Resposta
- Na estrofe que abre a obra Marília de Dirceu, o pastor se apresenta para sua amada dizendo "aquilo que ele não é", e não"o que ele é".
a) Retire do poema as expressōes que designam o que Dirceu não é.
b) Qual perfil de Dirceu é construído a partir das negativas?
c) Explique como a afirmação do que o pastor não é reforça a imagem que ele quer passar para sua Marília.
d) As virtudes que o eu lírico acrescenta em sua descrição, na segunda estrofe, têm natureza diferente daquelas presentes na primeira estrofe. Explique por quê.
- Na terceira estrofe, Dirceu associa elementos sentimentais aos aspectos materiais mencionados na primeira estrofe. Qual é o efeito expressivo da conjunção adversativa "mas", no começo dela? Como "mas" articula as ideias dessas estrofes?
- Nas estrofes que você leu, ocorre um refrão.
a) Transcreva-o.
b) Que efeito de sentido tem esse refrão no texto?
Gonzaga cultivou, desde o inicio de sua carreira literária, o "estilo árcade" da simplicidade. Em sua poesia lírica, os versos de tom coloquial entram no lugar das metáforas complexas, do excesso de referências mitológicas e das comparações, características tipicas do Barroco, movimento do qual ele se afasta. provavelmente entre 1788 e 1789, é uma critica aos desmandos eàsimoralidades administra- tivas de Luis da Cunha Meneses, gove Corlas, o autor faz uma caricatura Sabendo do risco que corria - autor das Corrosco que corria pogoreria das Minas