodicamente o controle no processo de engarrafamento para evitar que sejam envasadas garrafas fora da especificação do volume escrito no rótulo. Diariamente, durante 60 dias, foram anotadas as quantidades de garrafas fora dessas especificações. O resultado está apresentado no quadro.
A média diária de garrafas fora das especificações no período considerado é
(A) 0,1. (B) 0,2. (C) 1,5. (D) 2,0. (E) 3,0.
A mediana dessa taxa de desemprego, no período de março de 2008 a abril de 2009, foi de
(A) 8,1% (B) 8,0% (C) 7,9% (D) 7,7% (E) 7,6%
QUESTÃO 177
(ENEM) Uma montadora de automóveis divulgou que oferta a seus clientes mais de 1 000 configurações diferentes de carro, variando o modelo, a motorização, os opcionais e a cor do veículo. Atualmente, ela oferece 7 modelos de carros com 2 tipos de motores: 1.0 e 1.6. Já em relação aos opcionais, existem 3 escolhas possíveis: central multimídia, rodas de liga leve e bancos de couro, podendo o cliente optar por incluir um, dois, três ou nenhum dos opcionais disponíveis.
Para ser fiel à divulgação feita, a quantidade mínima de cores que a montadora deverá disponibilizar a seus clientes é
(A) 8. (B) 9. (C) 11. (D) 18. (E) 24.
1a Série Matemática e Suas Tecnologias 26
QUESTÃO 180
(ENEM adaptada) Uma carga de 100 contêineres, idênticos ao modelo apresentado na Figura 1, deverá ser descarregada no porto de uma cidade. Para isso, uma área retangular de 10 m por 32 m foi cedida para o empilhamento desses contêineres (Figura 2).
Figura 1
Figura 2
De acordo com as normas desse porto, os contêineres deverão ser empilhados de forma a não sobrarem espaços nem ultrapassarem a área delimitada
Após o empilhamento total da carga e atendendo à norma do porto, a altura mínima a ser atingida por essa pilha de contêineres é
(A) 32,5 m. (B) 40,0 m (C) 42,5 m (D) 50,0 m (E) 52,5 m
1a Série
Matemática e Suas Tecnologias 27
Responda essas questões aqpenas com as respostas
2o DIA 2a ér e PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Realização: ATENÇÃO: transcreva no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA, com sua caligrafia usual, considerando as letras maiúsculas e minúsculas, a seguinte frase: Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias. LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:
-
Este CADERNO DE QUESTÕES contém 90 questões numeradas de 91 a 180, dispostas da seguinte maneira: a) questões de número 91 a 135, relativas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; b) questões de número 136 a 180, relativas à área de Matemática e suas Tecnologias.
-
Confira se a quantidade e a ordem das questões do seu CADERNO DE QUESTÕES estão de acordo com as instruções anteriores. Caso o caderno esteja incompleto, tenha defeito ou apresente qualquer divergência, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis.
-
Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções. Apenas uma responde corretamente à questão.
-
O tempo disponível para estas provas é de cinco horas.
-
Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.
-
Quando terminar as provas, acene para chamar o aplicador e entregue este CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.
-
Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas duas horas do início da aplicação, mas NÃO poderá levar seu caderno de questões.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 91 a 135 QUESTÃO 91 (ENEM) A extinção de espécies é uma ameaça real que afeta diversas regiões do país. A introdução de espécies exóticas poder ser considerada um fator maximizador desse processo. A jaqueira (Artocarpus heterophyllus), por exemplo, é uma árvore originária da Índia e de regiões do Sudeste Asiático que foi introduzida ainda na era colonial e se aclimatou muito bem em praticamente todo o território nacional. Casos como o dessa árvore podem provocar a redução da biodiversidade, pois elas (A) ocupam áreas de vegetação nativa e substituem parcialmente a flora original. (B) estimulam a competição por seus frutos entre animais típicos da região e eliminam as espécies perdedoras. (C)alteram os nichos e aumentam o número de possibilidades de relações entre os seres vivos daquele ambiente. (D) apresentam alta taxa de reprodução e se mantêm com um número de indivíduos superior à capacidade suporte do ambiente. (E) diminuem a relação de competição entre os polinizadores e facilitam a ação de dispersores de sementes de espécies nativas. QUESTÃO 92 (PUC-GO) Leia o texto a seguir sobre a bioeconomia: A bioeconomia está estreitamente ligada com a melhoria de nosso desenvolvimento, na busca por novas tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente em seu eixo de elaboração. Ela reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos. O conceito surgiu há meio século. O economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen englobou nas ciências econômicas os princípios da biofísica. Na visão de Roegen, o processo de produção de bens materiais diminui a disponibilidade de energia para o futuro e, consequentemente, afeta a possibilidade de as novas gerações produzirem mais bens materiais. A entropia, conceito definido pelo físico alemão Clausius em 1850, tem papel central na bioeconomia. A energia precisa ser incluída na análise dos processos econômicos. A energia total do universo é constante, mas a entropia total continuamente aumenta, ou seja, possuímos cada vez menos energia utilizável. Esses conceitos da biofísica podem parecer um pouco complicados, mas basicamente significam que uma tecnologia não é viável a menos que ela seja capaz de se manter sem reduzir o estoque de recursos não renováveis. (Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4518-bioeconomia. Acesso em: 20 jan. 2019. Adaptado.) A respeito da energia do universo, analise as afirmativas a seguir: I - Quando um processo (químico ou físico) ocorre com um recurso renovável de forma espontânea, deve haver a liberação de energia. II - Quando um processo (químico ou físico) ocorre com um recurso renovável de forma não espontânea, deve haver a realização de trabalho sobre o sistema. III - A energia interna de um sistema pode ser transformada em calor ou trabalho. IV - Segundo a lei da conservação de energia, a entropia é constante no sistema, em um processo químico ou físico. Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens contêm afirmações corretas: (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) III e IV. (E) II e IV. QUESTÃO 93 (UECE) Adaptado. Sobre a reprodução humana, é correto afirmar que a gravidez ectópica ocorre quando (A) anidaçãodoembriãoocorrenoútero. (B) oóvuloeoendométriosofremdescamação. (C) a implantação do óvulo fertilizado ocorre fora da cavidade uterina. (D) oembriãosedesenvolveapartirdeumóvulosem ocorrer a fecundação. (E) oembriãosedesenvolveapartirdafecundação, mas nunca ocorre na cavidade abdominal. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 2
QUESTÃO 94 (ENEM) A nanotecnologia pode ser caracterizada quando os compostos estão na ordem de milionésimos de milímetros, como na utilização de nanomateriais catalíticos nos processos industriais. O uso desses materiais aumenta a eficiência da produção, consome menos energia e gera menores quantidades de resíduos. O sucesso dessa aplicação tecnológica muitas vezes está relacionado ao aumento da velocidade da reação química envolvida. O êxito da aplicação dessa tecnologia é por causa da realização de reações químicas que ocorrem em condições de (A) alta pressão. (B) alta temperatura. (C) excesso de reagentes. (D) maior superfície de contato. (E) elevada energia de ativação. QUESTÃO 95 (ENEM) A nanotecnologia é responsável pelo aprimoramento de diversos materiais, incluindo os que são impactados com a presença de poluentes e da umidade na atmosfera, causadores de corrosão. O processo de corrosão é espontâneo e provoca a deterioração de metais como o ferro, que, em presença de oxigênio e água, sofre oxidação, conforme ilustra a equação química: 4Fe(S) +2H2O(l) +3O2(g) ⟶2Fe2O3 ∙H2O(S) Uma forma de garantir a durabilidade da estrutura metálica e a sua resistência à umidade consiste na deposição de filmes finos nanocerâmicos à base de zircônia (ZrO2) e alumina (Al2O3) sobre a superfície do objeto que se deseja proteger. CLEMENTE, G. A. B. F. et al. O uso de materiais híbridos ou nanocompósitos como revestimentos anticorrosivos do aço. Química Nova, n. 9, 2021 (adaptado) Essa nanotecnologia aplicada na proteção contra a corrosão se baseia no(a) (A) proteção catódica, que utiliza um metal fortemente redutor. (B) uso de metais de sacrifício, que se oxidam no lugar do ferro. (C) passivação do ferro, que fica revestido pelo seu próprio óxido. (D) efeito de barreira, que impede o contato com o agente oxidante. (E) galvanização, que usa outros metais de menor potencial de redução. QUESTÃO 96 (ENEM) Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar). À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia. Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira: (A)O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia. (B) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental. (C) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar. (D) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão que atrai o ar quente do continente. (E) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 3
QUESTÃO 97 (Unicamp) A dinâmica populacional de duas espécies que compartilham o mesmo habitat é representada na figura a seguir. O tamanho máximo da população de cada espécie é limitado pela disponibilidade de recursos no habitat. Considerando seus conhecimentos e os dados apresentados, é correto afirmar que as espécies (A) competem por recursos e apresentam diferenças na eficiência de utilização do alimento disponível. (B) são generalistas e assim têm nichos ecológicos mais restritos, o que diminui a competição entre elas. (C) ocupam nichos ecológicos distintos e têm crescimento populacional até o limite imposto pela resistência ambiental. (D) apresentam uma relação de cooperação, facilitando o crescimento populacional na ausência da resistência ambiental. (E) a população aumenta de forma que a resistência ambiental começa a interferir, a população continua a crescer, de forma acelerada. QUESTÃO 98 Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol−1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol−1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química: C2H5OH(l) + 3 O2(g) ⟶ 2 CO2(g) + 3 H2O(g) Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km. CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado). A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de (A) 50. (B) 60. (C) 95. (D) 99. (E) 120. QUESTÃO 100 (ENEM) Na fertilização in vitro, espermatozoides são adicionados aos gametas femininos retirados de uma mulher. Após o período de incubação, a fecundação é favorecida pela ação de enzimas. Em um procedimento realizado, observou-se que nenhum dos gametas femininos foi fertilizado e, posteriormente, verificou-se que havia sido adicionado, equivocadamente, um coquetel de inibidores das enzimas do acrossomo, no lugar de um dos nutrientes constituintes do meio de cultura. O coquetel de inibidores impediu o(a) (A) formação do pronúcleo masculino. (B) início da divisão mitótica do zigoto. (C) término da segunda divisão meiótica do ovócito. (D) passagem do espermatozoide pela corona radiata e zona pelúcida. (E) fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide. (ENEM) Bebidas podem ser refrigeradas de modo mais rápido utilizando-se caixas de isopor contendo gelo e um pouco de sal grosso comercial. Nesse processo ocorre o derretimento do gelo com consequente formação de líquido e resfriamento das bebidas. Uma interpretação equivocada, baseada no senso comum, relaciona esse efeito à grande capacidade do sal grosso de remover calor do gelo. Do ponto de vista científico, o resfriamento rápido ocorre em razão da (A) variação da solubilidade do sal. (B) alteração da polaridade da água. (C) elevação da densidade do líquido. (D) modificação da viscosidade do líquido. (E) diminuição da temperatura de fusão do líquido. QUESTÃO 99 (ENEM) O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 4
QUESTÃO 101 (ENEM) O gás hidrogênio é considerado um ótimo combustível — o único produto da combustão desse gás é o vapor de água, como mostrado na equação química. 2 H2(g) + O2(g) ⟶ 2 H2O(g) Um cilindro contém 1 kg de hidrogênio e todo esse gás foi queimado. Nessa reação, são rompidas e formadas ligações químicas que envolvem as energias listadas no quadro. H−H 437 H−O 463 O=O 494 Massas molares (g/mol): H2 = 2; O2 = 32; H2O = 18. Qual é a variação da entalpia, em quilojoule, da reação de combustão do hidrogênio contido no cilindro? (A) −2 500. (B) −242 000. (C) −121 000. (D) +110 500. (E) +234 000. QUESTÃO 102 (ENEM) Em uma residência com aquecimento central, um reservatório é alimentado com água fria, que é aquecida na base do reservatório e, a seguir, distribuída para as torneiras. De modo a obter a melhor eficiência de aquecimento com menor consumo energético, foram feitos alguns testes com diferentes configurações, modificando-se as posições de entrada de água fria e de saída de água quente no reservatório, conforme a figura. Em todos os testes, as vazões de entrada e saída foram mantidas iguais e constantes. (A) 1 e 4. (B) 1 e 6. (C) 2 e 5. (D) 3 e 4. (E) 3e5. QUESTÃO 103 (ENEM) O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam até mesmo em solo pouco fértil. DARAYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (adaptado). Esse método contribui para a preservação das abelhas porque (A) reduz sua predação. (B) reduz o uso de pesticidas. (C) aumenta a oferta de alimento. (D) reduz a competição por abrigo. (E) aumenta os locais de reprodução. QUESTÃO 104 (ENEM) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas, promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov.2017(adaptado). (A) propicia o fluxo gênico. (B) intensifica o manejo de espécies. (C) amplia o processo de ocupação humana. (D) aumenta o número de indivíduos nas populações. (E) favorece a formação de ilhas de proteção integral. Ligação Química Energia de Ligação ( 𝐤𝐉 ) 𝐦𝐨𝐥 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 5
QUESTÃO 105 (ENEM) Tanto a conservação de materiais biológicos como o resfriamento de certos fotodetectores exigem baixas temperaturas que não são facilmente atingidas por refrigeradores. Uma prática comum para atingi-las é o uso de nitrogênio líquido, obtido pela expansão adiabática do gás N2, contido em um recipiente acoplado a um êmbolo, que resulta no resfriamento em temperaturas que chegam até seu ponto de liquefação em −196 °C. A figura exibe o esboço de curvas de pressão em função do volume ocupado por uma quantidade de gás para os processos isotérmico e adiabático. As diferenças entre esses processos podem ser identificadas com base na primeira lei da termodinâmica, que associa a variação de energia interna à diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo. rapidamente e, com isso, há economia de gás. A taxa de condução do calor depende da condutividade k do material, de sua área A, da diferença de temperatura ∆T e da espessura d do material, sendo dada pela relação ∆𝑄 = 𝑘𝐴 ∆𝑇. Em panelas com ∆𝑡 𝑑 doismateriais, a taxa de condução é dada por ∆𝑄=𝐴 ∆𝑇 ,em que 𝑑 e 𝑑 são as espessuras dos A expansão adiabática viabiliza o resfriamento do N2 porque (A) o trabalho é associado diretamente à variação de energia interna e não há troca de calor entre o gás e o ambiente. (B) a saída de calor que ocorre na expansão por causa do trabalho contribui para a diminuição da temperatura. (C) a entrada de calor que ocorre na expansão por causa do trabalho contribui para a diminuição da temperatura. (D) a variação da energia interna é nula e o trabalho é associado diretamente ao fluxo de calor, que diminui a temperatura do sistema. (E) a variação da energia interna é nula e o trabalho é associado diretamente à entrada de frio, que diminui a temperatura do sistema. QUESTÃO 106 (ENEM) Na montagem de uma cozinha para um restaurante, a escolha do material correto para as panelas é importante, pois a panela que conduz mais calor é capaz de cozinhar os alimentos mais 𝑘1 𝑘2 dois materiais, e 𝑘1 e 𝑘2 são as condutividades de cada material. Os materiais mais comuns no mercado para panelas são o alumínio (k = 20 W/m K), o ferro (k = 8 W/m K) e o aço (k = 5 W/m K) combinado com o cobre (k = 40 W/m K). Compara-se uma panela de ferro, uma de alumínio e uma composta de 1 da espessura em cobre e 12 2 da espessura em aço, todas com a mesma espessura total e com a mesma área de fundo. A ordem crescente da mais econômica para a menos econômica é (A) cobre-aço, alumínio e ferro. (B) alumínio, cobre-aço e ferro. (C) cobre-aço, ferro e alumínio. (D) alumínio, ferro e cobre-aço. (E) ferro, alumínio e cobre-aço. QUESTÃO 107 (ENEM) A Glicólise é um processo que ocorre nas células, convertendo glicose em piruvato. Durante a prática de exercícios físicos que demandam grande quantidade de esforço, a glicose é completamente oxidada na presença de O2. Entretanto, em alguns casos, as células musculares podem sofrer um déficit de O2 e a glicose ser convertida em duas moléculas de ácido lático. As equações termoquímicas para a combustão da glicose e do ácido lático são, respectivamente, mostradas a seguir: 𝑑1+𝑑2 1 2 C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6 CO2(g) + 6H2O(l) CH3CH(OH)COOH(s) + 3O2(g) ⟶ 3CO2(g) + 3H2O(l) ∆cH = −2 800 kJ ∆cH = −1 344 kJ O processo anaeróbico é menos vantajoso energeticamente porque (A) libera 112 kJ por mol de glicose. (B) libera 467 kJ por mol de glicose. (C) libera 2 688 kJ por mol de glicose. (D) absorve 1 344 kJ por mol de glicose. (E) absorve2800kJpormoldeglicose. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 6
QUESTÃO 108 (ENEM) Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima, que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha de calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical que transfere para ela energia térmica absorvida das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno. da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular. ALMEIDA. M W. B. Direitos a floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira das Ciências Sociais, n. 55, 2004. De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre (A) modernização de plantio e comércio de látex. (B) reivindicação de terra e preservação de mata nativa. (C) produção de borracha e escassez de recursos naturais. (D) incentivo governamental e territórios. (E) crescimento econômico trabalhadores. QUESTÃO 110 e conservação de migração de No processo de fortes chuvas no centro da cidade de São Paulo, há dois mecanismos dominantes de transferência de calor: entre o Sol e a ilha de calor e entre a ilha de calor e a brisa marítima. (VIVEIROS, M. Ilhas de calor afastam chuvas de represas. Disponível em: www2.feis.unesp.br. Acesso em 3 dez. 2019. Adaptado.) (A) Irradiação e irradiação. (B) Condução e irradiação. (C) Irradiação e convecção. (D) Convecção e irradiação. (E) Convecção e convecção. QUESTÃO 109 (ENEM) Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses (ENEM) O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química: 3 𝐶2𝐻2(𝑔) ⟶ 𝐶6𝐻6(𝑙) A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais: 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 7 I.C H +5O 2 2(g) 2 2(g) II.𝐶 𝐻 +15𝑂 6 6(𝑙) 2 2(𝑔) +H O 2 (l) +3𝐻 𝑂 2 (𝑙) ∆H° =−310kcal/mol c ∆H° =−780kcal/mol c ⟶2CO à6𝐶𝑂 2(g) 2(𝑔) A variação de entalpia do processo de trimerização, e kcal para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de (A) −1.090. (B) −150. (C) −50. (D) +157. (E) +470.
QUESTÃO 111 (ENEM) Por meio de reações químicas que envolvem carboidratos, lipídeos e proteínas, nossas células obtêm energia e produzem gás carbônico e água. A oxidação da glicose no organismo humano libera energia, conforme ilustra a equação química, sendo que aproximadamente 40% dela é disponibilizada para atividade muscular. C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l) ∆cH = −2800 kJ Considere as massas molares (em 𝑔 𝑚𝑜𝑙−1): 𝐻 = 1; 𝐶 = 12; 𝑂 = 16. LIMA, L. M.; FRAGA. C. A. M.; BARREIRO, E. J. Química na saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010 (adaptado). Na oxidação de 1,0 grama de glicose, a energia obtida para atividade muscular, em quilojoule, é mais próxima de: (A) 6,2. (B) 15,6. (C) 70,0. (D) 622,2. (E) 1120,0. QUESTÃO 112 (ENEM) Duas jarras idênticas foram pintadas, uma de branco e a outra de preto, e colocadas cheias de água na geladeira. No dia seguinte, com a água a 8 °C, foram retiradas da geladeira e foi medido o tempo decorrido para que a água, em cada uma delas, atingisse a temperatura ambiente. Em seguida, a água das duas jarras foi aquecida até 90 °C e novamente foi medido o tempo decorrido para que a água nas jarras atingisse a temperatura ambiente. Qual jarra demorou menos tempo para chegar à temperatura ambiente nessas duas situações? (A) a jarra preta demorou menos tempo nas duas situações. (B) a jarra branca demorou menos tempo nas duas situações. (C) as jarras demoraram o mesmo tempo, já que são feitas do mesmo material. (D) a jarra preta demorou menos tempo na primeira situação e a branca, na segunda. (E) a jarra branca demorou menos tempo na primeira situação e a preta, na segunda. QUESTÃO 113 (ENEM) Os combustíveis de origem fóssil, como o petróleo e o gás natural, geram um sério problema ambiental devido à liberação de dióxido de carbono durante o processo de combustão. O quadro apresenta as massas molares e as reações de combustão combustíveis. Metano Acetileno Etano Propano Butano não 16 26 30 44 58 balanceadas de diferentes Combustível Massa Molar (g/mol) Reação de Combustão (não balanceada) CH4(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶2H2(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶2H5(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶3H8(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) 𝐶4H10(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) Considerando a combustão completa de 58 g de cada um dos combustíveis listados no quadro, a substância que emite mais CO2 é o (A) Etano. (B) Butano. (C) Metano. (D) Propano. (E) Acetileno. QUESTÃO 114 (ENEM) O etanol é um combustível renovável obtido da cana-de-açúcar e é menos poluente do que os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. O etanol tem densidade 0,8 g/cm3, massa molar 46 g/mol e calor de combustão aproximado de - 1.300kJ/mol. Com o grande aumento da frota de veículos, tem sido incentivada a produção de carros bicombustíveis econômicos, que são capazes de render até 20 km/L em rodovias, para diminuir a emissão de poluentes atmosféricos. O valor correspondente à energia consumida para que o motorista de um carro econômico, movido a álcool, percorra 400km na condição de máximo rendimento é mais próximo de: (A) 565 MJ. (B) 452 MJ. (C) 520 MJ. (D) 390 MJ. (E) 348 MJ. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 8
QUESTÃO 115
(ENEM) O esquema representa o ciclo do nitrogênio: V Cerâmica 0,40 Qual dos materiais é o recomendado para manter um alimento aquecido por um maior intervalo de tempo? (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. QUESTÃO 117 (FCMMG) Analise a imagem a seguir. O QUE SÃO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS? A chuva ácida interfere no ciclo do nitrogênio, principalmente, por proporcionar uma diminuição do pH do solo e da atmosfera, alterando a concentração dos compostos presentes nesse ciclo. Disponível em: http:/scienceprojectideasforkids.com. Acesso em: 6 ago. 2012 (adaptado). Em um solo de menor pH, será favorecida a formação de (A) N2 (B) NH3 (C) NH4+ (D) NO2- (E) NO3- QUESTÃO 116 (ENEM) Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem características específicas, como a condutibilidade térmica, quando são utilizados, por exemplo, em utensílios de cozinha. Assim, os alimentos são acondicionados em recipientes que podem manter a temperatura após o preparo. Considere a tabela, que apresenta a condutibilidade térmica (K) de diferentes materiais utilizados na confecção de panelas. Condutibilidade térmica de materiais utilizados na confecção de panelas BIODIVERSIDADE •Riqueza de espécies •Composição de espécies • Interações PROCESSOS ECOSSISTÊMICOS • Produtividade •Ciclagem de nutrientes • Polinização •Regulação hídrica Com base na análise da imagem e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que a: (A) produtividade citada pelo autor nos processos ecossistêmicos é a agrícola. (B) recarga dos aquíferos está relacionada à porosidade do solo e das rochas. (C) riqueza de espécies corresponde ao aumento de indivíduos na população. (D) polinização diminui a diversidade de espécies na produção de madeira. (E) Polinização aumenta a diversidade de espécies na produção agrícola. SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS •Produção agrícola •Produção de madeira •Contenção de erosão •Recarga de aquíferos Material 𝐊°(𝐤𝐜𝐚𝐥 𝐡−𝟏𝐦−𝟏 °𝐂−𝟏) I II III IV 332,0 175,0 Ferro 40,0 Vidro 0,65 Cobre Alumínio 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 9
QUESTÃO 118
(ENEM) “Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.” (BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais, Revista da Unifebe, n. 12, 2013. Adaptado.) Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose? (A) Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino. (B)Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino. (C) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas. (D) Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares. (E) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento. QUESTÃO 119 (CEPCON) Serviços ecossistêmicos são os benefícios de importância econômica e social que as pessoas obtêm da natureza. A Classificação Internacional Comum dos Serviços Ecossistêmicos (CICES) os divide em três categorias: provisão (benefícios de produtos obtidos da natureza), regulação (benefícios das regulações do ambiente feitas por ecossistemas e/ou seres vivos) e culturais (benefícios para a cultura e relações sociais a partir do contato com a natureza). Processos ecológicos como produção de oxigênio atmosférico, ciclagem de nutrientes, formação e retenção de solos e ciclagem da água são serviços ecossistêmicos de suporte, considerados como funções ecossistêmicas que são necessárias para a produção de todos os demais serviços ecossistêmicos. Assim, os serviços ecossistêmicos constituem-se como um argumento poderoso para a preservação da biodiversidade. Fonte: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade. Disponível em http://www.mma.gov.br/biodiversidade/economiados-ecossistemas-e-da- biodiversidade/>. Acessado em 25 de junho de 2019. Um benefício dos serviços ecossistêmicos de regulação que justifica a preservação da biodiversidade local é: (A) O lençol freático formado em solos profundos do Cerrado. (B) A colheita de plantas medicinais em Florestas Tropicais. (C) A atividade de pesca nos rios do Pantanal Mato- grossense. (D) A estocagem de carbono na vegetação da Floresta Amazônica. (E) O passeio eco turístico em trilhas de florestas da Mata-Atlântica. QUESTÃO 120 (ENEM) A produtividade ecológica articula-se com uma produtividade tecnológica, porque não se deve renunciar a todas as possibilidades da ciência e da técnica, e sim reencaminhar muitas delas para a construção desse novo paradigma produtivo. Essa construção social, porém, não pode ser guiada por um planejamento centralizado da tecnologia normatizada pela ecologia. A alma dessa nova economia humana são os valores culturais. Cada cultura dá significado a seus conhecimentos, a sua natureza, recriando-a e abrindo o fluxo de possibilidades de coevolução, articulando o pensamento humano com o potencial da natureza. LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado). O paradigma produtivo apresentado no texto tem como base a harmonização entre tecnologia e ecologia e propõe uma sustentabilidade pautada no(a) (A) ideia de natureza intocada. (B) lógica de mercado internacional. (C) respeito ao saber local comunitário. (D) desenvolvimento de cultivos orgânicos. (E) retorno às práticas agrícolas arcaicas. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 10
QUESTÃO 121
(ENEM) No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico. QUESTÃO 122 (ENEM) Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento. Espécie exótica Área com tela Área sem tela Densidade (indivíduos/ m2) Tamanho médio dos indivíduos (cm) Densidade (indivíduos/ m2) Tamanho médio dos indivíduos (cm) Alga Craca Mexilhão Ascídia 100 15 300 2 380 3 55 4 110 18 150 1,5 200 6 58 3,8 Espécies químicas Concentração, mmol/L Composição de referência (5,5<pH<6,5) Solução nutritiva preparada (pH = 4,3) N(NH4+) 1,0 P(H2PO4-) 1,0 0,8 1,0 3,5 3,0 1,0 70 x 10-3 4,5 x 10-3 O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as) Macronutrientes K+ 6,0 Ca2+ 4,0 SO42- 2,0 Fe2+ 9,0 x 10-3 Cl- - (A) algas, estimulando seu crescimento. (B) cracas, pequenos. (C) mexilhões, pequenos. predando predando especialmente especialmente animais animais Micronutrientes (D)quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos. LENZI, E.; FAVERO, L.O.B.; LUCHESE, E.B. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado). Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de (A) ácido fosfórico, H3PO4. (B) sulfato de cálcio, CaSO4. (C) óxido de alumínio, Al2O3. (D) cloreto de ferro (II), FeCl2. (E) hidróxido de potássio, KOH. (E) ascídias, apesar de não menores organismos. representarem os 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 11
QUESTÃO 123
(ENEM) Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos. Para cada uma das cinco populações analisadas (I a V), identificou as taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i), em número de indivíduos, conforme ilustrado no quadro. I 65 40 23 5 II 27 8 18 2 III 54 28 15 16 IV 52 25 12 40 V 12 9 6 4 Em longo prazo, se essas taxas permanecerem constantes, qual dessas regiões deverá apresentar maiores prejuízos na produção/armazenagem de grãos? (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. QUESTÃO 124 (B)corrige o modelo darwiniano, evidenciando o desenvolvimento das espécies por meio da convivência pacífica e ordenada. (C) distorce o modelo evolucionista, retratando a influência negativa do consumo desenfreado na manutenção da biodiversidade. (D) critica o modelo evolucionista, segundo o qual os seres vivos surgem a partir do material orgânico descartado de outros seres vivos. (E) utiliza a teoria da evolução para evidenciar hábitos ambientais destrutivos do ser humano, como poluir o ambiente do qual se originou. QUESTÃO 125 (ENEM) Muitas mulheres sofrem com desconfortos nos dias que antecedem a menstruação, a chamada tensão pré-menstrual. Entre outros sintomas, podem ocorrer alterações de humor. Atualmente, acredita-se que os sintomas são resultado da queda na concentração do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, está relacionado com a diminuição na produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, observada nessa fase do ciclo feminino. DIMMOCK, P. W. et al. Efficacy of Selective Serotonin-Reuptake Inhibitors in Premenstrual Syndrome: a Systematic Review. The Lancet, n. 9 236, 2000 (adaptado). A redução da produção desses hormônios nessa fase está relacionada com o(a) (A) regressão do corpo lúteo ovariano. (B) diminuição na produção de ocitocina. (C) liberação do gameta feminino na ovulação. (D) aumento nos níveis dos hormônios LH e FSH. (E) elevação nos níveis sorológicos de adrenalina. QUESTÃO 126 (UECE) Ao estudar uma reação química que se encontra em equilíbrio químico, dependendo das condições, deve-se considerar a constante de equilíbrio em função das concentrações (Kc) e a constante de equilíbrio em função das pressões parciais (Kp). Assinale a opção que corresponde à reação química em que Kc = Kp. (A) N2 (g) + O2 (g) ⇄ 2 NO (g). (B) PCl5 (g) ⇄ PCl3 (g) + Cl2 (g). (C) CaO (s) + CO2 (g) ⇄ CaCO3 (s). (D)2NO(g)+Cl2 (g)⇄2NOCl(g). (E) Ag2CO3 (s) ⇌ Ag2O (s) + CO2 (g). n m e i Dan Piraro. Disponível em: https://tinyurl.com/y4uuwpx8Acesso em: 07.02.2019. Original colorido. (ETEC SP) Após a leitura do cartum, pode-se concluir corretamente que ele (A) representa os hábitos primitivos compartilhados entre os seres humanos e outras espécies. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 12
QUESTÃO 127
(ENEM) Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação. O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança? (A) A célula-ovo sofreu uma alteração genética. (B)As células somáticas da mãe sofreram uma mutação. (C)A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação. (D) As hemácias da mãe que foram transmitidas à criança não eram normais. (E) As células hematopoiéticas sofreram alteração do número de cromossomos. QUESTÃO 128 (ENEM) Mesmo para peixes de aquário, como o peixe arco-íris, a temperatura da água fora da faixa ideal (26 °C a 28 °C), bem como sua variação brusca, pode afetar a saúde do animal. Para manter a temperatura da água dentro do aquário na média desejada, utilizam-se dispositivos de aquecimento com termostato. Por exemplo, para um aquário de 50 L, pode-se utilizar um sistema de aquecimento de 50 W otimizado para suprir sua taxa de resfriamento. Essa taxa pode ser considerada praticamente constante, já que a temperatura externa ao aquário é mantida pelas estufas. Utilize para a água o calor específico 4,0 kJ kg-1 K-1 e a densidade 1 kg L-1. Se o sistema de aquecimento for desligado por 1 h, qual o valor mais próximo para a redução da temperatura da água do aquário? (A) 4,0 oC. (B) 3,6 oC. (C) 0,9 oC. (D) 0,6 oC. (E) 0,3 oC. QUESTÃO 129 (FUVEST) Adaptado. A poluição da água tem sido um a serem estudados na problemática socioambiental. A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐ se principalmente à(ao) (A) descarte de garrafas PET e sacolas plásticas, aumentando a cadeia de produção de microplásticos. (B) aumento de intervenções de engenharia, como a construção de pontes e dragagens. (C) aquecimento da água do rio devido ao aumento da temperatura média nas metrópoles. (D) descarte de esgoto doméstico e industrial sem tratamento. (E) ocorrência mais frequente de longos períodos de estiagem, aumentando a evaporação. QUESTÃO 130 (UFC) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Essa caracterização refere-se a: (A) micorrizas. (B) líquens. (C) bolores. (D) briófitas. (E) protozoários. QUESTÃO 131 (ENEM) Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida. Uma empresa deseja fazer um replantio de árvores e dispõe de cinco produtos que podem ser utilizados para corrigir o pH do solo que se encontra básico. As substâncias presentes nos produtos disponíveis são: CH3COONa, NH4Cl, NaBr, NaOH e KCl. A substância a ser adicionada ao solo para neutralizá- lo é (A) CH3COONa. (B) NH4Cl. (C) NaBr. (D) NaOH. (E) KC. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 13
QUESTÃO 132
(IBADE) Considere a seguinte situação: durante um projeto de monitoramento de uma área de conservação ambiental, biólogos identificaram uma significativa redução na biodiversidade local, suspeitando que as atividades humanas nas proximidades sejam a causa. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA. (A) O manejo ambiental deve focar na punição das atividades humanas; (B) A preservação da área deve ser feita isolando-a completamente de qualquer intervenção humana, incluindo atividades de pesquisa; (C) A conservação ambiental é responsabilidade única do governo, não necessitando da colaboração da comunidade científica; (D) Medidas de conservação ambiental devem incluir tanto a proteção da biodiversidade quanto a sustentabilidade das comunidades humanas locais; (E) O monitoramento da biodiversidade não é uma ferramenta eficaz para identificar impactos ambientais, devendo ser substituído por avaliações de impacto ambiental pontuais. QUESTÃO 133 (FUNDATEC) O ponto de Curie é um fenômeno importante em materiais magnéticos. Considere um material ferromagnético e uma curva de magnetização em função da temperatura. Quando a temperatura do material é elevada, ocorre uma transição magnética significativa. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre o ponto de Curie. (A) É um fenômeno irreversível, uma vez que, uma vez atingido, o material não pode ser mais magnetizado. (B) É influenciado apenas pela composição química do material ferromagnético, não sendo afetado por fatores externos. (C) É uma propriedade exclusiva dos materiais ferromagnéticos puros e não se aplica a ligas ou compostos magnéticos. (D) Ocorre a uma temperatura específica para cada material ferromagnético, independentemente de suas características físicas. (E) É determinado pelo equilíbrio entre as interações magnéticas e térmicas do material, sendo afetado por fatores como a pressão e a presença de impurezas. QUESTÃO 134 (FADESP) O fenômeno da reprodução humana é um processo biológico complexo que tem por objetivo a perpetuação da espécie. Para que a concepção de um novo indivíduo possa ocorrer é necessária a união de células especializadas, as células gaméticas. O fenômeno da concepção, na reprodução humana, é denominado: (A) nidação. (B) ovulação. (C) fecundação. (D) organogênese. (E) espermatogênese. QUESTÃO 135 (INSTITUTO AOCP) As reações químicas podem ser reversíveis ou irreversíveis e apresentar certas características específicas que geram um sistema em equilíbrio. Sobre os sistemas químicos e as propriedades de reagentes e de produtos, assinale a alternativa correta. (A) Se um sistema atinge o estado de equilíbrio, significa que as reações direta e inversa não estão ocorrendo. (B)No estado de equilíbrio, os reagentes e os produtos coexistem e precisam estar em quantidades idênticas. (C) Reações irreversíveis são as que podem ocorrer tanto no sentido direto, da esquerda para a direita, como também no sentido inverso. (D) Os processos reversíveis só atingirão o estado de equilíbrio químico quando as concentrações dos produtos se igualarem às concentrações dos reagentes. (E) Um processo químico reversível que atinge o estado de equilíbrio apresenta as concentrações de reagentes e de produtos constantes, mas não necessariamente iguais entre si. 2a Série Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 14
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 136 a 180
QUESTÃO 136 (ENEM adaptada) Uma indústria de sucos utiliza uma embalagem no formato de prisma reto de base quadrada, com aresta da base de medida a e altura de medida h, ambas de mesma unidade de medida, como representado na figura. A caneca A tem formato de um prisma reto regular hexagonal de lado 𝑙 = 6𝑐𝑚, e a caneca B tem formato de um cilindro circular reto de diâmetro 𝑑 = 12 𝑐𝑚. Sabe-se que ambas têm a mesma altura h = 8 𝑐𝑚, e que essa pessoa escolherá a caneca com maior capacidade. Considere 𝜋 = 3,1 e √3 = 1,7. A medida da capacidade, em centímetro cúbico, da caneca escolhida é (A) 158,40 (B) 734,40 (C) 892,80 (D) 3 035,52 (E) 3 571,20 QUESTÃO 138 (ENEM adaptada) Num recipiente com a forma de paralelepípedo triangular reto, colocou-se água até a altura de 12 𝑐𝑚 e um dado, que ficou flutuando na superfície da água. Para retirar o dado de dentro do recipiente, a altura da coluna de água deve ser de, pelo menos, 17 𝑐𝑚. Para a coluna de água chegar até essa altura, é necessário colocar dentro do recipiente bolinhas de volume igual a 4 𝑐𝑚3 cada, que ficarão totalmente submersas. Deseja-se criar uma linha de produção para uma nova embalagem de igual formato, mas que deverá ter uma capacidade igual ao quíntuplo da atual. A altura da nova embalagem será igual a 9 da altura da 5 embalagem atual. As arestas da base da nova embalagem serão denominadas de x. Qual a relação de dependência entre a medida x da nova aresta da base e a medida a da aresta atual? (A) 𝑥 = 𝑎 (B) 𝑥 = 5𝑎 (C) 𝑥 = 9 𝑎 5 (D) 𝑥 = 5𝑎 3 (E) 𝑥 = 𝑎√3 QUESTÃO 137 (ENEM adaptada) Um novo produto, denominado bolo de caneca no micro-ondas, foi lançado no mercado com o objetivo de atingir ao público que não tem muito tempo para cozinhar. Para prepará-lo, uma pessoa tem à sua disposição duas opções de canecas, apresentadas na figura. dadas (A) 14 (B) 16 (C) 18 (D) 30 (E) 34 se possa retirar o dado que flutua na água, seguindo as instruções , é de: (Considere √3 = 1,7) 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 15 O número mínimo de bolinhas necessárias para que
QUESTÃO 139
(ENEM adaptada) Uma fábrica de sorvetes utiliza embalagens plásticas no formato de paralelepípedo retangular reto. Internamente, a embalagem tem 10 cm de altura e base de 20 cm por 10 cm. No processo de confecção do sorvete, uma mistura é colocada na embalagem no estado líquido e, quando levada ao congelador, tem seu volume aumentado em 25%, ficando com consistência cremosa. Inicialmente é colocada na embalagem uma mistura sabor chocolate com volume de 1 000 cm3 e, após essa mistura ficar cremosa, será adicionada uma mistura sabor morango, de modo que, ao final do processo de congelamento, a embalagem fique completamente preenchida com sorvete, sem transbordar. O volume máximo, em cm3, da mistura sabor morango que deverá ser colocado na embalagem é (A) 450 (B) 500 (C) 600 (D) 750 (E) 1 000 QUESTÃO 140 Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 3 cm de aresta na base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar com parafina para fabricar uma vela? (A) 256 (B) 289 (C) 392 (D) 516 (E) 525 QUESTÃO 142 (ENEM) Os alunos de uma turma escolar foram divididos em dois grupos. Um grupo jogaria basquete, enquanto o outro jogaria futebol. Sabe-se que o grupo de basquete é formado pelos alunos mais altos da classe e tem uma pessoa a mais do que o grupo de futebol. A tabela seguinte apresenta informações sobre as alturas dos alunos da turma. Os alunos P, J, F e M medem, respectivamente, 1,65 m, 1,66 m, 1,67 m e 1,68 m, e as suas alturas não são iguais a de nenhum outro colega da sala. Segundo essas informações, argumenta-se que os alunos P, J, F e M jogaram, respectivamente, (A) basquete, basquete, basquete, basquete. (B) futebol, basquete, basquete, basquete. (C) futebol, futebol, basquete, basquete. (D) futebol, futebol, futebol, basquete. (E) futebol, futebol, futebol, futebol. (UFMG adaptada) Em uma indústria de velas, a parafina é armazenada em caixas cúbicas, cujo lado mede a. Depois de derretida, a parafina é derramada em moldes em formato de pirâmides com base quadrada, cuja altura e cuja aresta da base medem, cada uma, 𝑎 Considerando-se essas informações, é 2 correto afirmar que, com a parafina armazenada em apenas uma dessas caixas, enche-se um total de: (A) 6 moldes (B) 8 moldes (C) 15 moldes (D) 24 moldes (E) 36 moldes QUESTÃO 141 (ENEM adaptada) sendo que a base superior de cada bloco é igual à base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, conforme a figura. Uma fábrica produz velas de parafina em forma de pirâmide quadrangular regular com 23 cm de altura e 9 cm de aresta da base. Essas velas são formadas por 4 blocos de mesma altura — 3 troncos de pirâmide de bases paralelas e 1 pirâmide na parte superior —, espaçados de 1 cm entre eles, 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 16
QUESTÃO 143
(ENEM adaptada) A figura abaixo apresenta um molde para construção de uma pirâmide hexagonal regular. Para montar essa pirâmide, basta recortar o molde seguindo as linhas contínuas, dobrar corretamente nas linhas tracejadas e montar a pirâmide usando as abas trapezoidais para fixar sua estrutura com um pouco de cola. (A) 62,50 (B) 100,00 (C) 150,00 (D) 187,50 (E) 200,00 QUESTÃO 145 (ENEM adaptada) Um rolo de papel higiênico tradicional é representado por um cilindro circular reto retirando-se outro cilindro circular reto interior, de mesmo eixo de simetria, mesma altura e diâmetro menor, conforme a figura. Sabendo que cada um dos triângulos tracejados nesse molde é isósceles, com lados medindo 8 cm e 17 cm, qual das alternativas abaixo mais se aproxima do volume dessa pirâmide? (A) 660 (B) 816 (C) 871 (D) 905 (E) 980 QUESTÃO 144 (ENEM adaptada) A água utilizada pelos 80 moradores de um vilarejo provém de um reservatório de formato cilíndrico circular reto cujo raio da base mede 5 metros, sempre abastecido no primeiro dia de cada mês por caminhões-pipa. Cada morador desse vilarejo consome, em média, 250 litros de água por dia. No mês de junho de um determinado ano, o vilarejo festejou o dia do seu padroeiro e houve um gasto extra de água nos primeiros 20 dias. Passado esse período, as pessoas verificaram a quantidade de água presente no reservatório e constataram que o nível da coluna de água estava em 2 metros. Decidiram, então, fazer um racionamento de água durante os 10 dias seguintes. Considere 3 como aproximação para 𝜋. Qual é a quantidade mínima de água, em litro, que cada morador, em média, deverá economizar por dia, de modo que o reservatório não fique sem água nos próximos 10 dias? Considere um rolo de papel higiênico com 18 cm de diâmetro externo, 6 cm de diâmetro interno e 9 cm de altura. O volume, em centímetro cúbico, desse rolo é (A) 160𝜋 (B) 320𝜋 (C) 648𝜋 (D) 972𝜋 (E) 2592𝜋 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 17
QUESTÃO 146
(ENEM adaptada) Um piscicultor cria uma espécie de peixe em um tanque cilíndrico. Devido às características dessa espécie, o tanque deve ter, exatamente, 2,5 metros de profundidade e ser dimensionado de forma a comportar 4 peixes para cada metro cúbico de água. Atualmente, o tanque comporta um total de 2 430 peixes. O piscicultor deseja aumentara capacidade do tanque para que ele comporte 4 320 peixes, mas sem alterar a sua profundidade. Considere 3 como aproximação para 𝜋. O aumento da medida do raio do tanque, em metros, deve ser de (A) 2,5 (B) 3 (C) √3 (D) 9 (E) 12 QUESTÃO 147 (ENEM adaptada) Um artista plástico esculpe uma escultura a partir de um bloco de madeira de lei, em etapas. Inicialmente, esculpe um cone reto com 48 cm de altura e diâmetro da base medindo 24 cm. Em seguida, remove desse cone um cone menor, cujo diâmetro da base mede 6 cm, obtendo, assim, um tronco de cone, conforme ilustrado na figura. (A) 2198,8 (B) 2296,0 (C) 3360,8 (D) 4665,6 (E) 5832,0 QUESTÃO 148 (ENEM adaptada) Uma empresa produz e vende um tipo de chocolate, maciço, em formato de cone circular reto com as medidas do diâmetro da base e da altura iguais a 10 cm e 15 cm, respectivamente, como apresenta a figura. Devido a um aumento de preço dos ingredientes utilizados na produção desse chocolate, a empresadecide produzir esse mesmo tipo de chocolate com um volume 36% menor, no mesmo formato de cone circular reto com altura de 15 cm. Para isso, a empresa produzirá esses novos chocolates com medida do raio da base, em centímetro, igual a: (Considere 𝜋 = 3,14) (A) 4,00 (B) 1,24 (C) 2,36 (D) 3,60 (E) 6,48 Em seguida, perfura esse tronco de cone, removendo um cilindro reto, de diâmetro 6 cm, cujo eixo de simetria é o mesmo do cone original. Dessa forma, ao final, a escultura tem a forma de um tronco de cone com uma perfuração cilíndrica de base a base. O tipo de madeira utilizada para produzir essa escultura tem massa igual a 0,6 g por centímetro cúbico de volume. Utilize 3 como aproximação para 𝜋. Qual é a massa, em grama, dessa escultura? 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 18
QUESTÃO 149
(ENEM adaptada) Uma pessoa comprou uma caneca para tomar sopa, conforme ilustração. Sabe-se que 1 cm3 = 1 mL e que o topo da caneca é uma circunferência de diâmetro (D) medindo 16 cm, e a base é um círculo de diâmetro (d) medindo 8 cm. Além disso, sabe-se que a altura (h) dessa caneca mede 12 cm (distância entre o centro das circunferências do topo e da base). Utilize 3 como aproximação para 𝜋. Qual é a capacidade volumétrica, em mililitro, dessa caneca? (A) 192 (B) 768 (C) 1344 (D) 1536 (E) 4032 QUESTÃO 150 (ENEM adaptada) Nas empresas em geral, são utilizados dois tipos de copos plásticos descartáveis, ambos com a forma de troncos de cones circulares retos: • Copos pequenos, para a ingestão de café: raios das bases iguais a 2,4 cm e 3,6 cm e altura igual a 4,0 cm; • Copos grandes, para a ingestão de água: raios das bases iguais a 3,6 cm e 5,4 cm e altura igual a 9,0 cm. Uma dessas empresas resolve substituir os dois modelos de copos descartáveis, fornecendo para cada um de seus funcionários canecas com a forma de um cilindro circular reto de raio da base igual a 6 cm e a altura de comprimento igual a y centímetros. Tais canecas serão usadas tanto para beber café como para beber água. Sabe-se que o volume de um tronco de cone circular reto, cujos raios das bases são respectivamente iguais a R e r e a altura é h, é dado pela expressão: Vtronco de cone = πh (R2 + r2 + Rr) 3 A altura h dessas canecas deve ser igual a (A) 5,13 (B) 23,13 (C) 36,48 (D) 184,68 (E) 175,68 QUESTÃO 151 (ENEM adaptada) Célia é uma confeiteira renomada na pequena cidade onde mora. Herdou de sua avó uma receita de brigadeiro que faz o maior sucesso. Os ingredientes da receita enchem sempre uma panela, de forma cilíndrica, com 60 cm de altura e 40 cm de diâmetro. Para inovar e atrair mais clientes, em vez de vender os brigadeiros na forma de "bolinhas", Célia tem feito brigadeiros em forma de cones. Para isso, utiliza forminhas cônicas de 13,5 cm de altura e raio da base de 2,0 cm. A cada receita produzida, a quantidade de cones de brigadeiro que Célia consegue obter é (A) 600 unidades (B) 800 unidades (C) 2 400 unidades (D) 3 000 unidades (E) 9 600 unidades QUESTÃO 152 (ENEM adaptada) Uma empresa responsável por produzir arranjos de parafina recebeu uma encomenda de arranjos em formato de cone reto. Porém, teve dificuldades em receber de seu fornecedor o molde a ser utilizado e negociou com a pessoa que fez a encomenda o uso de arranjos na forma de um prisma reto, com base quadrada de dimensões 8 cm x 8 cm. Considerando que o arranjo na forma de cone utilizava um volume de 832 mL, qual deverá ser a altura, em cm, desse prisma para que a empresa gaste a mesma quantidade de parafina utilizada no cone? (A) 8 (B) 13 (C) 20 (D) 60 (E) 100 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 19
QUESTÃO 153
(ENEM adaptada) Em regiões agrícolas, é comum a presença de silos para armazenamento e secagem da produção de grãos, no formato de um cilindro reto, sobreposto por um cone, e dimensões indicadas na figura. O silo fica cheio e o transporte dos grãos é feito em caminhões de carga cuja capacidade é de 30 m3. Uma região possui um silo cheio e apenas um caminhão para transportar os grãos para a usina de beneficiamento. (E) √1,2 𝜋 QUESTÃO 155 (ENEM adaptada) Uma loja de materiais de construção vende dois tipos de caixas-d’água: tipo A e tipo B. Ambas têm formato cilíndrico e possuem o mesmo volume, e a altura da caixa-d’água do tipo B é igual a 50% da altura da caixa-d’água do tipo A. Se R denota o raio da caixa-d’água do tipo A, então o raio da caixa-d'água do tipo B é (A) 𝑅 2 (B) 𝑅√2 (C) 2𝑅 (D) 4𝑅 (E) 5𝑅 QUESTÃO 156 (ENEM adaptada) Um povoado está passando por uma situação de seca prolongada e os responsáveis pela administração pública local decidem contratar uma empresa para a construção de um reservatório. A empresa escolhida dispõe de dois modelos em seu catálogo: Um em formato de cone circular reto e outro em formato de cilindro circular reto, ambos com a mesma altura e mesmo raio da base. Dessa forma, a administração pública local escolheu o reservatório com formato cilíndrico, pois o volume do reservatório com formato cônico é igual a (A) Três vezes o volume do cilindro; (B) Duas vezes o volume do cilindro; (C) Metade do volume do cilindro; (D) Terça parte do volume do cilindro; (E) Sexta parte do volume do cilindro; Utilize 3 como aproximação para 𝜋. O número mínimo de viagens que o caminhão precisará fazer para transportar todo o volume de grãos armazenados no silo é: (A) 16 (B) 18 (C) 21 (D) 47 (E) 55 QUESTÃO 154 (ENEM adaptada) Uma indústria planeja produzir caixa-d’água, em formato cilíndrico, com 1 m de altura, capaz de armazenar 0,4 m3 de água. A medida do raio da base dessa caixa-d’água, em metro, deve ser (A) 0,2 𝜋 (B) 0,4 𝜋 (C) √0,2 𝜋 (D) √0,4 𝜋 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 20
QUESTÃO 157
(ENEM - adaptada) Uma construtora pretende conectar um reservatório central (𝑅𝑐) em formato de um cilindro, com raio interno igual a 4 m e altura interna igual a 5 m, a quatro reservatórios cilíndricos auxiliares (𝑅1, 𝑅2, 𝑅3 e 𝑅4), os quais possuem raios internos e alturas internas medindo 3 m. As ligações entre o reservatório central e os auxiliares são feitas por canos cilíndricos com 0,20 m de diâmetro interno e 50 m de comprimento, conectados próximos às bases de cada reservatório. Na conexão de cada um desses canos com o reservatório central há registros que liberam ou interrompem o fluxo de água. No momento em que o reservatório central está cheio e os auxiliares estão vazios, abrem-se os quatro registros e, após algum tempo, as alturas das colunas de água nos reservatórios se igualam, assim que cessa o fluxo de água entre eles, pelo princípio dos vasos comunicantes. A medida, em metro, das alturas das colunas de água nos reservatórios auxiliares, após cessar o fluxo de água entre eles, é (A) 1,10 (B) 1,16 (C) 1,44 (D) 1,00 (E) 1,50 QUESTÃO 158 (UECE – adaptada) Um fabricante de latas de alumínio com a forma de cilindro circular reto vai alterar as dimensões das latas fabricadas de forma que o volume seja preservado. Se a medida do raio da base das novas latas é o dobro da medida do raio da base das antigas, então a medida da nova altura é: (A) A metade da medida da altura das latas antigas. (B) Um terço da medida da altura das latas antigas. (C) Um quarto da medida da altura das latas antigas. (D) Dois terços da medida da altura das latas antigas. (E) Três quartos da medida da altura das latas antigas. QUESTÃO 159 (ENEM adaptada) Uma fábrica comercializa chocolates em uma caixa de madeira, como na figura. A caixa de madeira tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo cujas dimensões externas, em centímetro, estão indicadas na figura. Sabe-se também que a espessura da madeira, em todas as suas faces, é de 1,0 cm. Qual é o volume de madeira utilizado, em centímetro cúbico, na construção de uma caixa de madeira como a descrita para embalar os chocolates? (A) 1256 (B) 1082 (C) 975 (D) 782 (E) 673 QUESTÃO 160 (ENEM) Durante suas férias, oito amigos, dos quais dois são canhotos, decidem realizar um torneio de vôlei de praia. Eles precisam formar quatro duplas para a realização do torneio. Nenhuma dupla pode ser formada por dois jogadores canhotos. De quantas maneiras diferentes podem ser formadas essas quatro duplas? (A) 69 (B) 70 (C) 90 (D) 104 (E) 105 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 21
QUESTÃO 161
(ENEM) Uma pessoa produzirá uma fantasia utilizando como materiais: 2 tipos de tecidos diferentes e 5 tipos distintos de pedras ornamentais. Essa pessoa tem à sua disposição 6 tecidos diferentes e 15 pedras ornamentais diferentes A quantidade de fantasias com materiais diferentes que podem ser produzidas é representada pela expressão (A) 6! ∙ 15! 4!2! 10!5! (B) 6! + 15! 4!2! 10!5! (C) 6! + 15! 2! 5! (D)6! .15! 2! 5! (E) 21! 7!14! QUESTÃO 162 (ENEM) Uma empresa de transporte faz regularmente um levantamento do número de viagens realizadas durante o dia por todos os 160 motoristas cadastrados em seu aplicativo. Em um certo dia, foi gerado um relatório, por meio de um gráfico de barras, no qual se relacionaram a quantidade de motoristas com a quantidade de viagens realizadas até aquele instante do dia. Comparando os valores da média, da mediana e da moda da distribuição das quantidades de viagens realizadas pelos motoristas cadastrados nessa empresa, obtém-se (A) mediana = média < moda. (B) mediana = moda < média. (C) mediana < média < moda. (D) moda < média < mediana. (E) moda < mediana < média. QUESTÃO 163 (ENEM) O Salão do Automóvel de São Paulo é um evento no qual vários fabricantes expõem seus modelos mais recentes de veículos, principalmente, suas inovações em tecnologia. mostrando, design e Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 fev. 2015 (adaptado). Uma montadora pretende participar desse evento com dois estandes, um na entrada e outro na região central do salão, expondo, em cada um deles, um carro compacto e uma caminhonete. Para compor os estandes, foram disponibilizados pela montadora quatro carros compactos, de modelos distintos, e seis caminhonetes de diferentes cores para serem escolhidos aqueles que serão expostos. A posiçãodos carros dentro de cada estande é irrelevante. Uma expressão que fornece a quantidade de maneiras diferentes compostos é 4 (A) 𝐴10 (B) 𝐶4 10 (C)𝐶2 ×𝐶2 x2x2 46 (D)𝐴2 ×𝐴2 x2x2 46 (E) 𝐶2 × 𝐶2 46 QUESTÃO 164 que os estandes podem ser (ENEM) Descargas atmosféricas, objetos estranhos e quedas de árvores, entre outros motivos, podem gerar interrupções na rede elétrica. Em certo município, um levantamento realizado pela companhia de fornecimento de energia relacionou, durante 30 dias, o número de interrupções na rede elétrica com o número de dias em que elas ocorreram. A moda e a média diária do número de interrupções são, respectivamente, iguais a (A) 3 e 2,0. (B) 3 e 2,4. (C) 3 e 6,0. (D) 10 e 2,0. (E) 10 e 2,4. 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 22
QUESTÃO 165
(ENEM) O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde. A tabela mostra o número de pessoas portadoras de diabetes mellitus tipo 2, a forma mais grave da doença, distribuídas pelas macrorregiões de saúde de Minas Gerais, em 2012. Com base nos dados da tabela e nas informações dadas, ficará(ão) reprovado(s) (A) apenas o aluno Y. (B) apenas o aluno Z. (C) apenas os alunos X e Y. (D) apenas os alunos X e Z. (E) os alunos X, Y e Z. QUESTÃO 167 (ENEM) O gráfico apresenta os totais de receitas e despesas de uma empresa, expressos em milhão de reais, no decorrer dos meses de um determinado ano. A empresa obtém lucro quando a diferença entre receita e despesa é positiva e tem prejuízo quando essa diferença é negativa. A mediana do número de portadores de diabetes mellitus tipo 2 das macrorregiões de saúde de Minas Gerais é (A) 110,00. (B) 119,00. (C) 128,00. (D) 182,50. (E) 208,23. QUESTÃO 166 Qual é a mediana, em milhão de reais, dos valores dos lucros apurados pela empresa nesse ano? (A) 1,5 (B) 2,0 (C) 2,9 (D) 3,0 (E) 5,5 QUESTÃO 168 (FAMERP) Em três avaliações de matemática, cada uma no valor de 0 a 10 pontos, Helena tirou na segunda avaliação o dobro do que havia tirado na primeira e, na terceira, tirou o triplo do que havia tirado na primeira. Se a média aritmética das três notas de Helena foi 5,2, então a mediana das suas três notas foi igual a (A) 5,2. (B) 5,1. (C) 5,0. (D) 4,9. (E) 4,8. (ENEM) Três alunos, X, Y e Z, estão matriculados em um curso de inglês. Para avaliar esses alunos, o professor optou por fazer cinco provas. Para que seja aprovado nesse curso, o aluno deverá ter a média aritmética das notas das cinco provas maior ou igual a 6. Na tabela, estão dispostas as notas que cada aluno tirou em cada prova. 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 23
QUESTÃO 169
(ENEM) Uma das informações que pode auxiliar no dimensionamento do número de pediatras que devem atender em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é o número que representa a mediana da quantidade de crianças por família existente na região sob sua responsabilidade. O quadro mostra a distribuição das frequências do número de crianças por família na região de responsabilidade de uma UBS. O número que representa a mediana da quantidade de crianças por família nessa região é (A) 1,0. (B) 1,5. (C) 1,9. (D) 2,1. (E) 2,5. QUESTÃO 170 (ENEM PPL) Até a Copa de 2010, apenas sete jogadores haviam conseguido o feito de marcar 8 ou mais gols em uma mesma edição da copa do mundo. O quadro apresenta os anos das edições da copa nas quais ocorreram esses feitos, quais foram os jogadores que os realizaram e os respectivos números de gols marcadores por cada um deles. Para facilitar a análise sobre a quantidade de gols marcados por esses artilheiros nas referidas copas, foi calculada a mediana da distribuição dos números de gols marcados por eles nas sete copas especificadas no quadro. (B) 9,7. (C) 10,0. (D) 10,2 (E) 13,0. QUESTÃO 171 (ENEM) Um prédio, com 9 andares e 8 apartamentos de 2 quartos por andar, está com todos os seus apartamentos à venda. Os apartamentos são identificados por números formados por dois algarismos, sendo que a dezena indica o andar onde se encontra o apartamento, e a unidade, um algarismo de 1 a 8, que diferencia os apartamentos de um mesmo andar. Quanto à incidência de sol nos quartos desses apartamentos, constatam-se as seguintes características, em função de seus números de identificação: • naqueles que finalizam em 1 ou 2, ambos os quartos recebem sol apenas na parte da manhã; • naqueles que finalizam em 3, 4, 5 ou 6, apenas um dos quartos recebe sol na parte da manhã; • naqueles que finalizam em 7 ou 8, ambos os quartos recebem sol apenas na parte da tarde. Uma pessoa pretende comprar 2 desses apartamentos em um mesmo andar, mas quer que, em ambos, pelo menos um dos quartos receba sol na parte da manhã. De quantas maneiras diferentes essa pessoa poderá escolher 2 desses apartamentos para compra nas condiçõesdesejadas? (A)9× 6! (6−2)! (B) 9 × 6! (6−2)!×2! (C) 9 × 4! (4−2)!×2! (D) 9 × 2! (2−2)!×2! (E) 9 × ( 8! (8−2)!×2! − 1) A mediana dessa distribuição é igual a (A) 9,0. 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 24
QUESTÃO 172
(ENEM-PPL adaptada) A prefeitura de uma cidade está renovando os canteiros de flores de suas praças. Entre as possíveis variedades que poderiam ser plantadas, foram escolhidas cinco: amor-perfeito, cravina, petúnia, margarida e lírio. Em cada um dos canteiros, todos com composições diferentes, serão utilizadas somente três variedades distintas, não importando como elas serão dispostas. Um funcionário deve determinar os trios de variedades de flores que irão compor cada canteiro. De acordo com o disposto, a quantidade de trios possíveis é dada por (A) 5 (B) 5 × 3 (C) 5! (5−3)! (D) 5! (5−3)!2! (E) 5! (5−3)!3! QUESTÃO 173 (ENEM) O quadro apresenta o número de terremotos de magnitude maior ou igual a 7, na escala Richter, ocorridos em nosso planeta nos anos de 2000 a 2011. Um pesquisador acredita que a mediana representa bem o número anual típico de terremotos em um período. Segundo esse pesquisador, o número anual típico de terremotos de magnitude maior ou igual a 7 é (A) 11. (B) 15. (C) 15,5. (D) 15,7. (E) 17,5 (A) I (B) II (C) III (D) IV (E) V QUESTÃO 174 (ENEM) pessoa realizou uma pesquisa com alguns alunos de uma escola, coletando suas idades, e organizou esses dados no gráfico Qual a média das idades, em ano, desses alunos? (A) 9 (B) 12 (C) 18 (D) 19 (E) 27 QUESTÃO 175 (ENEM PPL) Uma empresa tem cinco setores, cada um com quatro funcionários, sendo que cada funcionário de um setor tem um cargo diferente. O quadro apresenta os salários, em real, dos funcionários de cada um desses setores, por cargo. A empresa pretende incentivar a qualificação profissional, oferecendo cursos gratuitos para os funcionários de todos os cinco setores. Entretanto, o primeiro curso será oferecido aos funcionários do setor que apresenta a menor média salarial por cargo. O primeiro curso será oferecido aos funcionários do setor 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 25
QUESTÃO 176
(ENEM) O gráfico apresenta a taxa de desemprego (em %) para o período de março de 2008 a abril de 2009, obtida com base nos dados observados nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. QUESTÃO 178 (ENEM) O técnico de um time de basquete pretende aumentar a estatura média de sua equipe de 1,93 m para, no mínimo, 1,99 m. Para tanto, dentre os 15 jogadores que fazem parte de sua equipe, irá substituir os quatro mais baixos, de estaturas: 1,78 m, 1,82 m, 1,84 m e 1,86 m. Para isso, o técnico contratou um novo jogador de 2,02 m. Os outros três jogadores que ele ainda precisa contratar devem satisfazer à sua necessidade de aumentar a média das estaturas da equipe. Ele fi xará a média das estaturas para os três jogadores que ainda precisa contratar dentro do critério inicialmente estabelecido. Qual deverá ser a média mínima das estaturas, em metro, que ele deverá fixar para o grupo de três novos jogadores que ainda irá contratar? (A) 1,96 (B) 1,98 (C) 2,05 (D) 2,06 (E) 2,08 QUESTÃO 179 (ENEM) Em uma fábrica de refrigerantes, é necessário que se faça periodicamente o controle no processo de engarrafamento para evitar que sejam envasadas garrafas fora da especificação do volume escrito no rótulo. Diariamente, durante 60 dias, foram anotadas as quantidades de garrafas fora dessas especificações. O resultado está apresentado no quadro. A média diária de garrafas fora das especificações no período considerado é (A) 0,1. (B) 0,2. (C) 1,5. (D) 2,0. (E) 3,0. A mediana dessa taxa de desemprego, no período de março de 2008 a abril de 2009, foi de (A) 8,1% (B) 8,0% (C) 7,9% (D) 7,7% (E) 7,6% QUESTÃO 177 (ENEM) Uma montadora de automóveis divulgou que oferta a seus clientes mais de 1 000 configurações diferentes de carro, variando o modelo, a motorização, os opcionais e a cor do veículo. Atualmente, ela oferece 7 modelos de carros com 2 tipos de motores: 1.0 e 1.6. Já em relação aos opcionais, existem 3 escolhas possíveis: central multimídia, rodas de liga leve e bancos de couro, podendo o cliente optar por incluir um, dois, três ou nenhum dos opcionais disponíveis. Para ser fiel à divulgação feita, a quantidade mínima de cores que a montadora deverá disponibilizar a seus clientes é (A) 8. (B) 9. (C) 11. (D) 18. (E) 24. 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 26
QUESTÃO 180
(ENEM adaptada) Uma carga de 100 contêineres, idênticos ao modelo apresentado na Figura 1, deverá ser descarregada no porto de uma cidade. Para isso, uma área retangular de 10 m por 32 m foi cedida para o empilhamento desses contêineres (Figura 2). Figura 1 Figura 2 De acordo com as normas desse porto, os contêineres deverão ser empilhados de forma a não sobrarem espaços nem ultrapassarem a área delimitada Após o empilhamento total da carga e atendendo à norma do porto, a altura mínima a ser atingida por essa pilha de contêineres é (A) 32,5 m. (B) 40,0 m (C) 42,5 m (D) 50,0 m (E) 52,5 m 1a Série Matemática e Suas Tecnologias 27