Sab-se que as instabilidades dos medicamentos podem provocar uma diminuição do teor da substância ativa, a qual pode ser causada por variações nas condições de estocagem, ou pela interação da substância ativa com outros componentes da fórmula farmacêutica, e também provocar instabilidade física da forma farmacêutica, cuja importância reside na escolha de adjuvantes farmacotécnicos capazes de minimizar os problemas de estabilidade do medicamento. Assim, sobre estabilidade de medicamentos, analise as questões abaixo e marque V para verdadeiras e F para falsas.
I. Geralmente estas alterações podem ser detectadas por uma mudança na aparência física, na cor, no odor, no gosto ou na textura, enquanto em outros casos, podem ocorrer alterações químicas que não são evidentes e que podem ser verificadas por análise química.
II. Os dados científicos que forem parte do estudo da estabilidade de uma formulação levam à previsão do prazo de validade esperado para o produto, e quando necessário, a reformulação de sua forma farmacêutica.
III. Os estudos de estabilidade devem levar à alteração de estabilidade, tanto dos fármacos contidos na formulação, como também da forma farmacêutica do produto em si, incluindo todos os adjuvantes farmacotécnicos nela.
IV. A análise da estabilidade de produtos farmacêuticos é realizada em estados de estabilidade física, química, físico-química, microbiológica e terapêutica. A estabilidade física é de fundamental importância para o medicamento e o paciente. As alterações podem ocorrer devido ao mecanismo de descomposição.
V. Existem várias reações que podem resultar na degradação de princípios ativos e excipientes. Qualquer alteração na estrutura do princípio ativo pode reduzir a atividade farmacêutica e levar a efeitos indesejados, reduzindo a formação de produtos tóxicos.
A
F. V. F. V. F.