Segundo Cabecinhas (2004), da formação das representações sociais intervêm dois processos: a objetivação e a ancoragem. Estes processos estão intrinsecamente ligados um ao outro e são modelados por fatores sociais.
Fonte: Cabecinhas, Rosa. Representações sociais, relações intergrupais e cognição social. Paideia (Ribeirão Preto) [online]. 2004, v.14, n. 2, pp. 125-137.
Sobre o processo de ancoragem, marque a alternativa correta.
A) A ancoragem tem como função definir e separar fenômenos familiares em categorias e imagens, buscando uma interpretação.
B) Ao atribuir nomes e categorias à realidade, colocando-as em um contexto comum e familiar, estamos realizando uma ancoragem.
C) Os fenômenos não familiares não são passíveis de serem inseridos em um contexto familiar sem antes serem interpretados.
D) O processo de interpretação está relacionado à ancoragem; porém, a atribuição de nomes a fenômenos não está relacionada com a ancoragem.
E) A ancoragem tem como função inserir um fenômeno não familiar em um conjunto de fenômenos similares, de forma que essa informação possa ser armazenada.