Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Estudos gerais

Question image: Revisa Goiás
2. A crônica jornalística é um tipo de crônica que mistura tipologias textuais narrativa e argumentativa, apresentando notícias ou fatos baseados no cotidiano. A crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos - em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles - e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado.
a) Que fato do cotidiano a crônica explora?
b) Qual é o tema desta crônica?
3. Roberto Mancunzo escreveu essa crônica para um jornal de circulação nacional. Tendo isso em vista, responda:
a) Por que a crônica se chama "A caverna das redes sociais"?
b) A comparação das redes sociais a uma caverna retoma qual mito da Filosofia?
4. A crônica jornalística é também um texto curto e que traz elementos do cotidiano para a sua composição. O que a diferencia da crônica narrativa é a predominância da argumentação e utiliza também elementos narrativos ( narrador, enredo, tempo entre outros) para construir/ embasar os argumentos apresentados. Quais elementos narrativos estão presentes nessa crônica? Retire do texto esses elementos narrativos identificando-os.
5. Com relação ao gênero do texto, é correto afirmar que a crônica
(A) tem como função informar o leitor sobre os problemas cotidianos.
(B) parte do assunto cotidiano e acaba por criar reflexões mais amplas.
(C) apresenta uma linguagem distante da coloquial, afastando o público leitor.
(D) tem um modelo fixo, com um diálogo inicial seguido de argumentação objetiva.
(E) consiste na apresentação de situações pouco realistas, em linguagem metafórica.
6. A crônica jornalística pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural. Ela traz à tona o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco. Essa crônica é contada por um narrador. Este narrador conta o que acontece como se falasse com quem? Comprove sua resposta com palavras, expressões ou trechos do texto.
a) ( ) com as personagens.
c) ( ) com outro narrador.
b) ( ) consigo mesmo.
d) ( ) com o leitor da crônica.
7. A intertextualidade está associada ao diálogo entre textos. Assim, muitas vezes, um texto retoma outro(s). Essa relação pode estar explicitada com a indicação da fonte. Do contrário, o autor do texto conta apenas com o conhecimento de mundo do receptor. A interdiscursividade é a relação ou diálogo entre discursos, de forma que o texto é apenas um instrumento de manifestação do discurso. Releia o texto e retire o que se pede.

Revisa Goiás 2. A crônica jornalística é um tipo de crônica que mistura tipologias textuais narrativa e argumentativa, apresentando notícias ou fatos baseados no cotidiano. A crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos - em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles - e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado. a) Que fato do cotidiano a crônica explora? b) Qual é o tema desta crônica? 3. Roberto Mancunzo escreveu essa crônica para um jornal de circulação nacional. Tendo isso em vista, responda: a) Por que a crônica se chama "A caverna das redes sociais"? b) A comparação das redes sociais a uma caverna retoma qual mito da Filosofia? 4. A crônica jornalística é também um texto curto e que traz elementos do cotidiano para a sua composição. O que a diferencia da crônica narrativa é a predominância da argumentação e utiliza também elementos narrativos ( narrador, enredo, tempo entre outros) para construir/ embasar os argumentos apresentados. Quais elementos narrativos estão presentes nessa crônica? Retire do texto esses elementos narrativos identificando-os. 5. Com relação ao gênero do texto, é correto afirmar que a crônica (A) tem como função informar o leitor sobre os problemas cotidianos. (B) parte do assunto cotidiano e acaba por criar reflexões mais amplas. (C) apresenta uma linguagem distante da coloquial, afastando o público leitor. (D) tem um modelo fixo, com um diálogo inicial seguido de argumentação objetiva. (E) consiste na apresentação de situações pouco realistas, em linguagem metafórica. 6. A crônica jornalística pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural. Ela traz à tona o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco. Essa crônica é contada por um narrador. Este narrador conta o que acontece como se falasse com quem? Comprove sua resposta com palavras, expressões ou trechos do texto. a) ( ) com as personagens. c) ( ) com outro narrador. b) ( ) consigo mesmo. d) ( ) com o leitor da crônica. 7. A intertextualidade está associada ao diálogo entre textos. Assim, muitas vezes, um texto retoma outro(s). Essa relação pode estar explicitada com a indicação da fonte. Do contrário, o autor do texto conta apenas com o conhecimento de mundo do receptor. A interdiscursividade é a relação ou diálogo entre discursos, de forma que o texto é apenas um instrumento de manifestação do discurso. Releia o texto e retire o que se pede.

P

PuJin

Feita pelo app
23/06/24