Segundo Borrendo (2013) materiais semicondutores são uma classe especial de elementos cuja condutividade está entre a de um bom condutor e a de um isolante e silício é o material semicondutor mais utilizado na fabricação de dispositivos como diodos e transistores, além de circuitos integrados.
Sobre os materiais semicondutores é correto afirmar:
Os semicondutores não permitem um fluxo de corrente como os condutores, mas sob certas condições, os semicondutores podem ser condutores tão ruins que se assemelham a isolantes.
Em condições ideais, os átomos de silício realizam uma ligação covalente, compartilhando entre si os elétrons de valência, resultando que o diamante de cristal de silício é igual devido a essa estabilidade atômica, se comporta como um material condutor.
Um semicondutor puro funciona como um isolante e apenas se torna semicondutor quando átomos de outra substância são introduzidos em sua estrutura cristalina (com a formação de cristais dopados).
O processo de dopagem não é um método muito recomendado atualmente para tornar um cristal isolante em semicondutor.
Átomos pentavalentes são adicionados como impurezas no processo de dopagem para formar materiais semicondutores do tipo n.