s informações sobre o conceito osmótico são muito importantes em nosso cotidiano. Por exemplo, o soro fisiológico deve ter a mesma pressão osmótica que o sangue, caso contrário, sérios danos poderiam ser causados ao organismo. Se o soro fosse hipertônico em relação ao sangue, os glóbulos vermelhos murchariam, pois perdem água, que seria “sugada” para o lado de fora. Por outro lado, se o soro fosse hipotônico em relação ao sangue, a água passaria a entrar dentro dos glóbulos vermelhos e eles inchariam, podendo até estourar, o que é conhecido como hemólise. Na natureza, esses conceitos também são vistos. Você já se perguntou como a água consegue vencer a barreira da gravidade e chegar até o topo de árvores muito altas? Isso é possível porque a pressão osmótica nas raízes das plantas pode atingir valores bem altos, o que permite que a água se mova através de todas as regiões da planta.
Fonte: adaptado de: FOGAÇA, J. R. V. Pressão osmótica. Manual da Química, 2023. Disponível em: https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/pressao-osmotica.htm. Acesso em: 7 ago. 2023.Com base nos conceitos da osmometria, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) Em uma solução isotônica, não há movimento de água, pois a pressão é a mesma em ambos os lados.
( ) Em uma solução hipertônica, a concentração de solutos (partículas dissolvidas) é menor em comparação com outra solução.
( ) Em uma solução hipotônica, a concentração de solutos (partículas dissolvidas) é maior em comparação com outra solução.
( ) Em soluções contendo substâncias dissolvidas, como a glicose, a osmolaridade é maior do que em uma solução de água pura.
Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência: