Se você já participou de algum processo seletivo para uma vaga no mercado de trabalho, ou ao menos deu uma olhada nas descrições de ofertas de emprego, deve ter se deparado com expressões como: comunicação interpessoal, competências (hard skills) e habilidades (soft skills).
Tais termos são cada vez mais comuns nos departamentos de RH. Seja em grandes corporações ou empresas locais, os executivos estão interessados em profissionais competentes, obviamente, mas que também sejam capazes de se expressar claramente e relacionar-se bem em equipe; além de demonstrarem habilidades subjetivas, como criatividade, empatia e motivação. Foi-se o tempo em que ter um grau superior era garantia de contratação na certa.
A respeito do mercado de trabalho do século XXI, julgue as seguintes asserções em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) Desde a aceleração tecnológica do século XX, o mercado de trabalho está se transformando - e, com a evolução das inteligências artificiais, a tendência é que estas possam desempenhar cada vez mais competências técnicas.
( ) Segundo os especialistas em RH do século XXI, a comunicação interpessoal é uma das principais (senão a principal) softskill esperada em um profissional, independentemente de seu campo de atuação.
( ) O cenário para os profissionais que ainda não se adequaram às novas demandas do