"Se considerarmos que ler e produzir textos significa produzir sentido e que isso só é possível no confronto com o outro, com o diferente, com as múltiplas vozes que nos constituem e que nos transformam em estranhos para nós mesmos; que ler e produzir textos significa também nos inserir numa dada formação discursiva, conhecendo a regra de seu jogo então, compreenderemos por que a escola não está formando leitores nem produtores de texto, mas apenas artífices da reprodução e da passividade, silenciando a uns e a outros, naturalizando as construções que servem apenas a interesses escusos" (Coracini, 2002, p. 264).
Fonte: CORACINI, M. J. R. F. et al. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, M. J.R. (Org.). O jogo Discursivo na Aula de Leitura. Língua Materna e Língua Estrangeira. São Paulo: Pontes, 2002.
Após ler o excerto e compreender a importância de formar leitores críticos e bons produtores de texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de comunicação humana é dinâmico, interativo e com múltiplas possibilidades de sentido, uma vez que ler e escrever são funções básicas da interação social.
PORQUE
II- A construção social do indivíduo se faz na interação com o outro e na produção de sentido por meio da leitura e escrita do mundo, evidenciando a importância de uma formação discursiva ampla e competente.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto: