Segundo dados de 2008 da Organização Mundial de Saúde, as anemias carenciais constituem um problema mundial de saúde pública. São frequentes em países em desenvolvimento, onde a alimentação é inadequada e caracterizada pela falta de nutrientes e vitaminas essenciais. Por meio da análise do esfregaço de sangue corado, é possível obter informações acerca da morfologia, do tamanho e da coloração dos eritrocitos, sendo o comprometimento dos mesmos indicado como consequência da falta desses nutrientes. Dessa forma, a anemia carencial mais prevalente atualmente é causada pela deficiência de
A-Vitamina B-12, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguineo, pela presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
B-Glicose-6-fosfato-desidrogenase, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço B. sanguineo corado pela presença de hemácias normocíticas, hipocrômicas, além do corpúsculo de Heinz.
C-Folatos, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias macrociticas e normocrômicas no esfregaço de sangue.
D-Vitamina C. que compromete a absorção de diversos nutrientes, resultando na presença de hemácias macrociticas e hipocrômicas.
E-Ferro, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias microciticas e hipocrómicas no estregaço de sangue